Viagens de uma psicóloga em Crise - Graziela R. Bergamini:



Sinopse:

Viagens de uma psicóloga em crise - O livro se passa em parte na Índia, em parte nos bastidores do mundo mental de uma mulher de 36 anos, que relembra uma viagem que fez sozinha quando era estudante de psicologia.
Em meio às aventuras que passou visitando Auroville, uma “comunidade alternativa”, o ashram do Sai Baba, e a cidade sagrada de Varanasi; ela também expões seus pensamentos conflituosos do passado a respeito da escolha da profissão, da sua relação com Deus e com o mundo dos relacionamentos amorosos.
No último terço do livro, a autora conta como foi saindo de algumas de suas “crises” ao questionar pensamentos velhos e obsoletos e reconstruir sua maneira de pensar.
Escrito com a ideia de transmitir leveza e diversão, o livro também pode ser fonte para reflexão sobre como cada um conduz sua própria vida.


Opinião:

Quem nunca passou por uma crise existencial na vida que atire a primeira pedra!!

Quando vi esta capa tão linda na Amazon por uma bacatela de R$0,00 nem pensei duas vezes e o 'comprei'. Não demorei muito para iniciar a leitura e posso afirmar que foi sem dúvida um achado.

Este livro é especial. Não é apenas um auto-ajuda, é um livro de autoconhecimento, porém, engana-se quem pensa que a narrativa é daquelas típicas de livros neste gênero, com dicas e tal, não é não, a narrativa é em forma de história mesmo, a autora nos apresenta fases de sua própria vida quando vivenciou momentos de dúvidas, incertezas, desilusões, medos, mas sobretudo de encontro, de aventura e descobrimento.

O livro começa com seu marido a encorajando a escrever sobre sua experiência de 2 meses e meio na Índia. Foi um período desesperador, com o choque de realidade e cultura absolutamente diferente uma da outra. Sinceramente eu não faço ideia de onde ela tirou forças para permanecer este tempo todo naquele país tão 'incomum' (para não ser indelicada),é imprecionante tudo o que ela passa em busca de respostas às suas dúvidas mais profundas...

A trama é intercalada entre pontos de sua aventura e reflexões sobre o que vem aprendendo ao longo dos anos com suas buscas. A partes em que ela nos conta sobre a viagem são dotadas de bom humor, mas fica claro que enquanto sua estadia na Índia, o bom humor não lhe companhia, não seria mesmo possível em meio a tanta sujeira, falta de modos e incompreensão.

"Acho triste a maioria das pessoas se achar muito bem resolvida e na verdade, estarem imersas em problemas. Se criamos nossa própria vida, criamos também nossos problemas e, se os criamos, podemos descriá-los, não?"

"Sim, eu posso ficar nervosa. É permitido sentir medo. Aliás, é permitido sentir qualquer coisa que seja, por mais desprezível que pareça. Nunca serei punida ao sentir, a não ser por mim mesma."



Compre o livro na Amazon: Viagens de uma psicóloga em crise




9 comentários :

  1. Crise exixtencial todo mundo tem a vida inteira...só não admite, mas não sei...não me chamou a atenção em nada kkkkkk, acho que não leria mesmo de grátis kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia o livro. Gostei da sua resenha mas acho que não leria...

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!
    Eu fico imaginando tudo o que ela viveu nesse período na Índia :o
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. livro de autoajuda, humm nao sei, nao gosto muito desse tipo de livro, mas tu disse que é diferente entao vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  5. Pode dizer que é irônico já que eu sou uma futura psicóloga, mas livro de auto ajuda é comigo não. Simplesmente sinto sono. Pelo menos ainda não encontrei nenhum que me motive. Mas né, gosto é gosto.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia o livro nem a autora. Mas adorei saber que é um nacional.
    Não sei se daria um chance para ele, já que é um Auto-ajuda. Porém fiquei interessada nele. :D

    http://www.luadesangue.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vanessa!
    Livros que transmitem experiências pessoais, principalmente em momentos de crise são muito enriquecedores.
    Vou ver se compro na Amazon agorinha.
    “A sabedoria começa na reflexão.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Se ter crise existencial fosse profissão, acho que muitos já teriam chegado ao topo. Apesar de livros de auto-ajuda passarem batidos normalmente por mim, este me deixou curiosa. Principalmente pela forma como a autora levanta certas questões.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...