O Estranho Ano de Vanessa M. - Filipa Fonseca Silva:


Sinopse:

"Quando entrou no carro naquela tarde de Inverno, Vanessa não sabia que estava a embarcar numa viagem sem retorno. Uma viagem interior, que pôs em causa todas as suas escolhas e, acima de tudo, toda uma vida construída em torno das expectativas e opiniões dos outros.
Fluido, divertido e fresco, O Estranho ano de Vanessa M. conduz-nos nessa autodescoberta de 365 dias e faz-nos refletir sobre o poder que temos de, a qualquer momento, colocar tudo em questão, através de episódios trágicos e cómicos que envolvem uma mãe controladora, uma tia hippie, um casamento entediante, um chefe insuportável e uma amiga que não sabe quando se calar. Porque a busca da felicidade não tem prazo e a chave para abrir essa porta está dentro de nós.
Uma nova voz irrompe na cena literária portuguesa, leve, despretensiosa, crua, divertidíssima e incrivelmente humana."


Opinião:

A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi obviamente o título, já que assim como a protagonista, também me chamo Vanessa M. Portanto, não hesitei em entrar em contato com a autora, que por sinal é Portuguesa, e solicitar parceria com ela, minha vontade de ler o livro era imensa! A Filipa me enviou o ebook e eu comecei a ler no mesmo dia, qual não foi a minha felicidade quando já nas primeiras páginas eu percebi que o livro era exatamente tudo o que eu esperava e ainda muito mais.

Vanessa é uma protagonista a beira de um ataque de nervos que, está enfrentando diversos dilemas após 10 anos de casamento, tendo uma filha de quase 08 anos, um emprego insatisfatório, relação nula com a própria mãe e praticamente nada de amigos, a não ser Diana, uma chata que não esconde a inveja que sente da vida 'perfeita' de Vanessa.

Nossa protagonista, depois de um descontrole, um ato impensado, precisa tratar-se durante 40 sessões com um psiquiatra e contar a ele todas as suas angústias, é na verdade uma ordem judicial. Conforme as sessões vão ocorrendo, vamos conhecendo sua vida, com alguns pulos na história, ou seja, hora estamos no seu presente, hora no passado mas, tudo de forma bastante organizada para não deixar o leitor perdido e ao mesmo tempo deixá-lo a par de todos os acontecimentos que levaram Vanessa ao ponto em que chegou e também sua evolução, o que ela vai aprendendo conforme se desenrola o ano mais estranho da sua vida.


Ela ama seu marido e sabe que ela a ama também, é um homem extremamente dedicado e apaixonado que faz tudo por sua família. A filha Mimi é um doce de menina, não dá trabalho e é bastante obediente porém, mesmo com esta imagem de família de comercial de margarina, ela acredita faltar algo na sua vida, uma emoção a mais, um sentido e, sem pensar muito nas consequencias, decide sair de casa abandonando marido e filha para enfim, descobrir o que lhe falta para ser realmente feliz.

Ela vai morar com a tia que, leva uma vida totalmente alternativa, uma hippie da terceira idade muito divertida e realista, uma pessoa positiva que sempre vê o lado bom de tudo, é a minha personagem favorita do livro. Com ela Vanessa passará bons momentos e terá a oportunidade de experimentar acontecimentos novos e inusitados além de chegar a um consenso sobre sua vida, sobre o que acha ser melhor para si e para aqueles que sempre a amaram e muito sofreram com sua decisão intempestiva.

Enfim, temos aqui um livro repleto de conflitos, uma ficção muito bem escrita, cheia de humor além do drama vivenciado pela personagem, uma trama para ser lida e avaliada, onde, é praticamente impossível o leitor não se identificar em algum ponto (ou mais de um). Sem dúvida uma das leituras favoritas do ano. Só tenho a agradecer à autora pela oportunidade de ler seu livro. Uma história incrível e que eu recomendo de olhos fechados!!!

Adquira o livro:


Blog da autora:





10 comentários :

  1. Gostei muito do enredo e da capa do livro, tá aí uma história que eu adoraria ler! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o enredo do livro!!
    Gostei e fiquei bem curiosa :)
    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que linda a capa, na verdade as duas. Eu adoro livros que tratam do psicológico humano de forma leve e bem humorada. Sem dúvida, uma leitura agradável. Parabéns pela resenha.

    Beijão da Laura.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da trama, as capas são lindas, por conta da resenha fiquei com muita vontade de ler. Gosto de livros assim, que faz o leitor sentir as emoções do personagem.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Van!
    Esse titulo e capa tbm chamaram muito minha atenção. E pela sua resenha o livro parece ser ótimo. Gosto de ler livros mais maduros com contexto familiares.
    Vou tentar achar o livro para ler.
    Van, vc anda lendo bastante e-books né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu também gosto muito destes livros cujas personagens saem em busca de si mesmas, de suas descobertas, de novos rumos. Livros fortes e ao mesmo tempo leves. Sempre foi meu tipo de leitura. Obrigada pela dica. Carina Poeta.

    ResponderExcluir
  8. Oi Van!
    Nossa, anotada a dica, não conhecia esse título \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Van lindona, ainda não conheci este livro... Mas me chamou a atenção, afinal, quem não passa pelo momento Vanessa não é mesmo?!
    Ótima resenha, muito bem redigida por sinal, mas isso nem é novidade, já que adoro suas resenhas.


    Beijos querida e até mais.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/parceria-simone-taietti.html

    ResponderExcluir
  10. Van!
    Que coincidência a protagonista ter o mesmo nome que o seu, achei a sincronicidade e interessante.
    Pois é, por vezes ter tudo certinho causa insatisfação nas pessoas, nem sei porque.
    Gosto de livros que analisam a personalidade e a vida das pessoas.
    Já me identifiquei com a tiazinha, ela deve ser bem feliz!
    Domingo com muito descanso e amor no coração.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...