Filmes: Divergente e O Espetacular Homem Aranha por Raul Arakaki


Divergente e o Espetacular Homem Aranha 2

Uma pequena pausa nas resenhas de Harry Potter para refletir um pouco sobre dois filmes que estão atualmente em cartaz que estão carregadas de expectativas de seus admiradores.

DIVERGENTE



Sinopse de Divergente no Filmow:
Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

Olhe a sinopse deste filme. Que me perdoem os fãs mas ela é muito ridícula. Um mundo dividido em facções com nomes como Abnegação e Franqueza... Jura? Quero dizer, não é meio ridículo separar tudo pelo dom que se tem mais facilidade. Isso significa que se for Honesto, não posso ser impulsivo? Ou melhor ainda, se for erudito não posso ser audaz? Não é meio simplista não? O conflito da história é sobre os tais convergentes, que são pessoas que conseguem aglutinar os 5 dons. Constatação que é feita por ingerir uma droga alucinógena....
Com este enredo, minhas expectativas eram as mais baixas possíveis. Fui para o cinema preparado para odiar o filme e tecer mil piadas sobre ele com os amigos. Mas não é que gostei pra caramba? A narrativa é bem conduzida e os atores são muito bons. Me envolvi muito.
Ele não é tão bom como Jogos Vorazes mas chega muito perto. Uma produção que mesmo tendo uma história um tanto quanto implausível conduz ela de forma robusta, entregando um filme que diverte, faz pensar e ainda por cima deixa o espectador morrendo de vontade de ver a continuação. Muito recomendado.


O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2




Sinopse de O Espetacular Homem Aranha 2 no Filmow:

É ótimo ser o Homem-Aranha. Para Peter Parker (Andrew Garfield), não há nada melhor do que se balançar entre arranha-céus, ser um herói e passar tempo com Gwen (Emma Stone). Mas ser o Homem-Aranha tem um preço: apenas ele pode proteger os nova-iorquinos dos vilões que ameaçam a cidade. Com o surgimento de Electro (Jamie Foxx), Peter precisa confrontar um inimigo mais poderoso do que ele. E quando seu velho amigo Harry Osborn (Dane DeHaan) retorna à cidade, Peter percebe que todos os seus inimigos têm uma coisa em comum: a OsCorp.



Falando em expectativas baixas.... Tinha achado a primeira parte do reboot do aracnídeo preferido do público muito fraca. Pelos trailers este parecia ser um filme com muita ação mas com o tom infantil e raso. Bem, ele atendeu tudo o que eu esperava.
Trata-se de um filme fraco, sem pegada, com muitas histórias acontecendo ao mesmo tempo não dando consistência e envolvimento em nenhuma delas. Tudo parece ser um pouco apressado e um pouco bobo. Não há tensão em nenhum momento da produção. É ruim? Não, mas é bem mais ou menos com personagens caricatos e uma narrativa tão fraca em alguns momentos que pode levar o espectador ao sono.
Mas tem coisas que funciona. Assim como o primeiro filme, o casal Andrew Garfield e Emma Stone conquista a qualquer um. Se tive um problema com o filme do Divergente foi o fato da química do casal principal, melhor, o romance entre eles parecia ser um pouco artificial. São dois personagens bonitos e saudáveis mas que não parecem estar perdidamente apaixonados um pelo outro. Não combinam muito mesmo os atores entregando interpretações muito boas.
Aqui o casal principal exala amor. É impossível não gostar dos dois. E a atuação deles, impecável, faz com que a gente queira que estejam num filme melhor.... Na verdade, as interpretações são muito boas em todo o filme. O diretor, Marc Webb, pelo menos sabe lidar com atores.
Mas aparentemente esqueceu de que é necessário ter conflito e criar tensão nas cenas. Tudo é muito bonito e o dinheiro gasto está em cada fotograma. Mas é como se fosse um prato de pizza esquecido fora da geladeira por vinte meses servido num prato de ouro. Muitos efeitos especiais e barulho não são ingredientes principais para fazer uma produção funcionar. O filme comete os mesmos erros de Homem Aranha 3 ( a outra versão, aquela com o Tobey Maguire) e faz com que a gente pense que este último, com o homem aranha com franja emo e dançando pela rua tentando pegar as menininhas, não seja tão ruim afinal de contas.




10 comentários :

  1. Oie!
    Nossa! Amei os dois comentários.
    Ainda não vi nem Divergente e nem HA... E confesso que só o primeiro me interessa.
    Nunca gostei de nenhum filme da franquia Homem Aranha e não tenho nenhuma curiosidade de ver esse.
    Enfim, me agradou muito as duas opiniões e eu vou ver Divergente sim!
    Até mais*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana. Poxa, tem alguns filmes do Homem Aranha que são muito bons. O segundo com o Tobey Maguire é considerado uma das melhores adaptações de quadrinhos que existe. Pense em dar uma chance hehehe Obrigado, Raul.

      Excluir
  2. Divergente já vi no cine e adorei!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. também acho essa coisa das facções de Divergente muito extrema. mas no mundo deles cada um só pode ser uma coisa, fazer o que? que sejam divergentes então...
    também não achei tão bom como Jogos Vorazes (estão comparando os dois pra caramba né?!) mas também gostei.
    ainda não assisti Espetacular Homem Aranha, mas minhas expectativas não estão tão altas não eim ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme! Legal te ver de novo por aqui! Parece que gostou bastante do Divergente. Tbm gostei. Se voce procurar outras resenhas na net vai ver que O Espetacular Homem Aranha tem recebido críticas negativas de todos os lados. Então, se deixar de assistir não estará perdendo muito. Obrigado, Raul

      Excluir
  4. Maria Angelica Pinheiro8 de maio de 2014 12:02

    Nossa, estou lendo Divergente para justamente poder assistir ao filme. Gostei do fato de você ter se envolvido com a trama e mesmo que não seja tão bom quanto Jogos Vorazes, com certeza vai valer muito a pena.
    Já o do Homem-Aranha, nunca fui fã de super heróis, achoe que este vou passar mesmo...

    ResponderExcluir
  5. OI Maria! Bom te ver de novo! Espero não ter estragado o livro para voce hehehe Vá sem preocupação que acho que vai gostar do filme. Obrigado, Raul

    ResponderExcluir
  6. Estava ansiosa por ler e ver divergente e lendo reenhas e opiniões elaas divergem muito. Confesso que não faz o meu gênero. Agora o Homem aranha é espetacular mesmo. Curto este Super-Herói.

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene! O Homem Aranha é espetacular mesmo mas o novo filme.... Obrigado, Raul

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...