Resenha: Quilômetros de Saudade - Angélica Pina:


Sinopse:

Daniela é uma jovem mineira que, durante uma viagem de férias a Natal, conhece Fernando. Os dois se entendem muito bem e iniciam uma amizade virtual, que não evolui porque, além da distância a separá-los, existe Jorge, o belo e atraente namorado da moça, por quem é apaixonada e que detém sua total lealdade. Fernando passa por um momento delicado após o fim de um relacionamento, por isso mesmo não representou durante a viagem nenhuma ameaça ao namoro de Daniela. Aproximando-se cada vez mais de Fernando, e após sofrer uma decepção com Jorge, Daniela um dia se vê apaixonada pelo amigo, mas sem coragem de se declarar e pensando sempre na questão da distância entre Minas Gerais e o Rio Grande do Norte, que os atrapalharia no caso de desejarem viver algo juntos e foi o estopim para o fim do namoro anterior dele. Até que ponto a distância geográfica realmente impede a plenitude de um sentimento?

Uma história sobre amor, decepção, redescoberta da felicidade e sobre como o conceito de distância tem diversos significados.


Opinião:

Que satisfação poder ler um livro que só nos traz coisas boas! Sentimentos bons, ótimas sensações!!! Esta é a realidade acerca de "Quilômetros de Saudade". Em verdade eu já imaginava que fosse gostar do livro, só não fazia ideia do tanto que iria gostar. Eu sei que isto pode parecer e provavelmente parece totalmente clichê, mas não tinha como fugir descrição pois, o livro é um sonho do início ao fim.

Aqui temos a história de Daniela, uma jovem de 24 anos que mantém um namoro recente e muito apaixonado com Jorge, um rapaz que trabalha perto do local onde ela trabalha. Daniela está completamente rendida por ele pois, o acha lindo e atencioso.
Jorge está fica em Minas Gerais enquanto Dani vai para Natal passar as férias com suas duas melhores amigas Letícia e Aline. As duas meninas são solteiras e pretendem aproveitar os dias de descanso para curtirem bastante enquanto que Daniela só quer sombra, água fresca, livros e pensar em Jorge. Dani acredita que Jorge é tão apaixonado por ela quanto ela é por ele e portanto, nem cogita a ideia de conhecer outros rapazes assim como suas amigas logo fazem.


Na verdade, é por meio de Daniela que Letícia e Aline encontram seus respectivos amores de verão, é que enquanto elas estão na balada dançando e se divertindo, Dani está quieta no seu canto quando conhece Fernando, um rapaz extremamente educado que parece estar tão deslocado quanto ela. Acontece que Fernando está sofrendo por amor, ele terminou recentemente um namoro longo com uma menina pela qual gostava muito, mas que foi morar muito longe. Daniela logo se solidariza com ele e começam então a bater um papo agradável.
Fernando é de Natal e está hospedando seus dois primos por uma semana. Letícia e Aline simpatizam com os meninos assim que os conhecem e nada as impede de aprofundar a recente amizade.
No dia seguinte à balada, os novos amigos combinam de fazer um tour por Natal tendo Fernando como guia turístico já que ele é o único que mora no local. É inevitável a amizade que Dani e Fernando constroem, os dois parecem se entender perfeitamente bem e terem gostos bem parecidos, logo, quando as férias das meninas terminam e elas precisam retornar a Minas, Dani e Fernando continuam mantendo contato constante pela internet. Na verdade, ela o vê quase como se fosse uma das meninas pois, faz confidências como se estivesse conversando com suas amigas e da mesma maneira procede Fernando que, também conta muitas coisas da sua vida à Dani.
Quando Dani acaba por descobrir uma grave traição de Jorge e fica na maior fossa, é o amigo quem a ajuda a tentar superar o baque sofrido.


O destino resolve brincar com o casal de amigos quando Fernando é selecionado para fazer um curso de fotografia (sua paixão) nos Estados Unidos por 06 meses. Antes de embarcar para os "Estates", ele faz uma parada rápida de duas horas por Minas Gerais para rever a amiga. Dani e Fernando encontram-se no aeroporto mesmo e na hora dele embarcar rumo à São Paulo/USA, Fernando entrega um pacote para Dani e pede para que ela abra somente quando ele já tiver embarcado no avião. Claro que ela não aguenta a curiosidade e no estacionamento mesmo ela abre o pacote e tem a maior surpresa da sua vida ao se deparar com uma declaração de amor do amigo para ela.
Daniela que já há algum tempo vinha se sentindo diferente em relação ao amigo, nem pensa duas vezes e sai correndo temendo não dar tempo de vê-lo antes do embarque. Felizmente ela chega a tempo no terminal e assim como ele fez com ela, Dani pega Fernando mais de surpresa ainda ao tascar-lhe um beijão apaixonado de deixar qualquer leitor suspirando por minutos....Poréeeeem, o menino está indo para os Estados Unidos e este curso é importantíssimo para ele, portanto, não há o que fazer, eles precisarão ficar estes 06 meses separados de qualquer forma e tentar superar os quilômetros de distância que os irá separar.
Vale lembrar que Fernando terminou seu último namoro mesmo gostando muito da menina pelo fato dela ter se mudado para longe e ele não acreditar em relacionamentos à distância, será que com Daniela será diferente? Será que o amor que os uniu terá forças suficientes para remediar o tempo e a distância? Por quantos percalços o casal irá passar buscando afirmar o sentimento que sentem um pelo outro? E Jorge, será que Daniela realmente esqueceu seu ex namorado?
São muitas perguntas que só poderão ser respondidas ao lerem o livro que, vocês devem ter percebido, é lindo demais, de um amor puro e verdadeiro que chega a ser poético. A gente nem diz que este é o primeiro livro da autora devido á sua escrita perfeita e toda casadinha, nada fica fora do lugar, tudo tem início meio e fim. Espero que ela não pare de escrever e possa nos brindar com muitas obras tão lindas quanto esta.

