TAG: Matérias Literárias!





Olá!!

Carnaval no finalzinho e já está na hora de pensar no volta as aulas. Por isso, decidi criar uma TAG com esse tema. Até procurei no youtube se alguém fez alguma coisa parecida mas não achei.
Fiz uma seleção das matérias principais que estudamos na escola e vou relacionar cada uma com um livro.
Espero que gostem. =)


1) Matemática: Um livro que a maioria crítica. 


Quem nunca criticou, ouviu ou leu uma crítica sobre crepúsculo?
Como a matemática, crepúsculo é criticado por várias pessoas que nem conhecem seu conteúdo direito.
Li o livro quando tinha 17 anos e não tenho vergonha nenhuma em dizer que gostei. É lógico que não é o melhor livro do mundo, mas também não é tão ruim assim. Hoje se eu fosse ler, provavelmente, não iria gostar por causa da escrita sem grandes diálogos. Acredito que para tudo tem um tempo certo e não é diferente com os livros. Você não pode esperar que um adulto goste de um livro para adolescente assim como não pode esperar que uma criança goste de "Os Lusíadas".



2) Português: Um livro com uma escrita difícil de ser lida. 


Decidi deixar os grandes clássicos fora deste post para poder dar espaço aos livros mais novos.
O livro "Zero Zero Zero" é um relato de um jornalista sobre o tráfico de cocaína. A história sempre me chamou muita atenção pelo fato de o Roberto Saviano ser um jornalista investigativo. Comecei a ler super empolgada mas, depois de algumas páginas, fiquei com preguiça do livro.
A escrita é cansativa e o início não é nada inspirador. Mas, pretendo continuar a leitura porque fiquei muito curiosa com o tema. rss

Sinopse: "'Zero Zero Zero' é a mais fina, pura e cara farinha de trigo, bem como a gíria pela qual os traficantes europeus se referem à cocaína de melhor qualidade. Em seu livro mais recente, Roberto Saviano traça um painel impressionante de como o pó branco liga as principais praças comerciais do mundo e impõe suas tenebrosas regras, seus códigos morais e exércitos, direta ou indiretamente, a todos nós. 
Da Calábria ao México, da selva colombiana à Rússia, do Brasil às ruas de Londres e Milão, o premiadíssimo escritor italiano revela os segredos internos e as conexões deste que é possivelmente o mais lucrativo dos mercados globais, e demonstra o fato terrível de que ninguém escapa de seus tentáculos. Ameaçado de morte depois de sua reportagem de fôlego sobre a máfia napolitana, a Camorra (livro posteriormente adaptado, com grande sucesso de bilheteria, para o cinema), Saviano vive há mais de oito anos em endereço desconhecido, sob vigilância cerrada, 24 horas por dia. Nesse período, ganhou intimidade com as polícias e agências de inteligência ao redor do mundo, que lhe franquearam acesso a informações privilegiadas para a redação de 'Zero Zero Zero'. O resultado é não só uma radiografia da “grande corporação” da droga como uma reflexão profunda sobre a eficácia de um combate inglório a esse produto de demanda incessante."



3) História: Um livro que conte a história real de alguém ou de um lugar.


Está biografia está na minha estante a uns 2 meses e ainda não tive tempo de ler. A história parece ser bem legal e minha intenção é que até no meio do ano eu já o tenha lido. 

Sinopse: "A Imperatriz de Ferro - Não há dúvida de que a imperatriz viúva Cixi (1835-1908) é a mulher mais importante da história chinesa. Tendo governado o país por décadas, ela hoje é considerada a principal responsável por ter conduzido o império medieval à era moderna. Aos dezesseis anos, numa seleção nacional para acompanhantes reais, Cixi foi escolhida para ser uma das concubinas do imperador. Quando ele morre, em 1861, é o filho de cinco anos de ambos que assume o trono. Mas a imperatriz organiza um golpe contra os regentes indicados pelo marido e passa a ser a verdadeira líder da China. A biógrafa Jung Chang descreve com toda vivacidade a luta de Cixi contra os enormes obstáculos que precisaram ser derrubados para mudar o império chinês. Ela foi a responsável por implantar os atributos de um Estado moderno, como a indústria, ferrovias, eletricidade e novos armamentos, e mesmo por avanços como a abolição de torturas milenares e o reconhecimento dos direitos das mulheres. A autora desmonta, portanto, a visão tradicional de que a imperatriz viúva não passava de uma déspota sanguinária e conservadora. Baseada em documentos fundamentais que só ficaram disponíveis recentemente, esta biografia veio para o entendimento sobre um período crucial da história da China e do mundo. Narrado num ritmo rápido, é tanto um panorama do nascimento de uma nação moderna como o retrato íntimo de uma grande mulher."



