Entrevista: Priscila Andreza de Souza



Vocês viram que na semana passada apresentei aqui a mais nova autora parceira do Blog, a Priscila Andreza, autora de Expectativas?
Caso não tenha visto, não precisa ficar chateada (o), é só clicar AQUI e conferir a postagem completa.


Agora vamos conferir a entrevista que a Pri deu para o Blog do Balaio?





1- Olá, primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz com a oportunidade de poder lhe entrevistar e, para começarmos, nos fale um pouco sobre você: é solteira, casada, ajuntada?
R: Oi, Vanessa! Fico super feliz em responder suas perguntas. Meu nome é Priscila Andreza de Souza, mas aderi somente o Priscila Andreza, tenho 25 anos e estou solteira.
2- Sua família lê seus livros? Eles te apoiam?

R: Com certeza, todos da minha família têm um exemplar na cabeceira, eu os obrigo. rs Eles me apoiam sempre, mas ninguém escreve na minha família, então referencias literárias só tive com autores e pessoas fora do círculo familiar.
3- Qual sua cidade natal? Como foi sua infância?
R: Minha cidade natal é a cidade que moro atualmente, Joinville/SC. E pensar na infância me provoca nostalgia, pois foi uma das épocas mais felizes da minha vida. Eu já inventava historias, minha imaginação sempre foi fértil, então eu era aquela que criava brincadeiras novas, tinha amigos imaginários e imaginava as falas dos meus animais de estimação.
4 - Qual sua formação?
R: Sou estudante de Jornalismo na Associação Educacional Luterana Bom Jesus Ielusc, mas me considero mais escritora do que jornalista.

5- Como você descobriu que gostava de ler e queria ser escritora?

R: Desde criança antes de saber ler, minha mãe lia histórias antes de eu dormir, depois descobri os gibis da Turma da Mônica e assim que aprendi a ler, frequentava todos os dias a biblioteca, eu era conhecida como a rata da biblioteca. Rs Agora ser escritora eu senti vontade na pré adolescência com 11 anos quando devorei toda a coleção Vagalume e conheci o livro “O monstro do Morumbi” de Stella Carr, eu me apaixonei pelas histórias de suspense policial dessa autora e resolvi imitar, então escrevi minha primeira historia policial aos 14 anos. O interesse por crônicas surgiu aos 17 anos quando descobri Martha Medeiros, que é a minha referência até hoje. Nessa época eu escrevi muito em cadernos e agendas, mas acabava perdendo. Foi então que resolvi criar o blog para reunir meus escritos.
6- Quais seus autores e gêneros literários preferidos? Tem alguma dica de um bom livro?

R: Eu leio todos os gêneros, mas meus preferidos são romance e crônica, nessa ordem. E meus autores de referência são Martha Medeiros, Adriana Falcão, Marina Colasanti e Danuza Leão do gênero crônica e do gênero romance não tenho um preferido. Meus livros prediletos são: 1984 – George Orwell, A elegância do ouriço – Muriel Barbery, Homens, dinheiro e chocolate – Menna Van Praag, Caninos Brancos – Jack London, Coisas da Vida – Martha Medeiros e claro, o meu Expectativas.
7- Quanto tempo em média demora para escrever uma história?

R: Bem, como escrevo crônicas varia muito, tem texto que “sai em um sopro” e em meia hora está pronto, não precisa de revisão, mas em compensação têm alguns que eu edito dez vezes. Então, não sei te dar um tempo preciso, mas em média levo duas horas para escrever, revisar e publicar um texto no blog.
8 - Você acha que a internet hoje em dia tem ajudado ou atrapalhado a divulgação dos livros?
R: Ajudado com toda certeza, eu costumo comentar que hoje está mais fácil para publicar livros com o surgimento de novas editoras pequenas, mas em compensação não há mais espaço para escritores tímidos e antissociais, o autor precisa fazer o próprio marketing. Ainda mais no gênero crônica, as pessoas compram o livro pelo autor e para ele se tornar uma figura conhecida, a internet é uma ferramenta maravilhosa, possibilitando entrar em contato com os leitores para saber opiniões e sugestões, por meio das redes sociais, vídeos, blogs e sites.
9- E aquela perguntinha que não podia faltar, rsrs. Fale-nos um pouco do seu novo trabalho, como surgiu a inspiração e a emoção de vê-lo publicado:


R: Eu tenho o blog “Mais um blog da Pri” (www.priscilaandreza.com.br) desde 2009, mas comecei a divulgá-lo a partir de 2012. Ano passado uma professora de teatro e amiga sugeriu que eu reunisse as melhores crônicas do blog e inscrevesse em um edital de apoio à cultura aqui da minha cidade, Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e eu fiz e passei. Depois me envolvi com toda a parte de edição, fiz com a Design editora que é de Jaraguá do Sul/SC, mas fui eu quem escolhi cada letra, desenho e espaçamento. O livro é meu primeiro filho e estou muito orgulhosa dele pela capa que ficou muito fofa e pela ótima repercussão nacional que está tendo, eu não esperava e está sendo fantástico!
10- Bom, espero que tenhas gostado da entrevista. Obrigada pela paciência e tempo dedicados às respostas. Gostaria de deixar um recadinho para nós blogueiros
R: Adorei responder as perguntas.

6 comentários :

  1. Oi Van*

    Eu adorei a entrevista, mas fiquei curiosa mesmo foi para ler o livro. Que capa mais linda, perfeita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. eu, que sou muito de comprar livros pela capa, se tivesse visto este ai teria comprado sem nem querer ler mais nada sorbe ele!
    ela parece ser uma fofa, adorei! vou correr atrás do livro pois fiquei curiosa! *-*

    ResponderExcluir
  3. Ah que entrevista gostosa, parabéns!!! Sou doidinha pra ler o livro da Pri!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Van!
    Adoro entrevistas pq nos permite conhecer um pouquinho mais sobre a autora.
    Assim como a Pri, eu comecei na vida de leitora com os gibis da Turma da Mônica (e com Cecília Meireles). Amava quando minha mãe lia para mim e aprendi a ler com eles. Vaga-Lume eu devorei, ô série gostosa de ler. Ainda tenho alguns aqui e de vez em quando bate uma saudade...
    Adorei a capa do livro. Linda, linda. <3 Vou aguardar sua resenha!
    Beijocas e sucesso para vc e para a Priscila.
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela entrevista! é tão bom conhecer mais um pouquinho dos autores né?!

    Sucesso ao blog e a autora ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Olá, Deixei uma brincadeira para você fazer no seu blog
    espero que goste!
    http://mylenaaraujo21.blogspot.com.br/2014/05/tag-sugestoes.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...