Dica da Grazi: Livros de Isaac Asimov #1


Oi, gente!

Hoje vim dar dicas de livros e preciso começar babando em cima do meu autor favorito: Isaac Asimov. Esse cara é um gêêêênio! Ninguém no mundo pode superior a perfeição das coleções desse cara. Nem JK Rowling e olha que sou Potterhead doente. Então, vou recomendar e comentar um pouco sobre a melhor trilogia de ficção científica de todos os tempos. Quer saber qual é? Clique no leia mais xD



SÉRIE DA FUNDAÇÃO


Eu não estou exagerando. A trilogia principal dessa série, formada por Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação realmente recebeu em 1996 a classificação de ''melhor obra de ficção de todos os tempos''. Ganhou de O Senhor dos Anéis, veja bem. Enfim, vou aqui fazer um resumo dos livros e depois me desmanchar em elogios. 

Fundação: O livro se passa num futuro bem distante no qual os humanos colonizou todos os planetas habitáveis da galáxia. Conhecemos o personagem principal de toda a trama, (apesar de só aparecer fisicamente nesse livro da trilogia, ele é onipresente xD) Hari Seldon. Ele é um matemático que previu a queda do Império Galáctico, que jogaria a humanidade em 30mil anos de barbárie até que a razão voltasse a imperar. Ele afirma que desenvolveu um mecanismo que pode prever o comportamento de grandes populações e com isso ele decidiu criar a Fundação. O mecanismo é a psico-história, uma ciência que mistura sociologia e matemática e pode prever apenas as reações de larga escala, nunca do indivíduo. A Fundação é um grupo de cientistas que seriam responsáveis por guardar o conhecimento humano e liderá-los pelos mil anos que ainda teriam que passar até poder reestabelecar um novo Império, que seria agora descentralizado e guiado pela ciência.  Haveriam duas. Uma em cada extremo da galáxia e cada uma responsável por uma coisa. Primeira Fundação: manutenção da ciência. Segunda Fundação: Sociólogos mentais. Claro que ele tem vários obstáculos para isso e vai atrás de pessoas capazes de fazer seu plano seguir em frente. O livro todo se passa com mini contos demonstrando vários personalidades que vão contribuindo para a consolidação da Fundação.

Fundação e Império: Não vou falar demais. Então... com o império já moribundo, o imperador confia em seu general para destruir a Fundação, que se tornou muito importante lá no seu extremo. Esse é o primeiro ''conto do livro''. São dois. O segundo mostra a aparição de um dos personagens mais legais da série: O Mulo. Um mutante com poderes mentais que está invadindo e controlando vários planetas. E por ser mutante, Seldon não o previu. A Fundação então tem que lidar com seu primeiro inimigo real. Mas será que ela consegue sozinha?

Segunda Fundação: Depois dos eventos do segundo livro, fica claro à Primeira Fundação que a Segunda Fundação existe e é muito poderosa. Com isso, começa uma corrida pela destruição da Segunda Fundação, pois a Primeira acha que eles é que estão sendo treinados para controlar a futuro novo império e não querem dar a mão do comando.

Bom, resumi muito para não tirar a surpresa de quem for convencido a começar essa trilogia. Mas eu preciso dizer: é a história mais inteligente que já li. E isso só na trilogia principal. Tem mais outros 4 livros que complementam a série e que me deixaram com o queixo no chão. Eu sou apaixonada por essa história e todos os meus amigos sabem disso. Agora vou gritar aos quatro ventos: Fundação é a melhor história que já li

Todo o desenrolar das tramas e mini-tramas, cada personagem, cada diálogo, foi cuidadosamente e inteligentemente pensado e enrolado. Cada final é muto bem amarrado no enredo e sempre tem a ponta para o próximo livro. Asimov vai lentamente fisgando você para dentro do seu próprio universo, convencendo-o de que aquilo pode realmente acontecer no futuro e te dando cada vez mais a certeza de que nunca mais vai ler nada igual. É uma narrativa maravilhosa, bastante científica sim, mas fácil de entender. E todos os livros são bem fininhos. Você lê que nem sente e fica querendo mais. Alguns amigos meus leram e tiveram a mesma opinião que eu.

Amo, amo, amo!

Vou comentar rapidinho os outros livros da série:

Tem dois livros anteriores ao primeiro da trilogia principal: Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação. E tem dois livros que acontecem 500 anos depois da consolidação da Fundação: Limites da Fundação e Fundação e Terra. Li este último há pouco tempo e ainda não me recuperei inteiramente desse final maravilhoso. E fiquei quase em depressão por saber que Asimov já se foi e não vou ler mais nada da Fundação :/

Leiam genteeeeeeee. E depois me contem.

Aqui no Brasil quem publica os livros da Fundação é a Editora Aleph. Se te interessar, dá lá uma checada no site deles.

Beijos!

P.S.: Vai vir mais dica Asimov por aí.

11 comentários :

  1. Eu ainda não li nada do autor, mas está na minha lista já, adorei seu post e fiquei muito animada para ler algo do Asimov, vou até adiantar aqui e providenciar essa trilogia!

    Adoro ver a empolgação de alguém com algum autor, sempre me da muita vontade de ler!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer que vale a pena. Asimov me deixou caidaça na escrita dele logo no primeiro livro que li e ele tem muuuuitos. Ainda vou falar sobre eles aqui.

      Excluir
  2. Acho que nunca li nenhum livro do autor, embora já tenha ouvido muito falar. Como li e gostei muito de Admirável Mundo Novo, Andróides Sonham com Ovelhas Mecânicas e outrso Sci-Fi distópicos, acho que vou gostar desse também. Entrou na minha lista de "livros para comprar".

    Blog da Fênix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admirável Mundo Novo é shoooow né? Se gostou dele, vai pirar com Fundação, pode crer. É muito genial.

      Excluir
  3. Olá Grazi,

    Não li nada do autor ainda, mas leio só resenhas positivas dos seus livros, já coloquei na minha lista...ótimas dicas.

    Beijos.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È pq só tem coisa boa pra falar mesmo kkkk :*

      Excluir
  4. Isaac Asimov é realmente incrível !

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Eu estou muito curiosa para ler algo do autor e esses livros parecem ótimos. A editora est[á de parabéns. Quero muito ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas tenho muito interesse na série Fundação e ela já está na minha lista de futuras leituras. Até porque, com tanta resenha positiva não posso deixar de conhecer uma de suas obras.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E começar por Fundação nunca erra. Eu comecei e não consigo parar e já converti um monte de gente, haha.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...