Resenha Premiada: Tristão e Isolda - Adaptação de Helena Gomes

05/04/2012


Sinopse (Skoob):

Esta é uma das mais belas histórias de amor e aventura de todos os tempos. Suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. A história desse amor intenso e proibido entrou definitivamente para a literatura quando, no século XII, foi escrita em forma de poesia. Diversos autores a trataram: Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo, Bédier, entre outros. Helena Gomes nos apresenta aqui sua versão criteriosa, contemporânea e instigante, feita a partir dos textos originais.

Sinopse por Wikipédia:

Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda (ou Iseu). De origem medieval, a lenda foi contada e recontada em muitas diferentes versões ao longo dos séculos.
O mito de Tristão e Isolda tem provável origem em lendas que circulavam entre os povos celtas do noroeste Europeu, ganhando uma forma mais ou menos definitiva a partir de obras literárias escritas por autores normandos no século XII. No século seguinte a história foi incorporada ao Ciclo Arturiano, com Tristão transformando-se em um cavaleiro da távola redonda da corte do Rei Artur. A história de Tristão e Isolda provavelmente influenciou outra grande história de amor trágico medieval, a que envolve Lancelote e a Rainha Genebra. A partir do século XIX até os dias de hoje o mito voltou a ganhar importância na arte ocidental, influenciando desde a literatura até a ópera, o teatro e o cinema.

Minha Opinião sobre o Livro:

Apesar de ser uma história já muito contada por vários autores e ter inclusive filme, acho que até mais de um, eu admito que não conhecia este romance, quer dizer, eu conhecia de ouvir falar como todo mundo, mas nem sabia do que se tratava a história até receber da querida Helena Gomes a sua adaptação para leitura e resenha. Fico muito grata a ela que me proporcionou a oportunidade de finalmente conhecer todo o drama de Tristão e Isolda.
Sim, é um drama. Tristão é o filho do grande Rivalen e Brancaflor, rei e rainha de Lyonesse, mas criado por Rohalt fiel escudeiro de seu pai com o propósito de defendê-lo de Morgan, o duque que traíra Rivalen para roubar-lhe o trono. Tristão é um príncipe que foi criado como plebeu mas com as características de um grande e valente rei.
Com o tempo o garoto cresce e vai se aventurar por diversos reinos, entre eles o reino da Cornualha onde conhece seu Tio Mark e é lá que o menino sente-se em casa e bem acolhido, até que Isolda entra na história como a futura esposa de seu tio, nota-se que foi o sobrinho mesmo que arrumou este casamento para Mark, porém, o amor entre os Tristão e Isolda é imediato e sem poder desfazer o trato com o pai de Isolda, um grande e temido rei na Irlanda, a menina acaba por se casar com Mark que assim como o sobrinho também se apaixona por ela....daqui por diante o livro é uma aventura só, onde não se fala só de amor, mas também de lutas e intrigas.
Todo o projeto gráfico do livro é muito bem feito. Desde as ilustrações feitas por Renato Alarcão, o papel utilizado que parece papel de revista, a forma como a história foi contada, e até mesmo as explicações na apresentação, deixam claro todo o cuidado que envolveu a obra.
Portanto, gostei muito da experiência de conhecer Tristão e Isolda através da ótima autora brasileira Helena Gomes. Recomendo!


A Autora:


É jornalista, professora universitária e autora de vários livros, como Sangue de Lobo (DCL, 2010), Assassinato na Biblioteca (Rocco, 2008), Lobo Alpha (Rocco, 2006), Kimaera - Dois Mundos (Jambô, 2009), a adaptação Tristão e Isolda (Berlendis e Vertecchia, 2010), o infantil Nanquim - Memórias de um cachorro da Pet Terapia (Paulinas, 2008) e a saga A Caverna de Cristais (Idea). Publico também contos em revistas especializadas e antologias, como Ficção de Polpa 3 (Não Editora, 2009), O Livro Negro dos Vampiros (Andross, 2007), Dias Contados (Andross, 2009), Marcas na Parede (Andross, 2009) e Meu Amor é um Vampiro (Draco, 2010). 

OBS: E para quem comentar nesta resenha não tem nada??? Tem sim!!!!
Vou sortear entre os comentaristas um cartão de Conexão Magia e os primeiros capítulos de Lobo Alpha e Sangue de Lobo (imagem a baixo), então deixem sua opinião para eu saber o que acharam e ainda concorram a estes pequenos mimos. Obrigada.



Resultado da Resenha Premiada:


Parabéns Vanessa !  


