Uma Janela no Tempo - Lorena de Macedo



Sinopse:


Brasil, 1956. Imagine ser possível viajar no tempo e espaço, transpor barreiras energéticas e fazer com que sua consciência seja capaz de voltar a um fato pretérito específico. O que você mudaria se pudesse voltar ao passado e fazer de novo? Daniel Pope é um rapaz que passara metade da vida se equilibrando sobre os escombros deixados pela tragédia que devastou sua família, destruindo sonhos e promessas de um futuro promissor. Mas quando a máquina de viagem no tempo chega às suas mãos, o rapaz tentará então regressar ao passado para evitar o sumiço de sua irmã caçula, uma garotinha que desapareceu na floresta quando ambos ainda eram crianças. Em sua luta desesperada para mudar o curso das coisas, Daniel perpassará pela história de sua família, deixando-se envolver por uma narrativa rocambolesca, permeada de mistério, magia, loucura e amores desencontrados. Mas ele não estará sozinho. Cecília Vieira, uma jovem aspirante à jornalista, o acompanhará nessa busca pela verdade e redenção, e ambos viverão um amor que somente a manipulação do tempo será capaz de alterar.


Minha Opinião:


Quem me conhece e acompanha o blog já sabe que sou maluca por capas bonitas e eu arrisco dizer que esta é uma das mais bonitas de toda a minha estante. Não adianta me criticar, eu me rendo mesmo a uma capa caprichada e melhor ainda quando o conteúdo faz justiça à diagramação, este é um destes casos, definitivamente.
Uma Janela no Tempo obviamente traz à tona o tema ''viagem no tempo''. Este sempre foi um tema que me chamou muito a atenção, sou da época em que os filmes "De Volta Para o Futuro I, II eII" eram febre entre crianças e jovens. Recentemente li o livro (e depois vi o filme) "A Mulher do Viajante no Tempo" e consolidei minha simpatia pelo tema, hehe.
Outro ponto que me agradou bastante neste livro foi o fato dele se passar inicialmente em 1946. Gosto muito de histórias que se passam em meados das décadas de 40/50/60, tenho uma quedinha (quedona) por tudo o que retrô.



A história se passa na cidade de Esplendor. Erick Vander Pope depois de ter sido dado como morto há muitos anos, surpreende a família ao aparecer na mansão do sobrinho Alexander. Uma rápida aparição que acabou por mudar o rumo da família de Alexander Vander Pope, sua esposa Carmélia e de seus filhos Daniel e Lucinda que naquela época eram crianças. Daquele dia em diante nada mais seria igual, mudanças drásticas começariam a ocorrer já no dia seguinte à visita surpresa.
Em conversa particular e confidencial, Erick conta ao sobrinho seu grande segredo e pede que ele fique de posse de um estranho relógio que aparentemente não funciona. Este relógio, segundo ele, é uma máquina do tempo criada por Albert Einstein e com as substâncias corretas, pode proporcionar viagens ao passado, sempre ao passado, nunca ao futuro.
Claro que Alexander a princípio não acredita na loucura que o tio está contando, mas mesmo assim aceita ajudá-lo a esconder o relógio e acobertar seu paradeiro, sustentando a versão de que Erick Vander Pope está morto há muito tempo.



Acontece que esta conversa não foi tão particular quanto eles pensavam, Daniel, escondido atrás da porta, escutou tudo o que foi dito e registrou cada detalhe do segredo do tio, inclusive o paradeiro do relógio.
Daniel e Lucinda têm uma boa relação, mas uma boneca de pano pertencente à Lucinda ocasiona uma briga entre eles no dia seguinte á visita do tio Erick. A menina acredita que seu irmão pegou sua boneca e sai à procura dele na floresta ao redor do palacete em que moram. Lucinda não voltou mais para casa. Daniel sabe que a irmã estava na floresta atrás dele e se culpa por não ter conseguido trazer a menina para casa.
O desaparecimento de Lucinda é um mistério sem solução, não há pista alguma da criança. Aos poucos à polícia vai deixando de acreditar que ela ainda possa ser encontrada e isto vai fazendo com que a família se desestruture um pouco a cada dia.
Daniel é consumido pela culpa de não ter socorrido sua irmã. O pai, ao ver sua família despedaçada, se entrega à bebida e vai gradualmente depredando o patrimônio dos Vander Pope. Sem saber mais como agir com o filho, ele envia Daniel para um internato e aos poucos cresce a distância entre eles. Daniel passa muitos anos no internato e quando volta a Esplendor já é um jovem de 17 anos disposto a viver sua vida da melhor forma possível. Ele não tem boa relação com o pai e decide não ir morar com ele.



