Como conservar seus livros - Clarissa Rachid:


  Bom dia, vocês estão acostumadas a me ver aqui nas segundas-feiras resenhando sobre livros, mas hoje será um pouco diferente. Eu sempre me preocupei muito em conservar meus livros e meu sonho sempre foi ter uma estante com porta de vidro para que a poeira não entre. Como eu ainda não tenho dinheiro para mandar fazer uma estante dessas o jeito é ir fazendo o melhor que posso.
            Decidi escrever essa matéria porque vi um vídeo onde a blogueira ensinava seus seguidores a conservar os livros usando o método de embalar eles com plástico filme. Sempre que compro um livro e ele vem embalado eu tiro o plástico (mesmo que ele não seja minha próxima leitura) porque sempre imaginei que o plástico ajudava a amarelar as páginas. Tendo a certeza de uma coisa e a blogueira falando outra eu decidi pesquisar e, caso eu estivesse errada, ia embalar meus livros com plástico.
            Então, depois de pesquisar muito e assistir vídeos e reportagens de bibliotecários falando sobre o tema, vou mostrar para vocês como manter seus livros conservados.

è Princípios básicos de conservação:

Sempre pegue nos livros com as mãos limpas.
Nunca abra o livro ao ponto de forçar o meio. Isso força a costura e estraga a lombada.
Não use as orelhas para marcar página. A função das orelhas é dar mais informações sobre a história e sobre o autor.
Não use clips nas páginas. Além de manchar, amarelar e marcar, a retirada do clips pode rasgar o papel.
Não deixe o livro exposto a luz direta do sol, ele queima a cor da capa.

è Usar ou não o plástico: 

         
   Quem compra livros pela internet já está acostumado a receber os livros embalados com plástico. Algumas pessoas, como eu, retiram o plástico e outras acreditam que ele ajuda a conservar. Mesmo depois de ler tem gente que embala o livro novamente com plástico filme e guarda.

            Mas e aí o plástico é o mocinho ou o vilão???

            Ele é o mocinho apenas porque protege o livro da poeira mas seu benefício acaba ai. O livro precisa do oxigênio para ficar arejado, fazendo assim a troca de umidade com o ambiente e mantendo seu papel seco e saudável. O plástico prende a umidade dentro do livro e, em alguns ambientes, pode ter condensação (aquelas gotinhas de água que se forma dentro do plástico). Com a umidade o papel fica amarelado e ocorre a proliferação de fungos e bactérias.
            Então, se você deixa seus livros no plástico, tire imediatamente.

è Como armazenar:

Os livros devem ser mantidos na vertical um ao lado do outro. Nunca coloque livros demais na prateleira ao ponto dos livros ficarem espremidos e com dificuldade para serem removidos. Eles devem deslizar ao serem retirados e mantidos sempre na vertical, nunca tombados exercendo pressão sobre os outros livros.
Se você tem muitos livros, não tem espaço e o único jeito é guardar os livros um em cima do outro, também existem algumas regrinhas que é bom observar:

Nunca coloque mais de 3 livros em uma pilha e sempre organize de modo que o mais pesado fique embaixo. Fazendo isso não corre o risco dele fica marcado por causa do peso que está em cima.
Tente, pelo menos uma vez por mês, intercalar os livros da pilha com os livros na vertical.
Nunca, nunca, nunca guarde os livros em uma caixa de papelão. O papelão vai funcionar da mesma maneira que o plástico, retendo a umidade.


è Como se proteger da poeira:

A poeira é nossa grande inimiga, ela estraga os livros e amarela as folhas. Mas se não podemos proteger com o plástico o que devemos fazer?
O ideal é ter uma estante com porta de vidro assim a poeira não vai entrar com tanta facilidade e você poderá aumentar seu intervalo de limpeza. Se você não tiver uma estante dessas, o jeito é espanar (com uma pano seco e sem produtos químicos) o pó que fica em cima deles, pelo menos uma vez na semana.
Os livros que ficam em prateleiras cobertas já ficam um pouco protegidos mas mesmo assim devem ser espanados.
A última prateleira da minha estante é descoberta (também acontece com quem usa as prateleiras individuais na parede) e eu não tinha ideia de como proteger meus livros. Trocar de lugar não tinha como, limpar toda semana eu não tenho tempo, plástico não pode. Então... eu tive uma ideia!!!
Fiz uma cobertura de livros com folha A4, calma eu vou explicar. Protegi a parte de cima e atrás, que é onde as páginas ficam expostas, com a folha A4. Assim, a poeira não irá cair diretamente no livro. O papel não ficará grudado proporcionando assim que o livro “respire” e quando eu for limpar é só trocar o papel.


            Não sei se vocês vão entender direito. Qualquer dúvida eu respondo nos comentários no final do post.
            Como a prateleira é alta essa parte de trás fica escondida e o papel que fica em cima dos livros quase não se nota. Achei que essa ideia funciona muito bem e ainda é prática. Os livros ficam protegidos da poeira, não retém umidade porque o papel não fica grudado ao livro, diminui a quantidade de vezes que você tem que limpar em cima deles e ainda protege o papel da luz.

            Espero que tenham gostado e que a matéria seja útil. Se você tem outro método para proteger e conservar os livros, por favor nos avise.

