Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven:



Sinopse:

Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Minha Opinião:


Theodore Finch é o garoto aberração da escola, é assim que ele é chamado por todos pois, seu modo, seu jeito de ser, de agir, de se vestir é completamente diferente e inesperado, sua rebeldia está em tudo o que ele faz, em tudo o que ele fala. Tem fascinação pela morte, avalia diariamente quando seria o dia perfeito para morrer e não descarta a possibilidade de isto um dia ocorrer por decisão sua.

Violet Markey é uma das garotas mais populares da escola porém, a quase 1 ano um acidente envolvendo ela e sua irmã Eleanor (que inclusive morre neste acidente) acarreta uma notável mudança em sua vida, desde então Violet não é mais a mesma, ela não sabe como lidar com a morte da irmã pois, eram muito unidas. Seus pais tentam levar a vida como se não sentissem a falta de Eleanor, mas no fundo nem eles conseguem esconder a tristeza que é tão aparente em Violet. Na verdade ela se culpa por estar vivae sua irmã não já que foi por decisão sua que elas tomaram o caminho do acidente naquela noite.



Violet e Theodore se conhecem na torre do sino da escola, ao que parece os dois tinham a mesma intenção, a de se jogar lá de cima, mas nenhum chega de fato a fazer isto. Violet está visivelmente abalada com algo e Theodore tenta impedí-la de pular, ele consegue, mas os que assistem a cena do chão, pensam que é Violet quem salva Theodore de cometer suicídio e ela fica conhecida agora como a garota que salvou o garoto aberração. Os dois sabem que isto não é verdade.

Eles são colegas de sala e, quando o professor de geografia passa um trabalho em dupla, Theodore escolhe Violet para ser sua parceira, sem lhe perguntar antes se ela concorda ou não. Meio que sem saída, Violet acaba por aceitar. Eles precisam visitar os pontos turísticos de Indiana e registrar tudo o que lhes chamar a atenção em cada lugar.



Os capítulos são intercalados entre a narrativa de um personagem e outro. Violet numa contagem regressiva para o dia de sua formatura e para a saída definitiva de Indiana onde, não se sente a vontade com todas as lembranças que remetem à Eleanor. Theodore conta os dias em que fica desperto, sem pregar o olho, de alguma forma ele consegue passar dias e dias sem dormir.



A história de vida de Theodore é muito triste. A maneira como a família se trata e convive acarreta sérias consequências não só na sua vida, mas também na de sua irmã de 08 anos que já dá sinais de transtornos devido ao tratamento dos pais que, estão separados há algum tempo. A mãe está em depressão e não percebe, ou faz que não percebe, que seus filhos estão sofrendo. O pai casou-se novamente e sua nova esposa tem um filho de 07 anos que pode ou não ser seu meio-irmão. Este mesmo pai parece hoje ser uma pessoa totalmente diferente com a nova família do que sempre foi com a antiga, Theodore possui marcas no corpo das surras que levou do pai sem grandes motivos aparentes, apenas por fúria de um homem descontrolado.



Este livro narra o romance entre um casal que se une por conta do sofrimento que ambos sentem porém, o livro é bem mais do que isto, ele é um alerta aos problemas familiares, aos relacionamentos entre pais e filhos, ao quanto podemos fechar os olhos e não querer notar que alguém muito próximo à nós pode estar precisando de ajuda, pode estar gritando que quer ajuda e rápido!!


Ficou óbvio para mim o motivo deste livro estar fazendo tanto sucesso entre os leitores!!!



11 comentários :

  1. Esses personagens são mesmo inesquecíveis, O theodore é um amor, não tem como você não torcer por ele e a Violet começamos a gostar conforme ela vai evoluindo na história.

    ResponderExcluir
  2. Olá...

    peguei esse livro nas mãos mas resolvi levar outro, agora lendo a sua resenha me arrependi...rs
    parece ser um romance encantador...fora essa capa que tá maravilhosa!!

    Parabéns pelas fotos e pela resenha!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii! Adorei a resenha.
    Sempre que vejo ele na livraria, da vontade de levar, mas to sempre adiando :/
    Vou ler em breve, com certeza!
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Van!
    "Por Lugares Incríveis" tem tido uma boa recepção pelos leitores, e de fato me parece uma leitura extremamente bela e sensível. Espero gostar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Lendo sua resenha me lembrou um pouco o livro Eleanor & Park, que além do romance, foca nos problemas familiares. Deve ser muito legal o livro, quero ler!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Van!
    Esse livro é lindo! Muito emocionante!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Já estava querendo ler esse livro desde o anuncio do lançamento.
    Agora, quero ainda mais. Adorei os personagens só pela forma como vc os descreveu, espero poder ler esse livro e realmente adorar a leitura! :D

    www.luadesangue.com,br

    ResponderExcluir
  8. Van!
    Desde o lançamento desse livro que fiquei bem curiosa em saber mais sobre ele, afinal, adolescente que se encontram prestes a cometerem suicídio e começam um romance que podem salvá-los é um enredo rido de conhecimento sobre a personalidade humana.
    “A sabedoria começa na reflexão.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  9. Oi Van!
    Faz Tempo que estou louca para fazer essa leitura!
    Está na fila!
    Mas pelas resenhas que já li, tenho certeza que vou gostar.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  10. Desde que vi esse livro ele me interessou, a história dele é do tipo que me fascina, me faz sorrir e sentir um aperto no peito. Diante de tantas resenhas positivas, sei que irei adora-lo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...