O garoto consegue um emprego numa floricultura de um simpático casal. Nesta mesma época ele conhece Cecília, uma jovem jornalista que com seu jeito arredio e sincero, chama muito a atenção de Daniel e os dois acabam por se aproximar.
Depois de um tempo trabalhando na floricultura, ele é chamado para cuidar do jardim de um famoso pintor (Edmund) que depois de uma temporada fora do país, está também de volta à cidade com sua esposa Isadora, a filha Juliana e Helena, tia de sua esposa. Juliana está com leucemia em estado avançado e naquela época, a transfusão de sangue ainda estava em fase de testes e não era realizada no Brasil. Alguns mistérios rondam a família de Edmund e há um motivo muito forte para que ele tenha trazido Juliana tão doente para o Brasil.
Ao mesmo tempo, Alexander procura o filho e conta-lhe a história do misterioso relógio. Daniel pede para que o pai deixe com ele o objeto já que está na cidade um desprezível detetive empenhado em pegar o relógio. Alexander então passa a Daniel a missão de proteger o invento e eis que chega o momento em que o garoto se faz a fatídica pergunta: Se pudesse voltar no tempo e mudar o passado, o que ele mudaria?



Lorena criou um enredo tão perfeito, tão casadinho, que cada um dos acontecimentos ligam-se a outros e todos estão incrivelmente interlaçados de forma que somente uma pessoa extremamente competente poderia fazer. Cada linha, cada palavra é muito importante para a trama. É imprescindível estar focado na leitura afim de não perder o fio da meada. 
Este é um daqueles livros que te tiram o sono e te deixam ligado na tomada. Aqui temos uma mescla de drama, ficção, romance e investigação policial em doses generosas. Pode parecer clichê, mas a verdade é que Uma Janela no Tempo prende MESMO o leitor. Sério, não dá pra parar de ler, a cada página você quer saber mais e mais e chegar logo ao desfecho do grande dilema de Daniel que precisa correr contra o tempo e tentar mudar o destino, ou não.
Sem mais palavras para descrever este livro, eu encerro esta resenha dizendo com todas as letras que ADOREI A HISTÓRIA e que sem dúvida já é um dos melhores livros que li neste ano!!!!

Querem uma boa notícia? Terá sorteio deste livro aqui no Blog!!!!!

OBS: Provavelmente amanhã o sorteio já estará no ar, portanto fiquem ligados, vocês não irão querer perder esta oportunidade não é mesmo, porque depois, nenhuma máquina do tempo irá resolver o caso de vocês hein!!! #ficadica.


Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/369536-uma-janela-no-tempo

Curta a autora no facebook: https://www.facebook.com/lorenademacedoescritora






31 comentários :

  1. quem não ama capas bonitas né? eu mesmo, vivo escolhendo livros pela capa hahaha sei que isso é feio ;$
    não gosto muito deste tema em livros (prefiro filmes..), mas a trama do livro parece ser divertida... fiquei curiosa, ainda mais pela autora ser brasileira... impossivel não querer conhecer a história né?

    ResponderExcluir
  2. Oi Van*
    Realmente essa capa é muito linda, a diagramação está perfeita.
    Sua resenha me deixou bem curiosa, primeira que leio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que capa linda *-* Apaixonei, sério mesmo!
    Nunca li nada sobre viagem no tempo, mas esse me deixou bastante curiosa e sua resenha só ajudou, kk
    Gostei do fato de misturar vários estilos também, faz o ritmo da leitura fluir bem mais fácil. Ótima dica de nacional :D
    Beijão, flor.

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a história de Uma Janela no Tempo, gosto também do tema e pelo que pude perceber o livro é ótimo. A diagramação esta linda mesmo, gostei muito.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. Capa linda demais mesmo, eu sou do time que compra livro pela capa, confesso e não tenho vergonha.
    Também vi o filme A Mulher do Viajante, não entendi muito bem, mas quero assistir novamente.
    Este livro já entrou na lista de desejados!

    Laura

    ResponderExcluir
  6. Realmente a capa é linda :D eu também tenho uma imensa queda por belas capas!
    Amei a sua resenha :)
    Fiquei super ansiosa para ler esse livro, ao ler suas palavras me parece realmente uma história de tirar o folêgo, um livro que não conseguimos deixar até virar a última página.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa resenha, esse livro parece ser incrível já até adicionei ele como desejado. A capa é muito linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uma vez eu cheguei a pedir parceria para essa autora, mas ela disse que já tinha selecionado alguns e só ia selecionar outros mais tarde. Mas enfim...Também fiquei interessada na história, porque como você, também sou Fan dos filmes DE VOLTA PARA O FUTURO e até tenho o BOX com os DVDs. Não me canso de ver. São otimos. E acho que iria gostar do livro também já que é meio que no esquema.
    Nossa, quero muito ler esse livro. Espero poder ter a chance.
    Parabens pela sua resenha, porque tá muito bem explicadinha e aumentando ainda mais minha curiosidade SUA DANADA !! hahahahaha

    Se cuida e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu já tinha visto esse livro por aí e achado esta capa muito bonita. Agora só aumentou minha vontade de ler-lo. Livros que tira do sono são muito bons. Deu para sentir sua empolgação na resenha.


