Impulsos do Coração - Mônica de Castro - Ed. Vida e Consciência:



Sinopse:

Impulsos do coração - "Ainda criança, Augusto é bruscamente afastado de seu melhor amigo e forçado pelos pais a se tornar padre. O que no começo fora visto como obrigação, com o tempo passou a ser exercido com carinho e dedicação. Mas sua vida muda completamente e seus sentimentos mais íntimos são colocados à prova quando ele conhece Rafaela, jovem engajada na luta contra a ditadura militar, que, após ter o namorado preso pela repressão, se vê sozinha e sem ter para onde ir. Uma história de amor proibido, perseguição, homossexualidade e lealdade passada durante os Anos de Chumbo, uma das épocas mais conturbadas da recente história do nosso país."



Opinião:

Invariavelmente eu sempre me rendo aos livros da autora Mônica de Castro, sua narrativa é envolvente demais e ela não deixa pontas soltas, o leitor é inserido ao ambiente da trama como se estivesse vivenciando a situação retratada, tem como não gostar disto?! Impossível ficar imune.


Este livro se passa nos anos 40 (1940) quando Augusto tinha apenas 11 anos de idade e amava os animais. Seu pai acreditava que o filhe pudesse estar desenvolvendo uma personalidade feminina e temia que o mesmo fosse homossexual. Seu temor piorou quando numa noite de tempestade, a mãe de Augusto encontrou o filho e o melhor amigo dormindo juntos na mesma cama, abraçados.

Augusto e Reinaldo foram proibidos de conviverem juntos e os pais do primeiro acusaram seriamente Reinaldo de ter incentivado o amigo à este comportamento. A humilhação foi tanta que Reinaldo e família precisaram mudar de cidade.


Augusto foi mandado pelos pais para o seminário com o objetivo de tornar-se padre. Já Reinaldo, mesmo com tão pouca idade, decidiu que nunca mais deixaria alguém lhe humilhar daquela maneira, que estudaria e seria alguém importante que todos respeitassem.

O tempo passou, Augusto tornou-se padre, morando e trabalhando no Rio de Janeiro em plena época de regime militar. Ele era contra o regime e fazia parte de uma organização secreta criada por membros da igreja com o intuito de ajudar os perseguidos políticos.


Um dia na igreja, Padre Augusto conhece Rafaela, uma estudante que está se escondendo da polícia por seu grupo ter sido pego distribuindo panfletos. Depois de algum tempo ela retorna a igreja à procura de ajuda com o Padre Augusto que a esconde em sua casa. Qual não foi sua surpresa ao se descobrir apaixonado por Rafaela. No fundo ele sempre soube que o sacerdócio pudesse não ser o seu destino, mas depois de algum tempo como padre, com todos os estudos e com a prática, acabou se sensibilizando com a batina e tudo o que envolvia, sem falar que com a sua posição poderia intervir de alguma forma com a organização.

Neste meio tempo Augusto reencontra Reinaldo e percebe que a vida mudou muito seu amigo e que ele está longe de ser a mesma pessoa que era lá na infância. Aquela atitude precipitada e impensada de seus pais foi de enorme repercussão no futuro.


Este livro possui tudo o que mais gosto em livros espíritos, aqui podemos perceber o verdadeiro significado do perdão, do quão inúteis são as mágoas e ressentimentos e de como é importante a pureza dos sentimentos. Ninguém é completamente imune à sentimentos e ações ruins, mas é preciso perceber a diferença e os benefícios de ser uma pessoa focada para o bem. e saber lidar com isto.

Mais uma vez eu preciso elogiar a diagramação da Vida e Consciência que como sempre está PERFEITA!!!
Tudo é caprichado, capa, contracapa, páginas, fonte, cores, revisão, definitivamente tudo.

Recomendo a leitura e já aviso que muito provavelmente vocês irão adorar assim como eu!!



Visite a Vida e Consciência:







8 comentários :

  1. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas eu tenho que confessar, que eu achei a capa muito bonita e o enredo bem interessante. Quem sabe um dia né?! hahaha <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que livro legal, um historia em escrita pelo jeito, nao conhecia o livro, nem a autora mas já simpatizei com sua obra, nao é o tipo de livro que eu leio mas vou dar uma chance porque gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Amo ler livros com essas temática. AMO MUITOOOO! Esse ja está na minha lista! Beijos

    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2015/05/bateu-vontade-destinos-exoticos.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Van!
    Eu ainda não li o livro, mas a Rita leu e adorou!! Realmente, as edições da Vida & Consciência são ótimas!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros com essa temática espírita, lia muito quando era mais nova, depois parei, mas tenho tentado voltar.
    Vc sempre trazendo ótimas leituras, geralmente de livros que nunca ouvi falar ♥
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Van.

    Eu já li muito livro com temática espírita, mas faz tempo que não leio nada. Mas realmente o enredo do livro me interessou, eu adoro esse tipo de dramas e conflitos onde a pessoa não sabe o que o destino lhe reserva, ainda mais nesse caso com um padre se apaixonando. Deve ser uma leitura cheia de tensão.
    Adorei.

    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Nossa pelas fotos a diagramação do livro esta perfeita!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...