Sofia e Mônica - Leonardo Brasiliense - Editora Edelbra:


Sinopse - Sofia e Mônica - Leonardo Brasiliense

Esta é a história da Sofia e da Mônica, mais ou menos como elas contaram ao autor. Num mundo cheio de tentações, manter uma amizade verdadeira nem sempre é fácil, exige esforço de lado a lado, porque ninguém é perfeito, e é preciso lidar tanto com as nossas falhas quanto com as do outro. As Sofias e Mônicas de verdade podem ter muitas caras. São jovens que estão descobrindo as muitas relações que se pode travar pela vida e aprendendo a fazer as escolhas mais adequadas. O autor Leonardo Brasiliense, gaúcho de São Gabriel, também fez as fotos que ilustram o livro.

Minha Opinião:

O livro nos conta a história de duas adolescentes de quatorze anos que se conhecem desde os 10 e são melhores amigas desde então. Esta é a fase das descobertas, dos primeiros amores, dos muitos prós e contras de ser adolescente, dos dilemas, conflitos e disputas que existem não só na amizade, mas na própria casa e principalmente na escola.
Sofia e Mônica é narrado pelas protagonistas, ora por uma, ora por outra como se fosse um diário. Em cada página, os pensamentos, as ações, os devaneios e as confidências destas duas amigas que se descobrem apaixonadas pelo mesmo rapaz.


Nas férias da escola, Sofia vai passar duas semanas na casa de Mônica pois, seus pais foram viajar. Acontece que por conta de um entregador de xis e de gás, esta amizade inabalável é posta à prova e pode ser que ela não resista pois, nem sempre é possível optar por aquilo que realmente vale mais ou vale menos, ainda mais no caso de duas jovens que estão apenas dando seus passos iniciais em relação ao amor.
Pedro é o responsável pelas desavenças entre as amigas. Um jovem de olhos verdes, cabelo mais comprido do que curto, um pouco mais velho, que já trabalha, anda de moto e bebe cerveja. O clima pesou e a convivência já não é mais a mesma

" Desde que nos encontramos a Mônica foi isto para mim: um espelho. Se eu tivesse uma irmã gêmea, acho que is odiar. Tenho certeza. Mas com a Mônica estou falando de outra coisa. Nem sei dizer. É outra coisa." Sofia.


O autor mostra o quão delicada é a relação da amizade, ainda mais quando envolve amor, paixão, como é difícil compartilhar a vida e as experiências desta fase. Porém, me surpreendi ao me deparar com uma juventude um tanto quanto avançada, comparada com a que tive há alguns anos atrás, e o que me deixou mais impressionada, por assim dizer, é o fato de eu ser mãe de duas meninas pequenas e que quando chegarem aos 13/14 anos eu espero que o retrô esteja na moda e que os costumes tenham voltado à sua originalidade e normalidade!
O livro é atual, fala de facebook, notebook, bebida, drogas...


Eu já havia ouvido falar muito bem do autor e iniciei a leitura já imaginando que o livro iria me agradar muito, fiquei muito impressionada com a sensibilidade que o Leonardo possui para trabalhar o tema, fazendo deste, um livro muito cativante e que você não consegue largar. A trama ficou toda casadinha, bem explicada, ficando claro os sentimentos que envolveram nossas protagonistas do decorrer da leitura. Enfim, encerro esta resenha com gostinho de quero mais, espero ter novamente a oportunidade de conferir outros trabalhos deste ótimo autor!




Visite a Edelbra:






6 comentários :

  1. Achei um tema meio batido.. Mas adorei q tem ilustrações.
    Se eu tiver oportunidade quero ler..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,
    Adorei a premissa e a ideia das ilustrações.

    Parabéns pela resenha e já adicionei ele na estante. Espero ler algum dia.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    achei que pelos detalhes do livro fosse se tratar de uma trama homosexual :P
    bom, não conhecia nem o autor nem o livro ainda, mas adorei a ideia da trama e todas as imagens que o livro trás. deu um toque muito mais divertido né?!
    fiquei curiosa pela trama, pois parece ser muito boa!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Gostei da temática abordada pelo livro.
    E é bem assim, as vezes vejo minhas primas de 4 e 6 anos conversando e brincando e me fico imaginando como será quando tiver meus filhos...
    Gostei muito das fotos do livro, adoro fotos em preto e branco.
    Me interessei pelo livro!!!

    Parabéns pela resenha.

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi ^^
    A sinopse parece ser muito bacana, e que talentoso pois as fotos que ilustram o livro parecem ser linda!
    Eu entendo vc totalmente, não tenho filhas, mas oq vejo dessa geração é um avanço que me assusta! Espero que os bons costumem não demorem a voltar!

    tem postagem nova no meu blog
    te espero por la!

    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Van
    A premissa é interessante, gostei do tipo de história, parece ser um livro bom.
    Não conhecia o autor e nem o livro.
    Confesso que essa capa não me agradou muito.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...