A Menina Distraída - Vanessa Bencz, Fabio Ori e Denny Fischer:


Sinopse:

A Menina Distraída - Leila tem 14 anos, treina kung fu, é apaixonada por desenhar e, obviamente, é distração em pessoa. Ela não resiste a uma boa janela. O passarinho que pousou na árvore é mais interessante que o professor de matemática ou as placas tectônicas da aula de geografia. Em vez de prestar atenção nas aulas, ela fica desenhando e, pra lidar com o tédio, cria uma super-heroína perfeita, a Mulher Raio.
A consequência disso é que a garota não consegue mais tirar notas boas. As coisas pioram quando ela recebe a primeira nota zero. Leila vai ter que lidar com o bullying dos colegas e com os apelidos maldosamente criativos que vão minar a motivação dela, já baixa. Mas a coisa fica séria mesmo quando ela precisa confrontar o bully da turma, um valentão chamado Samuel que vai preparar uma bela sacanagem com a protagonista.
É a partir daí que Leila resolve assumir as características de força e motivação da Mulher Raio e encarar o garoto. Ela vai enfrentar, também, suas próprias limitações como uma pessoa com transtorno de déficit de atenção (TDAH).


Opinião:

Este livro em formato de HQ trata de um assunto muito importante e bastante presente entre as crianças e jovens hoje em dia, quer dizer, sempre foi presente, porém, antes não tínhamos conhecimento de um nome para designá-lo, o que hoje já ocorre. Estou falando do TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção.

Junto ao TDAH, os autores buscaram abordar também o bullying que muitas vezes vem a ser uma consequência para que sofre deste distúrbio.


Nossa protagonista Leila, tem 14 anos e é a menina mais distraída da escola, ela é super inteligente e desenha como ninguém e luta kung fu porém, não consegue prestar atenção na sala de aula e, isto acaba por passar uma imagem de desinteressada e rebelde, principalmente para o professor de geografia que, não se intimida na hora de humilha-la na frente de todos da classe chamando-a de burra e outros adjetivos nem um pouco carinhosos.


Leila é muito sensível e não sabe porque isto ocorre com ela que, por mais que se esforce, suas notas são sempre muito baixas pois, dentro da sala de aula ela teima em viajar para longe em pensamento. Ela sofre por ser julgada pelos professores e pelos colegas que, as vezes se afastam dela devido às suas notas e comportamento, isto tudo é muito triste e tocante.


Aos poucos Leila vai encontrando ajuda em pessoas que cruzam seu caminho por um motivo ou outro e até mesmo em pessoas que ela sempre temeu e que inesperadamente só querem lhe ajudar a entender o que ela tem e como lidar com isto.


Este tema é de extrema importância e, deve ser abordado de diversas formas, eu particularmente adorei este livro pois, li com minha filha de 09 anos que já foi diagnosticada com TDAH aos 7 anos e buscamos lidar com este fato desde então. Ela possui uma personalidade toda dela, constantemente viaja ao mundo da lua e custa a aterrissar novamente, sem contar no seu temperamento sempre a mil, parece que está sempre ligada na tomada!!! Busco ajuda desde então e aos poucos percebo que as coisas vão se assentando e não é preciso se desesperar, mas é muito importante saber lidar com o fato que está alí e vai teimar em se manifestar.


Amei o livro que além de instruir, é belíssimo! As ilustrações feitas por Fábio Ori e Denny Fischer são lindas e super chamativas. Recomendo este livro a todos, adultos, jovens ou crianças, todos precisam ler e entender um pouco mais sobre o transtorno e como lidar com ele e com quem sofre com ele.

Perfeito!!!


Saiba onde encontrar o livro:







8 comentários :

  1. Oi Van!
    Ótima dica! Principalmente por tratar sobre algo que todos precisam conhecer \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Seria uma ótima história a ser trabalhada em turma, por exemplo. Na escola da minha irmã ainda tem prova do livro e os professores sempre buscam livros assim, que possam passar uma informação e ainda assim divertir. Boa dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que vejo sobre esse e livro e super gostei da maneira como aparentimente o livro trata desse tema que todos deveriam ter um pouquinho que seja de informação. Super dica!

    bju
    nathalia s.

    ResponderExcluir
  4. O tema proposto no livro é incrível e, com sua resenha, tenho certeza que a abordagem do dele foi ótima. Bis
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2015/06/resenha-ponto-de-impacto.html

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me deixou curiosa!! Adoro livros que tratam assuntos sérios de uma forma que prende atenção..
    fiquei com vontade de ler, só olhando as ilustrações <3

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa para lê-lo ainda mais por ser nacional. Sempre me ganham essas HQ's nacionais. E gostei bastante do que vc falou sobre o livro. Realmente daria uma chance para ele!

    www.luadesangue.com.br

    ResponderExcluir
  7. Van!
    Muito bom as editoras estarem se preocupando com livros que trazem o conhecimento sobre os 'problemas' que as crianças passam na escola.
    E de forma lúdica, porque os HQs são fáceis de serem lidos e entendidos.
    Parabéns para editora pelo livro.
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade.”(Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. De fato o livro aborda um assunto muito importante, já tive uma colega que sofria desse distúrbio de atenção e vi o quanto isso pode afetar uma criança. Adorei a iniciativa da HQ.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...