De Olhos Fechados - Lavínia Rocha - D'Plácido Editora:



Sinopse:

De Olhos Fechados - "Ignorar é a solução" foi o que pensou Cecília quando alguns papéis começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu.

Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago - o garoto novo da escola - começa a balançar seu coração e a faz com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza.

Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir - e entender - um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.



Opinião:


Este livro se passa em Belorizonte, MG e, toda a trama remete à lugares e pontos turísticos da cidade, gosto bastante quando os autores tomam este cuidado com suas narrativas, dá uma perspectiva bem mais ampla da história que estamos lendo.

A capa do livro já serve como sinopse, mas eu como sou uma pessoa bem desligada e nem sempre leio as sinopses, me surpreendi quando me deparei com uma protagonista cega, mais um ponto positivo para a autora, gosto de enredos imprevisíveis e que fogem do lugar comum.



Cecília não é uma menina como outra qualquer, e não digo isto pelo fato óbvio dela ser cega, na verdade ela possui habilidades inerentes aos cegos que no caso dela são bem mais aguçadas do que o esperado, ou seja, ela sente o cheiro das cores, ouve sons que ninguém mais consegue ouvir e por aí vai... Na verdade ela se vira muito bem com sua deficiência, quase totalmente independente. Aliás, Cecília não gosta de depender de ninguém, quanto mais sozinha conseguir fazer tudo, melhor.

Sua melhor amiga é Bianca, uma menina super engraçada, carinhosa e querida que procura estar sempre por perto para o que Cecília precisar. Elas estudam juntas e vão e voltam da escola todos os dias no mesmo ônibus. Num dia em especial, enquanto estavam à caminho da escola, entrou no mesmo ônibus um garoto novo, lindo e que parecia estar muito interessado em Cecília, já que não tirava os olhos dela. A menina só pelo cheiro dele, podia ter certeza de que era bonito.



A surpresa veio quando já depois de estarem na sala de aula, este mesmo menino entrou pela porta e sentou-se ao seu lado, era um aluno novo, Tiago.
Mesmo depois de perceber que Cecília era cega, ele não mostrou-se arrependido das investidas que havia feito, pelo contrário, aproveitou o fato para se aproximar ainda mais da linda colega. Claro que Cecília não consegue ficar indiferente a ele e, mesmo com receio de que um relacionamento entre os dois pudesse não dar em nada e de que Tiago perceberia estar perdendo tempo com ela, ela aceita investir no namoro e não demora muito para os dois estarem juntos e apaixonados.


Tiago é um anjo na vida de Cecília e, graças a ele, ela terá forças para enfrentar uma grande aventura que se aproxima a cada dia que passa. Há algum tempo Cecília vem recebendo misteriosos bilhetes escritos em braile com frases assustadoras, a princípio ela não dá muita atenção, mas com a constante chegada destes bilhetes ela passa a desconfiar de que algo grande está para acontecer, só não ideia do quão grande é. Tiago será de enorme importância para solucionar este mistério.



Enfim, um livro juvenil com uma trama capaz de envolver leitores de qualquer idade. Um livro repleto de aventura, desafios e superação e claro, emoção!!


A narrativa é bem elaborada, cada personagem com sua parcela de importância, o enredo é todo casadinho e não existem pontas soltas. Um livro animado e de leitura ágil com boas doses de mistério. Eu sem dúvida gostei bastante e recomendo a leitura!!

OBS: Acredito que ainda iremos ouvir falar muito desta autora....





9 comentários :

  1. Oii, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas parece ser beeem bacana, vou ler quando tiver oportunidade!
    Um beeeijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  2. que demais! adorei a resenha!
    não conhecia o livro ainda nem a autora, mas fiquei mega curiosa
    gosto quando vejo autoras nacionais tentando inovar, e a Lavínia parece fazer exatamente isso
    acho que nunca li um livro com uma protagonista cega, mas fiquei mega curiosa para conhecer a Cecília! *-*

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não conhecia esse livro, mas o enredo é muito interessante é diferente de todos os livros que eu já li. Eu adoraria conhecer essa história!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Van
    Ainda não tinha visto o livro, fiquei bem interessada. A premissa é muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. nao conhecia o livro, ele até que é legal mais nao me interessei tanto assim. :/

    ResponderExcluir
  6. Oi Van,
    Eu infelizmente não gostei desse livro. Acho que foi minha resenha mais negativa, mas espero que nos próximos a linda da Lavinia consiga me cativar :D A autora é um amor!
    Boa resenha!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Van!
    Adorei sua resenha! Vou anotar a dica para poder conferir \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Van,
    Gostei do livro. Irei anotar a dica. E a lista para ler só aumenta kkk (Adoro) Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...