Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks - Editora Arqueiro:


Sinopse:

Uma Longa Jornada - Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.
  
Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
  
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade.
Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.


Opinião:

     Primeira observação: Não assista o filme antes de ter lido o livro e caso já tenha assistido, tenha em mente que o filme em quase nada lembra o livro, é apenas inspirado, para variar o livro é infinitamente melhor!!!


     Aqui temos paralelamente as histórias de dois casais: Ira e Ruth, Luke e Sophia. Ira está preso no carro depois de ter sofrido um acidente na estrada, ele está com 91 anos e, ali naquela situação, passa as horas de angústia a relembrar fatos de seu passado com Ruth, sua esposa já falecida há alguns anos. Na verdade, ele acredita estar conversando com sua esposa ao mesmo tempo que sabe que ela já morreu. O casal não teve filhos e passou a vida a sonhar com a possibilidade de um milagre acontecer e acabarem por serem pais. Enquanto isto, Ruth foi cultivando ao longo dos anos uma paixão cada vez maior pela arte e, a coleção de quadros que eles acumularam era de dar inveja em qualquer colecionador ou conhecedor do assunto, sem falar na fortuna que valiam.


     Luke é cowboy, um dos melhores e está retornando às arenas depois de ter parado por um ano por conta de uma grave queda de cima de um touro. Um garoto apegado à mãe e que vem lutando para não perderem a fazenda da família que está com uma dívida muito alta. No rodeio ele conhece, uma estudante de Artes, apaixonada pela futura profissão e que, nada entende de rodeios, bois, cavalos e fazendas e que nem queria estar no rodeio, mas graças a amiga e colega de quarto Márcia, acabou sendo arrastada. Os dois se encontram por acaso e depois dele tê-la defendido de um ex namorado abusado, Luke ganha alguns pontos com Sophia.


     A princípio estas duas histórias não se encaixam, mas conforme você vai acompanhando a leitura, acaba percebendo que mais cedo ou mais tarde irá acontecer uma conexão entre cada casal que, dará todo um sentido à trama. Depois de ler Uma Longa Jornada você acaba por se perguntar sobre esta coisa toda de destino, é impossível não se questionar.



"Entendo que o amor e a tragédia andam de mãos dadas, porque não podem existir sozinhos, mas ainda assim me pergunto se a troca é justa" - Página 217




      O livro é narrado em capítulos alternados entre seus personagens, eu achei esta forma bem mais ampla já que temos quatro protagonistas (três são narradores) e desta forma fica mais fácil não perder o fio da meada. A relação entre Luke e Sophia começa cerca de quatro meses antes do acidente de Ira e vai sendo contada até o momento em que as duas tramas se cruzam e quando isto finalmente ocorre, você (eu pelo menos) entende toda a ideia do autor e o que ele pretendia. Um determinado fato quase no final do livro te tira o fôlego e te faz rir e chorar ao mesmo tempo. É lindo!!!


Visite:

9 comentários :

  1. Primeiro quero comentar que amei a nova cara do balaio, ficou retrô chique. Parabéns!
    Com certeza o filme é bem diferente do livro e cada um tem seu lado bom. No livro eu fiquei em total suspense imaginando uma tragédia no final que envolvesse o Luke, já no filme amei a forma como Ira foi apresentado, como um personagem que se recorda de sua vida lendo suas cartas de amor.

    Não tenho o que dizer de mal sobre essa história, do Tio Nicholas foi um dos melhores que já li, drama na medida certa e um final para lembrar por muito tempo com um sorriso no rosto.

    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. realmente, o filme não deve ser comparado ao livro. claro, o filme é lindo também, mas o livro é beeeem melhor hahahaha
    no começo me senti meio perdida, pois não intendia como as duas histórias iriam se encontrar. depois que tudo se desenrolou achei lindo demais! *-*
    impossível não chegar ao fim do livro suspirando né hahaha

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bom?
    Confesso que não gosto muito dos livros do Nicholas, sempre prefiro as adaptações cinematográficas!!
    Mas, como ainda não assisti nem ao filme vou optar por ler primeiro <3
    Adorei sua resenha
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  4. Por sorte não assisti ao filme e após essa resenha tenho que ler e me emocionar com esse livro. Fiquei bastante curiosa inclusive, para saber como o autor entrelaçou ambas as histórias.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livre! Adorei a dica
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu já li esse livro e é lindo \o/
    Bjs!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Van!
    Parabéns pelo novo layout, arrasou! Ficou mais chique!
    Quanto ao livro...
    Ainda bem que ainda não assisti o filme.
    Recebi ontem um exemplar do livro que ganhei em um sorteio e quero ler logo e depois assistir o filme, claro.
    “Tão bom morrer de amor! e continuar vivendo...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Ah, estou procurando é um livro do Nicholas que me faça desabar, então esse não será o próximo que vou ler!! rs... Tentei com Um homem de sorte e Um porto seguro e não rolou, mas não perdi as esperanças!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...