Quando Eu Era Joe - Keren David - Edit. Novo Conceito:




Sinopse:


Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.


Minha Opinião:


Este é o primeiro livro da série de estreia de Keren David.
E o que conta "Quando eu era Joe"?
O livro nos traz a história de Tyler (ou Ty), um garoto tímido de 14 anos que presencia um crime em Londres cometido por um amigo próximo. Depois deste fato, Ty e sua mãe, são incluídos num programa da polícia que visa proteger as testemunhas de crimes hediondos já que ele é a principal testemunha contra uma gangue muito poderosa que vem cometendo crimes há algum tempo. Porém, além de perderem sua liberdade sem serem os culpados, eles precisam mudar de identidade e sofrer uma verdadeira transformação onde tornam-se Joe e Michelle (eu nunca havia lido livros com esta temática, porém, já vi alguns filmes em que pessoas precisavam ficar sob a proteção da polícia, lembro de ter gostado de todos...).
Enfim, voltando à resenha, o garoto passa a estudar e morar numa nova cidade usando seu novo nome e torna-se muito popular entre as meninas, despertando a inveja dos valentões do lugar. Ao contrário de Joe que era extremamente tímido e não tinha muitos amigos. As coisas pareciam estar indo relativamente bem até que os criminosos passaram a ameaçar sua família, então, Ty (ou Joe) precisa tomar a difícil decisão de proteger a família ou contar um segredo relacionado à noite em que tudo ocorreu. A sua recente popularidade acaba por deixá-lo em maus lençóis e sua identidade está prestes a ser descoberta.



A cada virada de página, o suspense vai tomando conta da trama e a nossa tensão vai subindo de forma eletrizante, nem de longe você imagina que este é o primeiro livro da autora, sinceramente, ela nasceu para escrever! Com uma narrativa profunda e detalhista sem ser pesada, Keren aborda temas polêmicos como o bullyng, adolescência e gravidez, tudo isto mesclado com cenas de muita ação que não te deixam desgrudar os olhos do livro.
Algumas partes em que tanto Ty quanto Joe eram abordados ficava um pouco mais complicado de manter a atenção, mas nada que atrapalhasse a leitura, de jeito nenhum. Os personagens foram bem elaborados e cada um tem a sua personalidade bem caracterizada. Ty impressiona pelo rápido amadurecimento ao longo do livro. Levando em conta que ele é apenas um adolescente de 14 anos e que toda esta mudança pode acarretar danos psicológicos a ele que ainda não tem idade suficiente para administrar a reviravolta que sua vida sofreu, para completar, sua mãe, passa a amargar uma depressão e as vezes torna-se a 'criança' da história. Ty mostra-se mais adulto que a própria mãe e carrega tudo nas costas sozinho, mas acho que isto foi proposital da autora, era exatamente este Ty que ela queria colocar nas páginas de "Quando eu era Joe".
Além dos personagens já apresentados, temos também Brian, Max, Jamie, Claire e Ellie que serão muito amigos de Ty. Ainda temos Ashley que não lhe trará bons momentos e Carl, seu inimigo na nova escola.
O livro é garantia de momentos tensos, tristes, difíceis, mas também de horas alegres e descontraídas. É um livro para ficar na memória e quem lê anseia pela continuação!!!








11 comentários :

  1. Oi Van*

    Gostei muito da sua resenha e o livro parece ser bom, mas sei lá, ele não me disperta muito interesse...

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Oi Van,
    Li o livro e gostei muito! Também não achei que fosse o livro de estreia da Keren, pois a escrita dela em surpreendeu!
    Achei que ela tratou desses temas - tanto a questão policial, quando bullying, gravidez na adolescência e crimes em geral - de forma brilhante!
    E o final então? Amei, amei!
    Espero que a continuação saia em breve, rs!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, já li algumas resenhas dele e também foram positivas e com isso me despertou interesse porque de início passou longe, principalmente por essa capa ruim....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Este livro é bem falado na rede e eu espero gostar muito dele.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. cara eu gostei muito da leitura desse livro *--*
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. não é uma trama que me interessa muito, mas li algumas resenhas bem positivas dele, e é por isso que estou curiosa!
    parece ser uma história muito boa, mas a idade do personagem que me deixa cm um pé atras. lendo sobre ele, ele não parece ter apenas 14 anos...

    ResponderExcluir
  7. Não tenho muito interesse em ler esse livro, mas achei interessante a autora tratar sobre o tema proteção a testemunhas, já que e mais comum vê-los em filmes / séries.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sério que esse é o primeiro livro da autora e ela conseguiu todo esse feito que te conquistou?
    Bom eu gostei de saber que os personagens são bem caracterizados, isso é muito importante para que eu me envolva realmente na leitura. E assuntos atuais como bullyng também faz com que meu interesse pelo livro aumente. Dica aceita e anotada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Oi Van!
    Eu também já vi esse tema de troca de identidade em filmes, mas ainda não li nenhum livro sobre isso. Estou com esse livro aqui e querendo ler em breve :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Van :)ei muito
    Amei seu post, ainda não li esse livro, mais gostei muito sz'
    Amei seu blog tambem :))
    Da um pulinho lá no meu ? :D
    http://conflitodegaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Van queroooo muito ler esse livro, gosto muito de tudo que fala sobre adolescente, pois meu filho está nessa fase, e é ótimo pra saber como é!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...