4) Biologia: Um livro que tenha animais.


Por que escolher cachorro e gato quando se pode escolher dragões?!? =)
5º livro da série "Crônicas de Gelo e Fogo". Simplesmente perfeito.



5) Física/Química: Um livro que você leu mas que não se lembra de (quase) nada. 


Geralmente eu sou boa de memória mas, com o Dexter foi diferente. Na verdade não é que eu não lembre a história. O problema é que sempre fui muito fã da série e li o livro a muitos anos. Quando tento me lembrar do livro puro e simples, não consigo. Sempre me vem a mente o que aconteceu na série e não no livro. Indico tanto livros como a série de TV. Adoro Dexter. =) =) =)



6) Geografia: Um livro em que a história se passe em um país/cidade pouco conhecido.


Meu atual livro de cabeceira. Segundo livro da série "Outlander" que se passa nas terras altas da Escócia do século XVIII. Estou simplesmente apaixonada por essa série e indico a todos. A escrita, história, romance... tudo é muito bom.

                                                                           .'''...'''...'''.


Bom, é isso.
Como esta foi a primeira TAG que eu crei decidi TAGUEAR os fofos dos blogueiros que comentaram nos meus últimos 2 posts aqui do blog (Livros Lidos em Janeiro e Lançamento Intrínseca Jojo Moyes)
Obs: Inseri aperas os que colocaram o link do blog no comentário. 

Willma Alves - Blog Palavrear-se
Jéssica Ribeiro - Blog Descrevendo Nuvens
Kétrin Galvagni - Blog O Teorema da Leitura
Marco Antônio - Blog Devorador de Letras 








26 comentários :

  1. Oi Clarissa!
    Bem inteligente sua Tag. Logo responderei.
    Agradeço ter lembrado do bloguito, obrigada.
    Carnaval com leitura E PAZ NO CORAÇÃO!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei a tag e vou adorar responde-la! (:
    Adorei suas resposta, principalmente para a escolha de um animal, nada melhor do que dragões haha Adorei o que você disse sobre Crepúsculo, eu penso o mesmo, há alguns ano eu li e adorei, mas tenho certeza que não iria gostar se lesse agora haha
    Não conhecia essa biografia e fiquei interessada.

    Beijos!
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      Me avise qdo responder. Beijos

      Excluir
  3. Ai que tag legal, adorei ela. Realmente a saga da Steph é alvo de muitas críticas, tanto positiva, quanto negativa. É horrível quando lemos um livro e não se lembramos depois de um tempo do que aconteceu na história! :/
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi. Que bacana a tag, bem criativa.
    Eu tbm li Crepúsculo faz tempo e gostei, mas hoje já é um livro que eu não leria. Nem terminei de ler a série porque já não estava gostando, mas não falo mal pq na época eu gostei então não tem motivo.
    Amo Dexter e o primeiro livro e bem parecido com a primeira temporada, a partir do segundo que fica completamente diferente. E eu sou dona de esquecer as coisas que eu li, as vezes lembro do que se trata e tal, mas o que acontece e como se desenvolve a história não =/
    Comecei o primeiro de Outlander hoje, espero gostar da série tbm.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Clarissa
    Gostei muito da TAG Matérias Literárias e muito interessante.
    A série Outlander estou no primeiro livro A Viajante do Tempo e é muito boa mesmo.
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  6. não tenho vergonha em dizer que li e amei Crepúsculo, pois foi este livro que impulsionou a gostar de ler...
    sempre que eu tinha que esperar o próximo livro lançar eu pegava outros para ler, e foi assim que peguei gosto pela leitura!
    eu também li Dexter há séculos atras, antes mesmo de começar a ver a série... então nem lembro da trama dele direito. mas eu, diferente de você, tenho a memória bem fraca para lembrar das tramas hehe ;$
    Outlander eu ainda não li, mas a trama dele parece ser ótima. só vi comentários positivos dele até agora ;~~
    adorei a tag! :D

    ResponderExcluir
  7. Aaaii que bacana! Curti, olha!

