Expectativas - Priscila Andreza:


Sinopse:

"Se eu pudesse escolher uma palavrinha para ser eliminada do dicionário seria esta: expectativa. Aproveitando não excluiria somente do dicionário, mas da vida. Tudo dá errado por causa dessa maldita palavrinha.(...) Mas o legal é fantasiar é ficar na espera. É criar expectativas de tal maneira que ficamos agitados, eufóricos até chegar o momento da surpresa que o outro preparou. É assim que funcionam os relacionamentos. Queremos sempre que o outro surpreenda-nos.(...) Eu sei que é realmente empolgante fantasiar e ficar na espera. Sabe por quê? Na espera não existe sim ou não, somente um fabuloso talvez. E você fica sonhando com o sim que pode ser oferecido de diferentes formas. No entanto, pior do que o não é o silêncio eterno. Aquele que mata aos pouquinhos com a dúvida. Eu gostaria de te dar uma chave do baú para trancar a expectativa bem lacrada e por de baixo da cama, mas infelizmente essa chave não existe materialmente."

Minha Opinião:

Expectativas é um livro de crônicas, são 29 textos distribuidos em 81 páginas.
Priscila, a autora, possui um blog (http://www.priscilaandreza.com.br/) e é lá no seu cantinho particular que ela publica seus textos incríveis, se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo, de verdade.
Nem me venha com aquela conversa de 'Ah, eu não leio crônicas", se você ainda pensa assim, aconselho a dar uma chance à Priscila e depois me diga se eu não estava certa.



Como ela é jovem (25 aninhos), seus textos são direcionados à leitores dos 14 aos 26 anos mais ou menos, ou seja, é sim o seu tipo de leitura. Este é um daqueles livros em que é impossível não se identificar, mesmo eu que já passei desta faixa etária, tive vários momentos em que me peguei rindo e lembrando da época em que esta era a minha realidade.
As crônica são bem rápidas, cerca de 1 ou 2 páginas e tratam do cotidiano de uma forma geral e com diversos assuntos, por exemplo: Caça aos pretendentes, Os estepes, Domingos iguais e Quando a fantasia não basta.



Enquanto vamos lendo, temos impressão de que muitas situações apresentadas neste livro, de fato ocorreram com a autora ou com alguém próximo a ela, tamanha é a intimidade com os temas abordados e a forma como dá dicas para lidar com cada situação da melhor forma possível sem dramas.
É um livro para quem gosta de ler e se envolver com o que está lendo.
Agora falando um pouco por mim, confesso que terminei o livro com uma grande vontade de pegar papel e caneta e escrever também, na verdade foi o que fiz, escrevi um pequeno textinho com coisas da minha rotina, acho que ficou bom, mas ainda não publiquei no blog... Priscila com a sua sensibilidade, me incentivou a arriscar e acredito que isto ocorra com muitos dos seus leitores.
Para aquelas pessoas que gostam de um livro para cada estação do ano, acredito que Expectativas é uma ótima pedida para o inverno, ele tem o dom de aquecer nossos corações!!



Quotes do livro:

"Pensa um pouco, não seja tão extremista, somente por que todos os dias não são de Sol, não quer dizer que a sua vida é nublada por completo. Se não existissem os dias maus, como identificaria os bons?"

"O amor é iluminado, é preto no branco. Quando uma pessoa se apaixona, ela demonstra de um jeito estranho. Tem um olhar distraído e, praticamente, um coração estampado na testa."

"A vida é repleta de 'e se'. E se eu tivesse tentado? E se eu tivesse aceitado? E se eu tivesse questionado? ...E se eu tivesse vivido mais e pensado menos? E se..."

"A mágica da escrita é esta: posso me comunicar a qualquer horário com o outro, e ela faz o que quiser com aquilo. Acredito que esse é o grande fascínio que tenho com a informação e a literatura (mais com esta do que com aquela), porque ela me parece ser mais sincera e sensível."







7 comentários :

  1. não sou muito fã de crônicas, mas já vi tantas resenhas positiva deste livro que estou doida para ler!
    e essa capa, gente, o que falar desta capa? é tão linda que dá vontade de comprar e deixá-la em um quadro! *-*
    lindos quotes... tudo muito lindo! eu quero ;~~

    ResponderExcluir
  2. Oi Van*
    Essa capa é maravilhosa e desde o início eu fiquei bem curiosa para ler o livro. Agora sua resenha só aumentou minha vontade de ler.
    Eu adoro ler crônicas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Me encantei com a capa e adoro crônicas, contos.
    Achei super bacana as imagens e me deixou bem curiosa.
    Não conhecia, mas já anotei a dica. :)
    Resenha #155 - Cretina Irresistível - Beautiful Bastard - Livro 1,5 – Christina Lauren.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ui adorei! Com certeza vou lá conferir o site dela!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu gosto de crônicas e acho que são super bem-vindas. Já tinha lido sobre o livro e se tiver a oportunidade com certeza vou ler porque é uma boa experiência!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Faz um tempão que não leio cronicas.. Esse parece ser mt bom entao ta indo pra minha losta de desejados..
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa. Eu já fiquei com vontade de sair escrevendo só de ler a sua resenha, imagina se eu ler o livro mesmo! kkkkk :D Adorei e estou louca para ver o que você escreveu. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...