Jogos Vorazes/Suzanne Collins por Clarissa Rachid:



Autor: Suzanne Collins
Livro: Jogos Vorazes
Editora: Rocco

Olá!
Hoje decidi escrever sobre o livro Jogos Vorazes. Pensei em falar sobre a coleção, mas ia ficar enorme. Depois, se vocês quiserem, eu escrevo sobre os outros livros.
Eu sei que já saiu até o filme e está meio tarde para resenhas... massss... o filme nunca é nem metade do o livro e eu sei que tem muita gente que ainda não leu.


Livro 01 – Jogos Vorazes:

Sinopse:


“Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”


Minha Opinião:


Em relação a diagramação eu achei excelente. O livro é pequeno, apenas 397 páginas. A fonte é grande e na minha edição o papel é amarelo. Li a coleção em três dias.
Esta foi a primeira distopia que eu li e adorei. Eu não conseguia parar de ler o livro. Simplesmente apaixonei.
Fiquei impressionada com a criatividade da autora, os detalhes e até a sua “maldade”.
Os detalhes que ela escreve nos faz viajar e imaginar a história como se fosse um filme.
A história se passa no futuro, em um país chamado Panem que se divide em 12 distritos e uma Capital. Existe uma tecnologia super avançada e, ao mesmo tempo, uma escassez muito grande alimento e recursos básicos.
A Capital, para continuar tendo o poder sobre os distritos, inventa os Jogos Vorazes. Onde dois tributos (jovens) de cada distrito devem participar. Katniss não é uma das escolhidas, mas acaba indo para os jogos. Os tributos vão para a capital e são arrumados com penteados, maquiagens, roupas extravagantes, etc. Para a população da capital os Jogos Vorazes é um entretenimento e um reality show.
A autora escreve mais da metade do livro até chegar definitivamente aos jogos. Até um certo ponto é legal porque sempre é bom saber detalhes. Mas você quer passar rápido essa parte e ir direto aos Jogos. Existe algumas passagens que parece que estão ali só para fazer o livro ficar maior.
Enfim, começa o “Jogo” o clima fica tenso e eu quase podia sentir as mesmas sensações da Katniss.
É uma lição de habilidade, esperança e estratégia. 
Logo no início, quando ela sai à procura de água, eu me senti angustiada por ela.
Acontecem várias mortes, algumas com muitos detalhes e outras simplesmente passam despercebidas. Várias estratégias diferentes aparecem e um detalhe muda completamente a noção de “vencedor”.
Se eu contar o resto vai ser spoiler. Rsss
O livro é excelente e eu indico para todos.

A Suzanne Collins escreve muito bem e te prende do início ao fim do livro.


No Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/106468-jogos-vorazes







25 comentários :

  1. OI Clarissa.
    Eu tenho os três livros paradinhos na minha estante a cerca de 2 anos e não li nenhum deles, acredita? Meu consolo é que meu marido leu os três em duas semanas, e olha que ele nem é muito de ler....adorou a trilogia.

    Quero um dia ler com certeza!!!

    Beijão, Van.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia eles, você irá adorar.
      Eu ganhei os meus do meu marido e apaixonei.
      =)

      Excluir
  2. Eu já li os dois primeiros e sei que ainda preciso ler o terceiro, mas não comprei ainda, vou ter que ler antes que saia o filme né, gostei muitos dos primeiros e também dos filmes.

    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei o filme. Achei a adaptação muito fiel ao livro.
      Beijos

      Excluir
  3. Oie!
    Eu estou lendo o Em chamas no momento, eu sou mega fã desta triologia, muito bom mesmo.

    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se será a próxima, mas vou fazer resenha deles. Tenho uma opinião um pouco diferente sobre o 2º livro. rss
      Assim que sair a resenha você entenderá. Beijos

      Excluir
  4. Olá Clarissa,

    Li a série e gostei demais, a autora escreve super bem e já estou lendo a série Gregor da autora e gostando bastante....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marco.
      Estou louca pra ler Gregor mas estou com uma pilha de livro para ler.
      Estou na fase das distopias.
      Beijos

      Excluir
  5. oi ^^
    o filme definitivamente não é nem metade do livro!!! O filme até que ficou legal, mas o livro é outra coisa! Eu amoooo demais essa série! Da autora estou lendo agora o segundo volume da Série Gregor e o mundo subterrâneo, muito bom tmb, mas voltado para um público mais infantil!
    tem postagem nova no meu blog
    espero a visita de vcs!
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana.
      O filme sempre um "resumão" do livro, mas eu adorei os filmes tbm.
      Pretendo ler Gregor, só não sei qdo vou ter tempo =(.
      Beijos

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Clarissa! Eu amei essa trilogia! A autora realmente escreve muito bem, e conseguiu me fazer amar distopias, já tinha lido um livro do gênero e achado horrível, mas depois de JV mudei minha concepção.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio flor.
      Eu tbm aprendi a gostar de distopias com essa trilogia.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Clarissa.
    ainda não li nenhum dos livros, porque não são muito o meu estilo, mas desde que eu vi os filmes, fiquei com uma certa curiosidade para ler o livro
    mesmo assim, ainda acho que não me agradará tanto =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayne.
      É tudo uma questão de estilo mesmo. Eu adoro livros de aventura e, principalmente, os que saem do "mais do mesmo".
      Beijos

      Excluir
  9. Eu ainda não li nenhum dos livros e nem assisti os filmes.

    Não sei porque, mas essa trilogia não despertou muito o meu interesse. '-'

    verbalismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro.
      Eu adoro livros que me surpreendam com histórias completamente fora do padrão. E não sou mto fãn de romances. rsss Cada um tem seu estilo preferido.
      Veja o primeiro filme se o livro não te chama atenção. O máximo que irá acontecer é você perder uma hora da sua vida.
      Beijos

      Excluir
  10. Gostei da resenha, o livro é realmente bom, adoro ele. Devorei os livros mega rapido.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Van e Clarissa!
    Eu gostei da trilogia, mas me decepcionei com o terceiro livro... Vou aguardar sua resenha dele para ver sua opinião.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Clarissa, eu li este livro bem no comecinho do sucesso, mas não gostei muito e não consegui terminar de ler a trilogia.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Clarissa
    já faz um tempo que li a trilogia, mas senti tudo o que você citou na resenha. A escrita da Suzanne prende mesmo, e só fica melhor nos outros livros.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Também foi a primeira distopia que li e adorei. A inteligência e criatividade da autora são evidentes. Gostei da história e de seus personagens e apesar de muitas vezes ser um tanto duro e cruel foi real.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Jogos vorazes também foi a primeira distopia que li e ameei!!!!!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Concordo em gênero, número e grau. Principalmente quando você diz que é excelente!!
    Adorei!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Assisti o filme e amei
    ótima semana - Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...