Evelina - Frances Burney - Editora Pedrazul:


Sinopse:

Evelina é uma obra encantadora. Não foi à toa que Frances Burney, conhecida também por Fanny Burney, inspirou o estilo Jane Austen. A obra conta a história de Evelina, a filha adotiva de um reverendo, cuja mãe morreu pouco depois de tê-la dado à luz. As circunstâncias do seu nascimento são um tanto nefastas: a mãe foi enganada pelo pai, que a abandonou alegando nunca ter-se casado com ela. O livro, que é epistolar, trata-se de um período em que Evelina é requisitada para acompanhar os Mirvan – mais especificamente a única filha dessa influente família, que tem a mesma idade dela – em passeios diversos pelo interior da Inglaterra. Entretanto, durante esse período, é necessário que a família vá a Londres, viagem em que é pedida a permissão do reverendo para que Evelina também os acompanhe. Em Londres ela encontra pessoas de sua família que não conhecia e começa a reconstruir sua história de vida a partir desses encontros.

Minha Opinião:

Primeiro livro da autora a ser publicado no Brasil e que graças à Editora Pedrazul está hoje a disposição dos amantes de romances históricos!
Este livro foi escrito cerca de 30 anos antes da primeira obra de Jane Austen ser publicada, inclusive, foram suas obras que serviram de inspiração para a a famosa autora de Orgulho e Preconceito.
Evelina é todo em formato de cartas (epistolar) como se diz, eu particularmente gosto de livros assim, para mim fogem um pouco do rotineiro e dão um ritmo diversificado à leitura.



A obra se passa no século XVIII e nos conta a história da jovem Evelina de 18 anos que vive no interior da Inglaterra com seu tutor, o Rev. Mr. Villars, desde o falecimento de sua mãe. Este a cria como sua própria filha, o sentimento entre eles é recíproco. O pai da moça é um nobre, mas este nunca a reconheceu como sua filha.
Evelina vê seus dias mudarem de cor assim que recebe um convite por parte da família Mirvan a convidando para uma temporada em Londres na companhia da amiga Miss Mirvan. Mr. Villars reluta em permitir, mas depois de refletir chega a conclusão que sua pupila precisa conhecer um pouco do mundo fora do ambiente em que foi criada.



A história toma forma a partir da entrada de Evelina na sociedade londrina, uma moça simples, boa, humilde e carismática que é pura inocência e não imagina o quão diferente pode ser das pessoas que irá encontrar durante os próximos meses em Londres. Além disto, a menina não conhece nada sobre regras de etiqueta e este fato em especial desencadeará alguns maus entendidos que chegarão a ser engraçados. Eu por exemplo, classificaria este livro como sendo um "Chick - lit histórico", caso esta classificação existisse.
Equívocos à parte, Evelina fica encantada com este novo mundo que lhe é apresentado e não esconde seu deslumbramento mesmo que, algumas realidades que lhe são mostradas, não sejam exatamente o que ela espera por, não estar acostumada e não saber lidar com pessoas falsas, mentiras, ironias e coisas do gênero. Evelina não é humilde só em essência, mas também em posses, ela não possui riqueza e isto faz dela um alvo fácil para pessoas de caráter duvidoso. Aliás, nem parece que estamos falando do século XVIII, isto poderia muito bem estar acontecendo nos dias de hoje!


Vocês devem estar se perguntando se há romance na trama, sim, há, nada muito escancarado e de provável solução, mas Sr. Orville cumpre com seu papel nesta parte.
A narrativa é deliciosa com cada personagem muito bem delineado na trama. A diagramação do livro está perfeita, repleto de ilustrações lindas, sem falar no cheiro o exemplar possui.... Não sei bem como caracterizar este belíssimo livro, mas ficaria em algo como muito engraçado e também muito sério, é tão doce e ao mesmo tempo tão ácido, com momentos felizes e momentos não assim tão felizes, enfim, uma deliciosa contradição do início ao fim, contradição esta que detém todo o charme do livro e faz dele esta perfeição toda!
Eu adorei!!!!




                                                        http://www.pedrazuleditora.com.br/








10 comentários :

  1. Interessante o livro Vanessa, gostei da diagramação dele está bem bonita! Parabéns pela resenha ;)

    Convido você a conhecer meu cantinho e segui-lo se você gostar, bjão! ;)

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Van. Legal o livro. Não o conhecia, mas adoro livros históricos, então fiquei louca para ler. Realmente os mais humildes são os que mais legam passe de perna desde sempre! :P kkkkk Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui muito de romances históricos, talvez porque nunca me dei ao trabalho de ler. Mas achei a sinopse muito interessante!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    É um livro bem interessante, mas não faz meu estilo de leitura.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook
    Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia a editora, mas para que agora eu fiquei com muita vontade de ler esse livro. Principalmente quando eu li essa parte "Este livro foi escrito cerca de 30 anos antes da primeira obra de Jane Austen ser publicada, inclusive, foram suas obras que serviram de inspiração para a a famosa autora de Orgulho e Preconceito.", esse seria um dos motivos o outro por ser romance histórico e tal, curto esse tipo de livro. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah

    ResponderExcluir
  6. Uau, que legal! Confesso que infelizmente ainda nem cheguei a ler Jane Austen, mas um livro tão mais antigo que o dela também é muito interessante. O ambiente onde a história se passa deve ser bem característico, transmitindo cada detalhe da época bem vividamente ao leitor

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Começo de Tudo" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Achei a premissa interessante mas mesmo assim acho que este tipo de livro ainda nao me atraiu, acho que não achei o livro certo para mim ainda ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Fãnzona que sou de romances históricos, eu só poderia ficar eufórica com esta publicação!!! E a sua resenha assim tão positiva só me leva a crer que o livro é fantástico,ah, eu também adoro livros em formato de cartas.

    Laura

    ResponderExcluir
  9. Oi Van!
    Nossa, já quero o livro <3
    Bjks!

    ResponderExcluir
  10. seu blog é lindo e ameeeei as fotos, lindas

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...