Resenha: A Agenda - João Varella - Editora Novo Conceito



Sinopse:

Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo...

Minha Opinião:

Aqui temos a história de Sandra Macedo, uma executiva bem sucedida, mas em decadência por conta de suas relações amorosas conflituosas. Nossa protagonista é a gerente de marketing de uma escola educacional chamada GT que é bastante conceituada na área da educação.
Sandra é mãe de uma jovem que está morando no exterior para um intercâmbio, mas que faz tudo menos estudar, se envolve nos mais variados escândalos e não tem a menor consideração pela mãe que se preocupa tanto com ela. Na empresa, Sandra acredita ter uma ótima relação com os funcionários, mas na verdade praticamente todos a ridicularizam pelas costas, acontece que ela faz por merecer pois, chega a comentar com algumas funcionárias sobre seus casos amorosos, como por exemplo o surfista que se acha gostosão e que dá um pé na bunda de Sandra quando se cansa dela. Depois deste surfista, ela se envolve com um estagiário da GT muito mais novo do que ela e bastante ambicioso, este caso em específico ajuda muito no processo de decadência da respeitável empresária.
O título do livro se deve ao fato de que Sandra tem toda a sua vida sob controle através da sua agenda pessoal, e não estou falando de dispositivo eletrônico não, é agenda de papel mesmo, destas que usávamos há alguns anos atrás nas escolas e no trabalho (eu ainda uso). Acontece que Sandra perde a tal agenda e se vê totalmente 'perdida' já que ali ela anotava até mesmo as coisas mais corriqueiras e que dificilmente ela iria esquecer, pontuava todos os detalhes do seu dia a dia.
Outro personagem bem importante do livro é Carrano, um poeta suburbano que luta sem sucesso para ter seu talento reconhecido. Ele precisa vender seu trabalho nas ruas em folhas impressas e desorganizadas para poder sustentar o sobrinho que fica em casa estudando e jogando vídeo - game, é quase como mendigar, mas ele não se importa mais com isto. Este sobrinho é sua única família. Carrano é um homem sonhador que vai levando a vida na esperança de que sua sorte mude e que seu futuro com escritor famoso se concretize.
De alguma forma que só o destino pode saber e intervir, as vidas de Sandra e Carrano estão interligadas e uma grande mudança está para ocorrer na vida dos dois, e isto se deve à tal agenda perdida e encontrada, onde alguns poemas rabiscados ocasionarão num encontro decisivo e definitivo.
Uma das lições que podemos tirar desta leitura é a de que nada é para sempre nesta vida, nem mesmo posição social e status, hoje quem está por cima, amanhã pode estar por baixo e aqueles que eram seus grandes amigos provavelmente lhe virarão a cara na pior fase da sua vida. Más e impensadas decisões podem ter desfechos trágicos e irreversíveis, assim como aconteceu com Sandra que não soube conduzir sua vida sem separar trabalho da vida pessoal e viu seu castelo de areia ruir a 'toque de caixa'. Fica a dica!








8 comentários :

  1. ah, eu também ainda uso dessas agendas hahaha
    parece ser um livro muito bom mesmo... fiquei curiosa para saber o que Carrano irá encontrar na agenda de Sandra... pq se ela conta para todo mundo o que faz, imagina o que escreve, né? hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Vanessa,

    Não solicitei esse livro porque não me despertou interesse, não gostei da capa também, mas sua resenha até animou...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OI Van*
    Sua resenha ficou muito boa, apesar do tema ser bem interessante eu não senti vontade de ler. Achei essa capa muito estranha, talvez se ela fosse mais atrativa eu ate me empolgaria mais...

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Oi..
    Gostei da sinopse e da resenha. É bem minha cara, gosto de livros com histórias assim.
    Parece ser ótimo.
    Não se julga um livro pela capa não é.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, eu uso agenda desde os meus 13 anos rs, adoro!

    Beijos
    Mulher Antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  6. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da proposta do livro
    Ótima dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A principio encrenquei um pouco com a capa, mas
    no decorrer da leitura da sua resenha acabei ficando com vontade de dar uma chance a esse livro... Primeira vez que leio uma resenha a respeito dele. Vou ver se consigo achá-lo para ler.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...