Anne de Green Gables - L.M.Montgomery - Editora Pedrazul:


Sinopse:

Anne de Green Gables - Tudo parecia confortável demais na vida dos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, mas o coração de Matthew começou a dar sinais de que a idade lhe havia chegado. Decidiram, não antes sem muita ponderação, adotar um menino, de uns onze anos, para que pudesse receber educação apropriada e ser o ajudante de Matthew. Mas, a mão da Providência já havia agido na vida deles, e através de um erro de comunicação, uma menina ruiva, tagarela e sardenta ocupou o lugar do menino. Anne, assim que chegou a Green Gables, fica sabendo do engano, mas com sua imaginação fértil e conversa afiada, já havia conquistado o coração de Matthew. E assim começa a história de suas aventuras fascinantes, com sua “amiga do peito” Diana, e sua competição com o inteligente e perspicaz Gilbert Blyhte. À medida que Anne foi aceita em Green Gables, ela conquista também a admiração de toda a cidade de Avonlea e o encanto do seu mundo de sonho e imaginação se espalha e vai contagiar você também.


Opinião:

Este livro foi publicado originalmente em 1908 e narra a chegada, o crescimento e as aventuras de Anne Shirley, uma menina órfã enviada para uma fazenda na Ilha do Príncipe Eduardo.

Os irmãos Marilia e Matheu Cuthbert vivem sozinhos na fictícia Avonlea localizada na Ilha do Príncipe Eduardo. Os dois já estão com certa idade e decidem adotar um garoto para ajudá-los com a fazenda de Green Gables mas, por conta de um equívoco, Anne Shirley acabou chegando no lugar do menino. 


Anne tem 11 anos, é órfã e passou toda a infância em orfanatos ou em casas de famílias. É uma menina bastante ágil, de forte personalidade, sempre alegre e com uma imaginação sem igual. Mathew simpatiza com ela assim que a vê, e o mesmo acontece com Anne porém, Marília é um tanto resistente ao encanto da recém chegada e cogita mandá-la novamente para o orfanato. No entanto, Anne é persistente e está decidida a quebrar o gelo do coração de sua nova tutora.

Em meio à sua chegada à casa, acompanhamos suas aventuras na nova escola, com seus novos amigos, principalmente Diana Barry. Seu gosto literário e também sua rivalidade com Gilbert Blythe, o colega que goza da aparência da nova aluna, mais precisamente de seu cabelo ruivo.


Quatro anos depois de sua vinda à Avonlea, Anne vai para Queen's Academy para tentar uma licença de professora que ela acaba conseguindo além da bolsa de estudos em Redmond.

Neste meio tempo, Mathew sofre um ataque cardíaco quando se descobre falido. Anne desiste da bolsa de estudos para poder auxíliar Marília que vem definhando com os recorrentes acontecimentos. O que ela não esperava era que Gilbert abrisse mão de sua vaga de professor na escola de Avonlea para que Anne pudesse ocupá-la e permanecer perto de Marília. Este fato acaba por consolidar uma forte relação entre os dois.


Este não é um livro de grandes acontecimentos, de reviravoltas mirabolantes, não, nada disto, é algo bem mais tocante, mais sensível, mais profundo. Anne de Green Gables é uma obra prima que, mesmo tendo sido escrita há mais de 100 anos, é de fácil compreensão e capaz de envolver até o leitor mais resistente à livros emotivos. Uma espécie de Pollyana (outro livro que eu amo!).


É revigorante poder acompanhar o crescimento da personagem com o passar dos anos, seus erros e acertos, tudo o que ela aprende com ações certas ou erradas e a forma como conquista as pessoas à sua volta com sua forma tão positiva de viver.
Duvido você ler sem se apaixonar!!!

A obra foi adaptada sob a forma de filmes (cinema e televisão), desenhos animados e séries televisivas. Além disto, peças e musicais foram criados, com turnês por vários países.


Visitem o site da Editora Pedrazul e confiram todas as publicações:






11 comentários :

  1. Então, eu não gostei muito do enredo não; Hahahah Mas eu confio no seu bom gosto e posso dar uma chance para essa leitura algum dia.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas acho que não iria lê-lo tbm! Eu também adoro Pollyanna <3
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia nem o livro nem a editora, mas já gostei, achei a capa bem zuada, mas a história parece ser muito boa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Van
    Adoro livros históricos e você me deixou com bastante vontade de ler este. Na verdade já faz um tempinho que não leio livro do gênero e fiquei bem curiosa.
    Essa editora publica livros maravilhosos, sou doida para ler algum.
    Adorei as fotos!
    Super beijo

    ResponderExcluir
  5. Também sou louca pelos livros da Pedrazul, impossível não se apaixonar né, estas capas tão lindas e ainda mais sendo clássicos...Com tantos elogios como não vou ficar com vontade?

    Laura.

    ResponderExcluir
  6. Achei a estória interessante, apesar de eu não ler muitos livros desse gênero.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bom que o blog voltou, tentei entrar alguns dias e não estava conseguindo.....ficou lindo o novo layout, adorei parabéns!
    Não sabia que essa história era tão famosa, a ponto de virar filmes, desenhos...tenho um monte de livro da pedrazul que quero comprar mas ainda não rolou
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Van!
    Me apaixonei pelo livro só pela resenha \o/ Adorei!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Ahhh adoro romance de época! Dica anotada!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  10. Van!
    O livro parece tocante e carregado de sentimentos profundos.
    E me parece um livro atemporal, sem estar preso à época que foi escrito.
    Gosto de Pollyana também... certeza que vou gostar quando ler.
    “O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  11. Olá vanessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e que livro hein, gosto demais do gênero então imagina a minha curiosidade, dica mais do que anotada......bjsssss.


    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...