Resenha: Mel e Fel - Retalhos de Vida - Sálvia Haddad



Sinopse:

Nessa obra a autora fala com propriedade e maestria sobre o doce e o amargo da vida, coisa de quem já chorou e riu muito. E lançando um olhar atento à tudo, fez a árdua, porém bela opção pelo aprendizado. O sofrimento em si não é garantia de maturidade, porque viver as dores que a vida nos traz não é opcional. Mas escolher como vivê-las e o que fazer com cada uma delas é que faz toda a diferença. É gratificante ver o poder da superação, assistir ao vôo de uma fênix ressurgindo das cinzas, triunfante. Tudo isso nos enche de esperança. E ela, a esperança, foi o alimento que trouxe a autora até aqui, provando que o que nos mantém vivos é a capacidade de sonhar, de sempre buscar por algo ainda que nada nos pareça favorável. 

Minha Opinião:

Gosto muito de livros de crônicas, costumo ler Martha Medeiros e adoro a forma como ela escreve. Eis então que tenho o prazer de conhecer uma nova autora que assim como a minha diva, também possui o talento de pôr o sentimento no papel. Este é o primeiro livro da Sálvia, uma jovem mãe amazonense que mesmo sendo tão nova já tem muito experiência de vida e conseqüentemente muito o que nos dizer.
Sálvia tem 3 filhos e quando estava grávida de sua caçula, a família descobriu que o marido estava doente e que pouco poderia se fazer para salvá-lo. Logo após o nascimento da pequena, ela fica viúva e com 3 crianças para criar sozinha.
Isto que acabei de contar não é considerado spoiler, pois a própria autora nos conta na contracapa do livro. Este acontecimento e todos que vieram depois dele é que motivaram o nascimento deste livro tão rico em sentimentos e emoções que fazem o leitor parar e pensar na própria vida e avaliar suas ações ou a falta delas e perceberem o que têm feito de bom tanto para si mesmo quanto para as pessoas que o rodeiam.
"Mel e Fel" é o livro certo para horas descontraídas e relaxantes, apesar de trazer em suas páginas temas fortes como a morte, separação, fé, entre outros, a escrita da autora é deliciosa e convidativa. 
São crônicas curtas, o que favorece a leitura e a identificação do leitor, cada uma nos toca de formas diferentes e todas foram escritas com o coração com significados especiais.
Separei alguns quotes que mais me chamaram a atenção no decorrer da leitura, espero que gostem:

"É muito triste, ao longo da vida, constatar como as pessoas deixam de se comprometer com a palavra do bem, que constrói e edifica, para fazer aliança com a palavra do mal, que destrói e distancia." Pág 27.

"Não sei se posso, não sei se consigo. Somos tão limitados, são tantos os erros e as dificuldades. A porta é estreita. Mas o importante, penso eu agora, é o exemplo." Pág 31.

"O importante não é saber se conduzir a hora da conquista e do pódio, na hora em que se está vencendo. O que importa mesmo é saber o que fazer quando a luta está perdida e já não há muito a ser feito, como reagir e o que tirar para si quando a vida está batendo sem dó nem piedade" Pág 70.
  

Visite o site da autora: http://www.salviahaddad.com.br/







12 comentários :

  1. que quotes lindos. dá pra ver que o livro é lindo mesmo, e cheio de emoções
    chorona que sou, acho que vou me desidratar quando foi lê-lo! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Histórias que trazem morte e separação na narrativa geralmente são densas, mas esses quotes que você selecionou mostram que as crônicas contêm tem um enredo inteligente e tocante.
    Ótima resenha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!
    Nossa, adorei as frase que você separou =D
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu algumas divulgações do livro mais não imaginei que a história seria tão boa. Como gosto muito de crônicas, vou já marca este como desejado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de livro de crônicas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa :)
    Bom, já faz tempos-luz que li um livro de crônicas. Nem me recordo direito sobre o que significa crônica hehe
    Mas não pude deixar de ler a sua resenha e ver do que se trata o livro da Sálvia. É delicado avaliar uma história real, pois não podemos usar os argumentos de que "poderia ser melhor" ou "o autor usou uma temática muito clichê". Temos que ter o maior cuidado para não estragar a mensagem que os autores querem passar contando as suas próprias histórias.
    Parabéns pela resenha, Vanessa. Você escreve com maestria. Espero ter a oportunidade de ler o livro assim que possível. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Vanessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e apesar da sua recomendação não é a leitura do momento...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Dá pra ver que o livro é lindo!!!
    Fiquei com vontade de ler!!

    Beijos.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa!! Achei maravilhoso! qro mto ler!!! =)

    Natalia Schimpf
    @NaSchimpf

    ResponderExcluir
  10. Olá...adorei a resenha

    Add a minha wish list!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que d+ a resenha..
    Fiquei com vontade de ler..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...