Resenha - Todo Dia/David Levithan - Galera



Sinopse:

Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Minha Opinião:
  
"A está destinado a ser o todo quando tudo o queria era ser um".

Esta é a minha segunda experiência com o autor e pela segunda vez preciso tirar o chapéu para ele, David Levithan veio para fazer a diferença!
Aqui temos uma narrativa apresentada por "A", é assim que o personagem principal de chama já que ele oficialmente não existe e, portanto não possui um nome.
"A" é um jovem de 16 anos sem sexo definido, ou seja, todos os dias ele muda de um corpo para o outro, hoje "A" pode ser uma menina, amanhã pode ser um menino, não há um regra, é tudo obra do acaso e ele não tem controle algum. Isto ocorre desde sempre, "A" já nasceu assim, no início pensava que todas as pessoas fossem como ele, mas aos poucos foi se dando conta de que era o único, a princípio sofreu muito com seu destino, mas por ser totalmente incapaz de fazer algo, não lhe restou outra opção a não ser se acostumar e assim foi levando sua vida até o dia em que conhece Rhiannon.
Eis que numa bela manhã "A" acorda no corpo de Justin, o namorado de Rhiannon. Justin é um garoto comum, razoavelmente bonito, mas sem graça, sua namorada é apaixonada por ele, mas o menino não corresponde o sentimento, leva o relacionamento com a barriga e acredita que está bom do jeito que está. "A" fica muito surpreso quando percebe que pela primeira vez se importa de verdade com um dos corpos que habita, fica muito sentido pela forma com que Justin trata Rhiannon e por impulso decide que fará deste dia o mais importante para ela, mesmo que tenha que ser ele e não Justin o responsáve por isto.


"A" e Rhiannon vão para a praia e compartilham das horas mais agradáveis possíveis, em momento algum ela percebe que não é Justin que está ali, mas o tempo todo nota que o namorado está diferente, mostra-se mais atencioso e delicado, qualidades que não fazem parte da personalidade do garoto.
O dia acaba e "A" precisa partir para amanhecer em um novo corpo e talvez até em uma nova cidade, mas pela primeira vez é difícil para ele se despedir de alguém. Não demora muito para que "A" perceba que está apaixonado por Rhiannon, que a doçura da menina o encantou e o fez desejar que as coisas pudessem ser diferentes para ele para que fosse possível lutar pelo amor dela. Mas claro que isto é impossível e só o que ele pode fazer é tentar voltar dia após dia em diversos corpos e fazer com que Rhiannon acredite na sua história mirabolante e sem sentido, mas totalmente verdadeira.

" - Tenho que ir - diz. - Não para sempre. Mas por enquanto.
Vamos conversar de novo daqui a alguns dias. Se você realmente pensar sobre isto, chegará a mesma conclusão. E então não será tão ruim. Então conseguiremos passar por isto juntos, e imaginar o que vem depois. Quero que exista alguma coisa depois. Só que não pode ser..." Pág 242.

Um dos livros mais inteligentes que já tive a oportunidade de ler até hoje.
Uma trama completamente nova e inusitada, nunca imaginada por ninguém. Vai muito além de um romance sobrenatural, aliás, nem sei se ele se encaixa no estilo, acho até que não. Prefiro me referir a Todo Dia como um 'drama'.


A cada dia que amanhecia era uma surpresa tanto para "A" quanto para nós que não sabiamos em que corpo ele estaria, alguns dos jovens eram notáveis, outros nem tanto, este foi um ponto que me agradou bastante, esta dúvida de quem seria no dia seguinte e como faria para encontrar Rhiannon já que inúmeras vezes eles estavam a muitos quilômetros de distância.
Todo tempo em que lia ficava imaginando como terminaria esta história tão absurdamente bem elaborada e em nenhum momento eu cheguei perto do final que David Levithan deu para o livro que foi sensacional, diga-se de passagem.
Sem dúvida um livro para lembrar pra sempre, daqueles que você irá sentir vontade de reler um dia e que sempre será citado nos melhores livros de todos os tempos!!! Uma trama que te emociona do inicio ao fim.

"Queria que o amor conquistasse tudo. Mas o amor não conquista tudo. Ele não pode fazer nada sozinho.
Ele depende de nós para conquistar em seu nome." Pág 242.






12 comentários :

  1. Oie :)

    Nossa eu estou louco para ler esse livro. Ele é um dos primeiros aqui da listinha e meus parabéns pela resenha! Beijos.

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa! Sabe que acho este livro bem interessante e quero muito ler ele! Vou tentar achar ele para troca no Skoob ou comprar ele porque parece muito interessante!

    Beijos,

    Greice

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você! Esse livro é INCRÍVEL!
    Teve gente que não gostou do final, eu acho que não entenderam o final, rs.
    Ele é maravilhoso e perfeito!! E mostra o quanto as pessoas são preconceituosas com quem é 'diferente'.
    Eu amei o livro e a resenha!!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/


    Ah! Por favor, vote na minha foto para o concurso cultural. Faltam 3 dias e vale 1 voto por dia. Conto com você! http://bit.ly/194R4NV

    ResponderExcluir
  4. ótima resenha, mais um livro pra minha lista.

    Beijos
    Mulher Antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  5. Pela sinopse parece ser um livro ótimo! Gostei da editora também, a Galera só lança coisa legal heueheue bem criativo, espero ler um dia :)

    Beijos, viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. sei lá, acho essa história meio doida hahaha
    não li nenhum dos livros do autor ainda, mas tenho curiosidade...
    a trama deste não me deixa muito ansiosa, mas quero ler mesmo assim :P

    ResponderExcluir
  7. Olá Vanessa,

    Leia muitas resenhas positivas em relação a esse livro e a cada uma delas fico mais curioso, espero poder ler esse livro um dia...aqui não foi diferente.....parabéns.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Van*
    Eu gostei muito do livro, mas eu daria um outro final para o romance. Fiquei com um sentimento por A, ele merecia um outro final, na minha opinião.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  9. Parece ser bom o livro !! Bjs

    www.clarinhapink.com

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro muito bom
    Com um romance bem intenso

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Todo Dia traz realmente uma narrativa bem diferente de tudo que já li, bem original, e gostei muito, quase marquei o livro todo, tem belas mensagens.
    Mas eu queria respostas, sei que não era essa a intenção do autor com a história, e entendi perfeitamente o espírito do livro, mas sou o tipo de leitora que sempre quer A resposta srsrsr.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...