"Tenho tido tanto medo do futuro Fê!... O futuro não nos pertence, mas, se eu puder escolher, quero que você faça parte do meu" Pág 95.

"Quando a gente ama, não importa se a pessoa mora a duas ruas de você ou a milhares de quilômetros de saudade. Distância torna-se algo tão relativo e a gente aprende a dar valor para outras coisas. Tem uma frase famosa que diz: "Para estar junto, não é preciso estar perto, mas sim do lado de dentro".  Pág 166.


****************************

OBS: O livro é regado a Marisa Monte, com sua voz doce e sensual que, eu assim como os protagonistas, adoro!!


             


Conheça mais sobre a autora Angélica Pina e sua obra:





Obrigada pela visita!!




 http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2015/02/top-comentarista-do-blog-do-balaio.html


14 comentários :

  1. Oi, Van!
    Primeiramente, estou apaixonada por suas fotos, adoro esse ambiente <3 Sobre o livro, infelizmente ele não me chamou muita atenção, apesar de interessante. Bom saber que você gostou :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que fotos mais lindas mesmo, que cenário e as cores...tudo muito bonito.
    Bom, eu não conhecia o livro, nem a autora, por isto agradeço muito aos blogs que se dedicam a divulgar a literatura nacional, o seu por exemplo.
    Eu amo romances e normalmente me perco nestas histórias, sou dessas que pega um livro e fica horas com ele lendo sem parar. Tenho certeza de que esta história é linda. Parabéns pela resenha.
    OBS: Vou participar do seu Top Coment's.

    Laura Oliveira Sander.

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!!!!!
    Saudade de passar por aqui!!!
    Não conhecia o livro, é bom mesmo quando lemos algo que nos trás ótimas sensações, eu tenho lido livros bem pesados, e as vezes é bom ler algo como "Quilômetros de saudade". Tua resenha ficou linda e eu fiquei encantada, gostaria muito de ter a oportunidade de ler esse livro.
    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Muuuuito obrigada pelo carinho em suas palavras, Vanessa!!! E essas fotos? Maravilhosas! Arrasou! Bjooo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa!
    Primeiramente adorei ver (ouvir) a Marisa adoroo!
    Bem este livro não conhecia mas a sinopse me atiçou e a sua resenha completou a vontade em lê lo já estou acrescentando em minha listinha literária que só faz crescer.Adorei as otos o post ficou bem charmoso.
    Beijokas e feliz semana.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, gostei bastante da história. Me identifiquei em muitos pontos, pois e meu namorado também moramos longe, e fomos confidentes antes de começar o nosso relacionamento, a declaração dele me pegou completamente de surpresa, apesar de eu já nutrir um sentimento diferente por ele. Preciso desse livro pra ontem! A distância é realmente um grande obstáculo, mas o amor vence tudo, espero que os personagens entendam isso também! Adorei a resenha, e as fotos ficaram bem interessantes!

    ResponderExcluir
  7. Vanessa linda, me perdoe por estar sumida, foi corrido esse final de semana.
    Adorei a resenha, eu também li a algum tempinho esse livro e é um encanto.
    Uma leitura doce que nos arrebata o coração.

    Beijinhos e uma ótima semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/unboxing-joia-rara.html

    ResponderExcluir
  8. Ai que bacana, esse livro parece ser mesmo muito bom. Me responde logo as suas perguntas, vai. Tô roendo as unhas de curiosidade.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa!

    Parabéns pela resenha! Ficou ótima! Eu não conhecia o livro, e ao ler a sinopse não demonstrei interessa... mas a sua resenha... o modo como você falou, como você elogiou a história e destacou alguns pontos me deixou suuupeeer curioso! Já ta na listinha - que, por sinal, está enorme.

    Bjs e abs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Vanessa tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante e acho que a distancia não impede nada, apesar de difícil, boa dica....abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Van!
    como boa apaixonada e romântica fiquei interessadíssima pelo livro.
    Gostaria de saber o que acontecerá com Dani e Fernando e claro, com o traíra do Jorge.
    Achei lindo o local onde fotografou o livro e o binóculo deu um charme a mais.
    Uma semana tranquila, carregada de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não tinha ouvido falar desse livo ainda.. porém achei muito legal ele se passar em território nacional. Acho muito importante valorizarmos autores nacionais, estou tentando aumentar os autores brasileiros na minha estante, e esse livro com certeza vai entrar na listinha de desejados hehe

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Não curto muito essa temática, porque não acredito em relacionamentos à distância, então não tenho muita pretensão de ler esse livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi, Vanessa.

    Primeiramente, as fotos do livro estão lindas! *-* Adorei. E esse parece ser um daqueles romances que te deixa com a taxa de açúcar alta no sangue, rs. Sinceramente, eu não curto muito esse estilo e também não acredito em relacionamentos à distância (eu sei, eu sei, que falta de confiança no amor, certo?!). Mesmo assim... Ótima resenha!

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...