    Sabe, no do livros com animais... acho que vou colocar um com dragões também :v haha, agora acho que nunca li nenhum livro de biografia :/

    Vou ver aqui se acho, haha.

    Bjs e obrigado pela indicação! *-*

    Abs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Clarissa,

    Muito legal essa TAG e acho difícil escolher alguns livros, mas vou pensar bem na minhas respostas, gostei das suas e realmente crepúsculo pode não ser um ótimo livro, mas vi muitas pessoas começarem a ler por causa dele.....reponderei já essa TAG, obrigado por indicar....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,boa tarde!
    Esta tag é bem bacana néh.Eu adoro as Crônicas de gelo e fogo,Outlander é um dos meus queridinhos.
    tenha uma ótima quarta feira

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha visto essa tag, achei muito criativa, adorei suas respostas, desses livros ´so li Crepusculo.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainan,
      Vc nunca viu a TAG pq foi eu q criei kkkkkk
      Fico feliz q tenha gostado. =)

      Excluir
  11. Oi, Clarissa!

    Pois é, carnaval acabando e eu não aproveitei nadinha, só estudando (minhas provas na faculdade começam amanhã, mimimi). Adorei a TAG! Ri demais. Crepúsculo como matemática fez todo o sentido pra mim, não gosto dos dois, kkk. Eu comprei os cinco livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas ainda não consegui terminar o primeiro (o começo é tão chatinho, kkkk). E Dexter, meu Deus! AMO a série! O final me fez chorar horrores. Mas nunca li nenhum livro e eles já estão na minha lista há um tempão (eu sempre acabo comprando outros). Outlander também está na minha lista, basicamente por causa da série (que eu estou amando e não vejo a hora de sair dessa pausa gigantesca que deram).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Clarissa, tudo bom?
    Amei essa tag que você criou! Fiquei com vontade de responder, me autoriza?
    Bem, sobre as respostas, Crepúsculo é total matemática rs. O povo tem muito preconceito com os livros, quando eu li gostei também, inclusive, pelos personagens secundários, mas, não faz diferença né?! rs
    Adorei o post!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, é claro que autorizo a responder rsss é mto legal saber que vc gostou da TAG.
      Só me avisa pra eu poder ver suas respostas. =)
      beijos

      Excluir
  13. Oie
    Achei super criativa essa ideia de relacionar as materias com livros.
    Gostei de suas escolhas.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Já vou responder. Vai sair no post do dia 22/02 :D
    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda de vc =)
      Dia 22/02 vou te visitar lá no blog.
      Beijos

      Excluir
  15. Poxa, muito legal sua tag, achei super inteligente os tópicos e as ligações que tu fez com os livros. Se me der licença, pretendo responder no blog também hahaha Confesso que já critiquei bastante Crepúsculo, mas eu li o livro, e simplesmente não consegui engolir a forma como a autora construiu os personagens, principalmente os vampiros. Por gostar bastante dessas criaturas, geralmente sou bem exigente e tenho ótima referências, então já viu hahahaha Gosto bastante de Dexter também, tanto dos livros quanto da série, e entendo que tu confunda tudo hahahaha
    http://livroosviajantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz q tenha gostado. =)
      Assim q vc postar a TAG vou visitar seu blog e ver as respostas RSS
      Beijos

      Excluir
  16. Oi Clarissa,
    Muito bacana a Tag. Criativa.
    Eu gosto muuuito de matemática, MAS Crepúsculo não kkkk.
    Espero ler Outlander em breve, essa viagem parece ser excelente.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  17. Clarrissa adorei a tag e vou pedir autorização a você para fazer la na Cabine.
    E acredita que tem milhares de livros que li que não lembro de nadinha de nada kkkk

    Beijos e bom final de semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/tag-livros-opostos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É claro que pode fazer. Vou adorar ver suas respostas. =)

      Excluir
  18. Super concordo sobre Crepúsculo, nunca vi um livro tão criticado até hoje.
    Tirando os filmes, as pessoas falavam tão mal deles que eu ficava com vergonha em dizer que gosto <3
    Mas isso já passou

    ResponderExcluir
  19. Olá Clarissa :D
    Achei a tag muito, muito inteligente e divertida.. respondi lá no blog e espero que gostes :3
    Eu tenho vontade de reler crepúsculo e o resto da coleção que nunca li até hoje, mesmo com o que as pessoas falam..
    https://leiturafotopoesia.wordpress.com/2015/03/19/tag-materias-literarias/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...