Maria Borralheira - Coleção Quem Foi Que Disse - Rosana Rios - Editora Edelbra:


Sinopse:

Maria Borralheira - O que Borralheira pensava sobre a madrasta e por que razão não seguiu os conselhos de sua vaquinha? Que explicação tem a madrasta para transformar sua enteada em criada?
Uma mesma história pode ser contada de muitas formas. Depende de quem conta o conto...


Opinião:

     Esta é a conhecida história da Cinderela, ou melhor dizendo, "Gata Borralheira" porém, como diz a autora Rosana Rios, aquele que conta a história sempre acrescenta, muda ou tira algum detalhe, portanto, lhes apresento Maria Borralheira sob um nova óptica, a óptica de sua narradora:


     Maria vive apenas com o pai desde a morte da mãe. Como herança, a ela herdou uma vaquinha mágica que além de possuir poderes semelhantes aos de uma fada madrinha, ainda fala com a menina.


     Vizinha à casa da família, havia uma senhora viúva com suas duas filhas com a mesma idade de Maria. A Senhora, com segundas intenções, forjou uma amizade entre as filhas e Maria para que desta forma pudesse se aproximar do pai da pequena órfã. Maria frequentava constantemente a casa das vizinhas e era sempre muito bem tratada, um dia, por influência da mulher, propôs ao pai que ele se casasse com a mãe de suas novas amigas, a princípio ele não foi a favor, mas de tanto a filha insistir acabou cedendo e aceitando o casamento mesmo achando que não seria um bom negócio para a filha e que depois que se mudassem para a mesma casa ela não seria mais tão bem tratada pela madrasta.


     Pois foi exatamente o que ocorreu, assim que o casamento se concretizou, Maria passou a ser tratada como criada e de forma alguma era aceita como membro da família, como o pai viajava muito, não presenciava os maus tratos que a filha sofria.


Porém, tudo muda por intermédio de sua vaquinha de estimação que, fazendo o papel de fada madrinha, garante o futuro que Maria sempre mereceu e consequentemente também dá um jeito na madrasta e em suas filhas malcriadas.


     Enfim, como vocês puderam perceber, existem algumas diferenças entre a história mundialmente contada e esta que vocês estão conhecendo agora pois, "quem conta o conto sempre aumenta um pouco". A essência é a mesma de Cinderela, mas o contexto sofreu algumas alterações que no final das contas levou a protagonista ao mesmo destino.


    Adorei a ideia criativa da autora, não só eu, minhas filhas também gostaram muito e já me pediram para recontá-la. Outro ponto positivo são as ilustrações belíssimas, tirei fotos de algumas para vocês poderem conferir.
     Parabéns à Rosana e à Editora Edelbra pela iniciativa!!!


Visite a Edelbra:








11 comentários :

  1. oi Van!
    Nossa, gostei da ideia, muito boa \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Que ilustrações lindinhas! Eu gosto bastante de livros ilustrados para passar o tempo (geralmente tem pouco texto) e adorei sua resenha sobre esse!

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de "novas roupagens" para histórias mega conhecidas, mostra o quanto elas ainda tem potencial....Gosto da Cinderela, mas não morro de amores kkkkk, achei essa edição bem lúdica, eu nunca ouvi falar, mas gostei! ♥
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super interessada! Amo Adaptações e ainda mais com histórias que cresci ouvindo. Quero ler!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Van!

    Nossa, que proposta bacana! Achei muito interessante poder ver o outro lado da moeda, sem contar que a edição está muito bonita, né?!

    Beijão,

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag

    ResponderExcluir
  6. Oi Van
    Fiquei bem curiosa para conhecer este livro, essa história. O livro parece ser lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa Van, que livro lindo!!! Acho muito legal esses livros que juntam imagens com a história, fica muito atrativo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Vanessa,

    Não conhecia esse livro, gostei demais da sua resenha e como sempre as ilustrações da editora são ótimas, com certeza seus livros merecem atenção...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Van!

    Adorei o post. Deu muita vontade de ter esse livro. Adoro figuras e AMO contos de fadas!!

    beijos

    http://livroeneblina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Van!

    Adorei o post. Deu muita vontade de ter esse livro. Adoro figuras e AMO contos de fadas!!

    beijos

    http://livroeneblina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Van!
    Gostei da modificação porque uma vaquinha que fala deve ser uma companheira ótima e além de tudo, fada madrinha.
    Livro bem descontraído e de conto de fadas que e sempre bom.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...