Dica de leitura: Patrimônio Cultural e Ensino de História



Sinopse:

A obra evidencia a articulação entre patrimônio cultural e ensino de história a partir de experiências e reflexões produzidas em contextos múltiplos. O livro é formado por artigos que representam as partilhas de educadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Catarina. Também os acadêmicos de História da UFRGS lançam suas contribuições com o desafio de transpor as experiências vividas em museus, arquivos e escolas, ao construir estratégias para a educação além dos livros didáticos e das salas de aula.
Formato: 16 x 23
Autor: Organizadores: Carmem Zeli de Vargas Gil e Rhuan Targino Zaleski Trindade
Gênero: Ensaios

Sobre os organizadores:

Carmem Zeli de Vargas Gil é professora da área de Ensino de História da UFRGS. Doutora em Educação pela UFRGS. Rhuan Targino Zaleski Trindade é professor no Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama. Graduado em História na UFRGS e mestrando no PPGH/UFRGS.

Para adquirir o livro clique AQUI.



A obra aborda a discussão sobre a função, trabalho e pesquisa do professor de história em instituições de preservação do patrimônio cultural. 
Propõe reflexões a respeito das potencialidade que o patrimônio cultural tem para o ensino de história, avaliando possibilidades de sua utilização como fonte em aulas de história. Este foi um trabalho escrito com a colaboração de diversos professores universitários, professores da rede pública do ensino básico e estudantes de história que trabalharam e estagiaram em instituições vinculadas ao patrimônio, congregando instituições do Rio grande do Sul, Santa Catarina e Goiás.
A ideia de um livro como este foi principalmente fruto de intensos debates e discussões na disciplina Estágio de Docência em História III- Educação Patrimonial do Curso de Licenciatura em História da UFRGS. 
As experiências daqueles alunos, hoje, muitos professores, resultaram nessa obra destinada aqueles que atuam no ensino de História e se interessam pelo debate sobre o Patrimônio Cultural na interface com a educação.  Fonte: http://palavraria.wordpress.com






3 comentários :

  1. Eita dica boa!! Anotada!!

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. UAU! é dificil ver livros assim em blog's esses dias!
    Parabéns!!!! que o livro seja um sucesso!

    um beeijo Lara!
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa,

    Muito bom o trabalho desse pessoal, merece todo respeito e temos mesmo que divulgar...parabéns...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...