            Beijos.



15 comentários :

  1. Oie!

    Quando fiz o curso tec. em biblioteconomia eu aprendi exatamente o que vc está falando, é pior deixar os livros embalados, é como se eles precisassem respirar..srsrrs
    Tbm ando com problemas com a poeira e ultimamente eu ando pensando em comprar uma estante com portas de vidro, mas é a mesma coisa, é preciso as vezes deixar a porta aberta pra eles respirar... Sem contar a umidade né, alguns livos começam a entortar, isso tbm está acontecendo comigo.
    Boas dicas!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas
    essa coisa de deixar ou não com plástico é uma duvida bem grande né. eu intendo que não é bom, mas já vi muita gente falando que né... não discuto hehe
    quando eu recebo algum que vem com o plástico, eu só tiro mesmo quando vou ler, se não deixo lá com plástico memso.
    aqui em casa tenho muuuuito problema com poeira, e além de tudo tenho alergia. esses dias atrás comprei um espanador, ai quase todos os dias dou uma passada nos livros e tento, pelo menos uma vez por mês, retirar todos e dar uma folheada neles
    não sei se é só comigo, mas percebi que os meus livros da Novo Conceito estragam bem mais rápido do que os outros e não sei o porque... parece que as páginas amarelam bem mais rápido ;x

    ResponderExcluir
  3. Eu na verdade não me importo muito que as páginas amarelem... não gosto de livro torto, amassado ou mofado, obviamente, mas acho que o amarelado normal do papel envelhecido da um charme especial aos livros.

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei as dicas! Já conhecia algumas, mas essa sua das folhas A4 ainda não tinha visto; uso prateleiras, por isso vou colocar em prática essa sua dica :D
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainnnn Clarissa que post maravilhoso, tu acredita que eu tenho ainda vários livros não lidos no plastico que hoje assim quando chegar tirarei todos, nem me liguei que poderia pegar umidade e variados...Obrigada pela dica e vou agir imediatamente!

    Ahh já se inscreveu no sorteio do blog? Se não corre lá você pode ganhar um e-reader!

    Beijos Joi Cardoso
    Participe do sorteio! Você pode ganhar um KINDLE! | Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi Clarissa! Essa questão do plástico é realmente sempre uma dúvida, né? A uns anos atrás tinha ouvido falar que era bom colocar, justamente por conta da poeira e tudo. Então peguei e embalei todos os livros com plástico. Aí um tempo depois descobri justamente isso de não deixar o livro respirar, e corri tirar todos os plásticos rs. Hoje os meus ficam na estante, e ela é coberta, então dificulta um pouco a poeira entrar, mas mesmo assim tem que limpar sempre. O problema é que quando se tem muitos livros fica complicado de limpar tudo sempre, né? A minha sorte é que onde eu moro não tem problema de umidade, só a poeira rs.
    Nunca tinha pensado nessa da folha de papel, é uma ótima ideia. E essa dos livros deitados eu não sabia, apesar de sempre arrumar dessa forma de colocar os maiores embaixo.
    Adorei o post, muito explicativo.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que bacana seu post; ficava na dúvida sobre o assunto. Meu sonho também é ter uma prateleira com porta de vidro, mas como não tenho, guardava em uma caixa de papelão mas na vertical, o que pelo post não é tão bom. Vou tentar arejá-los mais vezes.

    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  8. Ola... Adorei as dicas! Tenho uma estabte aberta então tenho que passar sempre um pano pra tirar o pó...
    E já vou tirar os plásticos dos livros... Tenho vários assim na estante.. Não sabia q fazia mal..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  9. OIee Clarissa! Adorei a matéria e tirou muitas dúvidas que tinha referente a conservação de livros. Quando não tinha estante tive que deixar meus livros dentro do armário...alguns ficaram com as folhas super amareladas e com manchinhas...agora sei o motivo, os bichinhos não conseguiam respirar. Agora que tenho estante estou seguindo tudo direito como você falou...bom que posso tirar a poeira deles e está tudo certo.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Clarissa! Meus livros ficam guardados dentro do armário, em duas prateleiras, então tenho que limpá-los com menor intervalo de tempo, mas é inevitável: eles sempre dão muito trabalho na hora de manter. Mas vale a pena, né? Adorei suas dicas, com certeza resolvem os problemas de muita gente! Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, bom saber agora que os livros não podem ser guardados com plásticos, eu guardava os meus e esses dias fui abrir um e estava com cheiro de mofo... obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  12. Deixe-me ver se entendi - posso guardar m livros em armários c portas de vidro e eles não ficaram tão empoeirados e assim posso limpa-los com MENOR frequencia, certo? Grata.

    ResponderExcluir
  13. Deixe-me ver se entendi - posso guardar m livros em armários c portas de vidro e eles não ficaram tão empoeirados e assim posso limpa-los com MENOR frequencia, certo? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante que eles ventilem, é necessário que peguem um ar regularmente, além da limpeza.

      Excluir
  14. Gente, adorei as dicas. Tinha mais de dois mil livros. Doei muitos para uma biblioteca comunitária, mas ainda ficaram muitos. Sempre achei que colocar em estantes com vidro não seria bom. Vou repensar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...