    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Van!
    Eu também amo capas bonitas... E a desse livro é linda demais! Dá para ver pelas suas fotos que também tiveram bastante cuidado dentro dele.
    A história parece ser ótima, também adoro histórias de viagem no tempo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Van
    não conhecia o livro, mas ache a capa maravilhosa, e a premissa genial
    adoro tudo o que é retro também, em especial a década de 50, e viagem no tempo muito me interessa e prende minha atenção.
    Ótima resenha e dica
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Não conheci ao livro e não faz muito meu tipo de livro que eu goste de ler normalmente, mas pela sua resenha ele parece ser maravilhoso e deu uma vontade de ler!
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. a capa é linda e a história então chama minha atenção *--*
    já quero!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Oi Van :)
    Fiquei apaixonada pela história! Parece ser tão bonito, fiquei curiosa para ler. Sem contar que o enredo é bem original, foge um pouco do que estamos acostumados a ler.
    E não posso deixar de comentar: que capa linda! Não só ela, mas também todos os detalhes do livro ficaram um charme.
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    vou confessar que nunca li nada nesse estilo, mas parece ser muitooo bom!!
    E que capa maravilhosa é essa??
    Adorei demais, e eu também sou como você, adoro livros pelas capas!! =)

    Beijos, Bá.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha está ótima!essa capa e incrivelmente linda... E parece ser super interessante o livro!
    Que bom que vai ter sorteio :)


    Forever a Bookaholic

    ResponderExcluir
  17. Oi, Van!
    Já havia visto essa capa de relance e ela é uma senhora capa LINDA E DIVA <3 Eu compraria somente por ela, sem dúvidas! Vi que você gostou mesmo da leitura :D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Oi Van! Tudo bem com você?
    Confesso que também fiquei apaixonada por essa capa maravilhosa ^^
    Espero comprar logo esse livro para ver como ocorre esta estória que pela sua resenha se parece com o tipo de livro que gosto bastante :DD
    Beijinhos
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro nem a escritora mas gostei muito do que li na sua resenha e pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  20. Van!
    Gosto demais de livros com essa temática, faz reconhecer a física de Einstein.
    Viajar no tempo é um sonho interior da maioria das pessoas, pode refazer o passado de forma melhor.
    Sua resenha ficou bem completinha, gostei.
    Desejo um domingo pleno de paz e agradeço a visita feita ao blog, obrigada.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A gente não faz amigos, reconhece-os.”(desconhecido)

    ResponderExcluir
  21. Oi Van,
    Nossa, adorei sua resenha! Não conhecia o livro nem a autora, mas achei a premissa todo incrível!
    Também gosto do tema de viagem no tempo, recentemente também li A mulher do viajante no tempo que me encantou.
    A história de Daniel parece incrível e fiquei ansiosa para conhecer essa obra! rs E sim, essa capa é completamente maravilhosa!!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gente, que livro mais bem feito! Todo bonitinho (:
    A sinopse não me empolgou muito, mas como eu adoro histórias de viagem no tempo, fiquei um pouco curiosa - ainda mais com a sua resenha toda animada! Hahahaha

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Parabéns pela resenha, está muito boa!
    Não conhecia o livro, mas pelo o que falou parece ser muito bom, fiquei super curiosa para ler :)

    Beijos!

    Fernanda | Imaginação Literária
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/ (Passa lá ^^)

    ResponderExcluir
  24. Que delícia deve ser esse livro. A capa e as páginas pelo que vi aqui são lindas. E a estória parece ser tudo de bom. Adoro esse tipo de tema. Sou apaixonada por isso faz um bom tempo. Com certeza vou adorar ler este também. beijos.

    ResponderExcluir
  25. Depois de ler sua resenha, fiquei muito interessada no livro. Sei que vou adorar lê-lo. Além de ser lindo, é o tipo de história que me fascina. Parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  26. Tenho muita vontade de ler esse livro. Acho o enredo bem interessante. Li a resenha me deu mais vontade de ler, a capa e linda
    Parabens, beijos,

    ResponderExcluir
  27. Que Livro Lindo Mds :3
    Fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha...estou desejando muito um bom livro pata ler....

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Adorei a sua resenha!
    Espero poder ler esse livro em breve. Ele parece ser maravilhoso!
    Beijinhos
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Essa resenha foi instigante, não vejo a hora de ler esse livro, prometo que deixarei minha própria resenha aqui.

    ResponderExcluir
  31. Essa capa é mesmo linda, me chamou muito a atenção! Ainda não conhecia o livro e a autora, mas o enredo me deixou muito curiosa, também adoro estórias com viagens no tempo e gostei de saber que esta prende bastante o leitor, parece ser mesmo cativante! :)
    beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...