21 comentários:

  1. Oi Van!
    Ai, gostei muito deste livro, parece ser muito bom!
    De cara me chamou atenção as ilustrações, fiquei curiosa para ver o livro por dentro!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Van!
    Eu já li Tristão e Isolda há muito tempo, quando estava na escola. Não lembro direito da história, mas lembro que eu gostei.
    Fiquei interessada em conhecer essa nova versão, acho que é um jeito legal de incentiver os jovens a ler os clássicos.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Há um tempo atrás fiquei conhecendo a história atraves de filme (foi uma resenha, pois não cheguei a ver), fui procurar conhecer um pouco a história desse amor, tão cheio de drama, afinal a curiosidade era muita e claro que ao ler a resenha, fiquei ainda mais intrigada para saber um pouco mais e pelo visto a autora escreveu um livro envolvente!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. nossa, já tinha ouvido esta história mais não sabia que tinha livro ;o
    gostei muito da resenha, parece ser um livro muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Adoro o filme! Choro toda vez que assisto. Gostei bastante da resenha. Tenho curiosidade com o livro original, mas esse parece ser legal. Legal uma autora brasileira ter resolvido contar a história de seu modo.

    Beijos!

    stormofbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro e o pequeno principe, foram os melhores que já li, apesar do final ser triste é muiito linda a história, não sei se é porq sou muito sensivel, mas chorei como uma criança nos ultimos capitulos, e a cada batalha que Tristão infrentava vibrava e torcia por ele!

    http://dannymirandas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Particularmente não sou muito fã da estória de amor de Tristão e Isolda, pra mim já basta Romeu e Julieta, mais gostei da sua resenha.
    *bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Van!

    Eu conheço meio por cima a história de Tristão e Isolda, mas nunca peguei um livro sobre a história deles.

    Adorei a dica!

    Bjs!
    Carla
    http://www.historias-semfim.com

    ResponderExcluir
  9. A história é mesmo linda, mas eu só a conhecia por causa do filme, esse aí do trailer que vc postou. Muito legal a adaptação da Helena!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  10. Estou super curiosa para ler essa adaptação da Helena! O livro parece ser muito bacana e a trama toda envolvente, né?


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  11. Não me lembro direito, mas acho que já tinha ouvido falar do livro.
    Não me chamou muito a atenção, porque não é do tipo de livro que estou acostumada a ler, mas com certeza, daria uma chance a ele!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu conheço essa história por meio das diversas história do Rei Arthur que leio, então já ouvi e li ela sendo citada em algum livro, filme ou série que tenha a ver com Rei Arthur.
    Deve ser um livro lindo de ser lido, fiquei super curiosa aqui. Acho que deve valer super a pena, já que adoro essas histórias lendárias de amor. *-*

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro
    Mas pelo que falou, parece ser bom ainda mais por se tratar de uma lenda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Van =)
    Ainda não tinha visto o livro, mais agora eu vi... O livro não me interessou muito, não curti. É tão chato fazer comentários negativos sobre os livros resenhados nos blogs, mais não senti aquele encanto quando você quer aquele livro.
    Parabéns pela resenha ^^

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Vaan
    ainda não li esse livro, mas achei super legal, parece um livro lindo, adorei!!!

    Beijooos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Vanessa,

    Não conheci muito esse livro, mas agora com a sua resenha fiquei bastante curioso, parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi passando para conhecer o seu blog e achei tudo muito lindo, interessante, nem preciso dizer que estou seguindo você já rrs.
    Quem sabe podemos ser parceiras depois me fale sobre isso.
    Faço parte da blogueiras unidas nº1680
    Venha me visitar segue meu blog tbm !!!
    E participe do sorteio que está rolando lá
    Bjus conto com a sua colaboração no meu sorteio ficarei muito feliz!!!!!
    http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com
    ***************************************************************
    Link do sorteio.
    http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com/search?updated-max=2012-02-15T04:16:00-02:00&max-results=7
    *************************************************************************************************
    Se você está sorteando algo no seu blog e quer divulgar no meu blog é só ler a seguinte regra no final desse post, todo domingo eu divulgo sorteios.
    Link da regra: http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com/2012/03/divulgando-sorteios-e-promocoes.html
    ********************************************************************
    Dica:Essa campanha ajuda você a ter mais comentários em seu blog.
    Aproveite e se vc ainda não aderiu essa campanha dá uma olhada nela é a campanha eu odeio verificação de palavras bjus!! Desculpe –me se vc já aderiu.
    http://danilarrifotografia.blogspot.com/2012/02/bom-amigas-estou-aqui-novamente-para.html#comment-form

    ResponderExcluir
  18. haha eu já assisti o filme e é lindo amei bjus

    http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. o/ Obrigada Van!! Feliz aqui que fui sorteada!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Virei fã desta autora justamente quando li Conexão Magia. Já li outros 2 livros dela e também gostei de ambos, mas pena que este ainda não tive oportunidade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  21. a história parece ser linda, mas a capa não me chamou muita atenção não... =/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISUALIZAÇÕES