O Grande Ivan - Katherine Applegate - Editora Novo Conceito:


Sinopse:

O Grande Ivan - Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?


Opinião:

Só o fato da gente saber que o livro é baseado numa história real já dá um aperto no coração... sou meio (muito) sensível quando o assunto são os animais...
Então, Ivan foi um gorila resgatado de um shopping falido onde passou toda sua vida (27 longos anos) numa jaula apertada longe dos outros de sua espécie e era conhecido por "Gorila do Shopping". O Ivan verdadeiro gostava de arte e de pintar quadros, viveu ali até ser transferido para o Zoológico de Atlanta devido aos protestos da população. Katherine (a autora), muito sensibilizada com a história do gorila, decidiu levar a trama às páginas deste livro que ao mesmo tempo que nos interte, nos emociona.



O Ivan do livro presenciou a morte de sua família pelas mãos dos homens e depois foi levado para morar na cidade, ambiente totalmente desconhecido e para ele muito mais selvagem do que a própria selva.
Cresceu entre os humanos e acabou por esquecer os hábitos naturais à sua espécie. Foi colocado como a principal atração de vários eventos com outros animais que assim como ele mal sabia o que estavam fazendo ali, suas jaulas são chamadas por Ivan de 'domínios'. O Ivan do livro também é um artista e seus quadros são vendidos na loja do shopping.



"Os humanos parecem nem sempre reconhecer meus desenhos. Eles ficam vesgos, inclinam a cabeça, murmuram. Eu desenho uma banana, uma banana perfeita e adorável, e eles dizem: - É um avião amarelo! - ou : - É um pato sem asas! Tudo bem. Eu não desenho para eles. Desenho para mim mesmo." - pág. 26

A vida pacata de Ivan começa a ganhar um novo sentido com a chegada de Ruby, uma filhotinha de elefante que está totalmente perdida e tem no gorila um forte aliado para sua proteção e sobrevivência. Ruby vem de um circo onde foi domesticada. Sua chegada faz com que Ivan comece a perceber que o shopping não é o habitat natural de nenhum daqueles animais que ali vivem e passa a alimentar a ideia de que Ruby, por ser ainda um filhote, pode ter uma vida melhor que a sua e a de seus companheiros. Através de seus desenhos, ele fará o possível para que a elefantinha possa ser transferida para o zoológico que, mesmo não sendo o ideal, é melhor do que o local onde estão no momento.



Assim que o livro chegou aqui para mim, eu prontamente o classifiquei como um livro infantil porém, ao dar uma chance à leitura, já nas primeiras páginas pude perceber que é uma trama feita para todas as idades.
Os personagens são incríveis e extremamente cativantes. Ivan supera todos é claro, com seu jeitão todo amoroso e sensato, consegue um grande feito na vida de seus companheiros.
Além dos animais, temos também Julia, a filha do zelador, criança muito sensível e que entende como ninguém os bichos. Julia é um amor e demonstra todo seu carinho para com os bichinhos que retribuem o sentimento.

“Os humanos sempre têm um cheiro estranho quando existe alguma mudança no ar. É um cheiro como o de carne estragada. Com um toque de mamão” (p. 66).

É simplesmente impossível não se emocionar com este livro, os sentimentos ficam à flor da pele e para completar, a diagramação é tão perfeita que dá vontade de mostrar pra todo mundo. Chorei nas últimas páginas, foi inevitável…Não vejo a hora da minha filha se interessar de verdade por leitura, este será um dos primeiros livros que indicarei a ela!!! Aliás, indico a TODO MUNDO!


Visite:







5 comentários :

  1. Oi Vanessa,
    desde que este livro foi lançado eu tenho curiosidade em ler ele.
    adoro tramas assim que tenham animais e que são baseadas em fatos reais... e aqui temos as duas né hehe
    é uma trama bem diferente do que eu já li, mas parece ser bem bonitinha *-*

    ResponderExcluir
  2. Amei os seus gorilas de pelúcia, eles são encantadores! *-----*
    O enredo é muito interessante e eu fiquei com muita vontade de ler, pois amo bichos e amo histórias baseadas em fatos reais. Ótima dica! ♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais, uma história muito bonita e os desenhos também são bem legais, igualmente a você indicarei para a minha filhinha.....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Van
    Vejo todo mundo falando super bem deste livro e só fico mais curiosa...
    Ai, suas fotos ficaram show!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Van!
    Fiquei bem encantada com o livro também.
    Ri, chorei e me emocionei com tudo que acontece a Ivan e seus amigos.
    Os animais mexem comigo também e se sofrem maus tratos, fico bem indignada.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...