Confissões On-Line - Iris Figueiredo - Editora Generale:


Sinopse:

Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio. Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog "Marinando". Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser a protagonista novamente.

Minha Opinião:

Mariana Prudente era uma das mais populares garotas da sua escola. Conhecida por todos como muito alegre, sempre disposta, cheia de amigos e com um namorado por quem era apaixonada. Suas notas forma sempre excelentes e quase nunca era motivo de preocupação para sua família.
Porém, tudo isto ficou no passado. Hoje a sua realidade é outra. Mariana é constantemente alvo de bullying ma escola, perdeu praticamente todos seus amigos, inclusive a melhor amiga Helô e também o namorado. Uma grande mentira foi espalhada entre os alunos e por onde Mariana passa ela escuta risos e palavrões.
Sua vida virou um inferno de uma hora para a outra. A única esperança de fugir de tudo isto seria o tão sonhado intercâmbio que já estava em vias de acontecer logo, mas como que para mostrar que ainda não está na hora de escapar da realidade, o destino resolve lhe pregar uma peça, sua irmã de 21 anos anuncia que vai se casar no próximo ano. Pronto, era o que faltava para deixar Mariana ainda mais pra baixo e revoltada.
Com o casamento de Melissa e com todas as despesas necessárias, o intercâmbio de Mariana terá que esperar mais um pouco, mas justo agora que era o momento em que ela mais precisava mudar de realidade e de ambiente e tentar esquecer tudo o que enfrentando a duras penas.
Mariana evitou de contar à sua família o que vem acontecendo na escola, ninguém sabe qual o motivo da sua reclusão, sua revolta e mau humor. A casa que antes era repleta de amigos, hoje é frequentada ocasionalmente apenas por Carina, sua amiga que mudou de escola antes do ocorrido e que também não tem conhecimento completo dos fatos.
Durante um momento de tédio, Mariana senta-se em frente ao computador, liga a câmera e começa a divagar, nasce ali o 'Marinando', seu novo vlog. Mariana joga o vídeo na internet sem grandes esperanças de alguém fosse se interessar por ele, qual não foi a sua surpresa quando no outro dia ela confere o alto número de acessos e comentários. Isto a impulsiona a gravar outros vídeos.
Em meio aos estudos para o vestibular que está próximo, o vlog tornou-se rapidamente mais eficaz do que um terapeuta e ela encontrou ali uma boa maneira de dar a volta por cima e se mostrar superior à tudo o que lhe faz mal.
Além do drama na escola, muitos outros acontecimentos movimentam o livro, como por exemplo os ataques de chilique que sua irmã vem tendo por conta dos preparativos do casamento, alguns destes chiliques foram filmados por Mariana e postados no seu vlog causando verdadeiro alvoroço na rede. Sem falar que a Tempest, banda preferida de Mariana e de Carina está para tocar na cidade e elas pretendem ir ao show custe o que custar. Aí entra um tal garoto misterioso que atende pelo apelido de Tuca e que literalmente invade os sonhos de Mariana...
Ah, e não poderia deixar de citar que Confissões On-Line aborda ainda temas polêmicos como a bulimia.

Enfim, eu não esperava gostar tanto do livro quanto gostei, achei que pelo fato dele ser direcionado a um público mais jovem, eu não fosse me identificar com a história, bom, eu não me identifiquei propriamente dito claro, mas a narrativa é tão gostosa e fluida que é impossível a gente não se grudar no livro e foi exatamente isto o que aconteceu. Adorei a trama e pelo o que pude perceber, terá continuação e eu com certeza irei ler.








5 comentários :

  1. Oi Van*
    Eu vejo muitos livros diferentes no seu blog, nunca vi este, mas gostei desse título e premissa. Parece bom.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. este livro é novo? eu não conhecia este livro ainda, mas li um outro bem parecido, com a mesma trama e também sobre temas mais delicados
    parece ser uma obra incrível, e bem reflexiva!
    adorei... na verdade adoro livros assim. *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    O livro parece ser bom, fiquei curiosa para saber o que ocasionou a mudança radical na vida da protagonista.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei muito pela história, por isso não irei lê-lo, mas a capa dele é bonita.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa. Achei maravilhosa a história desse livro e já fiquei morrendo de curiosidade para lê-lo. Ao exemplo da personagem tem várias pessoas por aí que sofreram bullying, superaram e hoje são hiper famosos né. O importante é não se deixar abater, levantar a cabeça e seguir em frente! :D Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...