A Lista - Cecelia Ahern - Editora Novo Conceito:



Sinopse:

A Lista - Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.


Opinião:

Todos os ingredientes que mais gosto reunidos num só livro, Cecelia Ahern como sempre acertando em cheio.

Aqui temos a triste e ao mesmo tempo renovada história de Kitty, uma jovem jornalista que no auge do seu sucesso cometeu um erro terrível que não só arruinou a vida de um homem inocente, como também a sua própria vida. Desde que ela acusou um pai de família de estupro, em rede nacional, sua vida virou um inferno. Ela foi demitida da emissora em que estava trabalhando, perdeu o namorado e vive sob constantes ameaças. Além de que a culpa pelo que fez, parece nunca lhe abandonar. Foi um ato precipitado, baseado em fatos ralos e que no fim das contas revelaram-se mentiras, mas agora estava feito, não há como voltar atrás, é preciso tocar a vida como dá.


Junto a esta tragédia em sua carreira e vida pessoal, sua melhor amiga, e chefe da revista em que ainda se mantem empregada, está morrendo de câncer. Constance é uma mulher de visão e cheia de vigor, mas, está perdendo a batalha contra a doença e, nos últimos dias de vida sugere a Kitty uma matéria inovadora.

Cosntance pede para que Kitty busque em seu escritório uma determinada lista contendo 100 nomes. Esta é a única pista que ela consegue dar sobre a tal matéria, nada mais é mencionado pois, Constance não resiste e acaba falecendo antes de concluir as instruções.


Agora Kitty se vê sem sua melhor amiga, quase sem casa para morar, quase sem emprego, sem dinheiro, sem respeito e sem dignidade e ainda por cima com uma lista de 100 nomes de pessoas que ela nunca viu na vida e que não faz ideia do que possuem em comum e que possa servir para uma matéria inédita.

A equipe da Etcetera decide dedicar a próxima publicação à Constance e, a matéria de Kitty será fundamental para a homenagem, no entanto, ela tem duas semanas para encontrar as 100 pessoas e descobrir o que as liga e porque sua amiga as havia selecionado.


Não será uma tarefa simples, mas, Kitty fará isto não só por sua carreira que corre o risco de acabar definitivamente caso fracasse na missão, mas também em nome da amiga que sempre lhe foi tão leal e sincera.  Logo que os personagens começam a ser apresentados e a trama passa a girar em torno deles, percebemos aos poucos o que cada um tem a acrescentar e a lição que Kitty irá aprender com cada história tão tocante que ela encontra pela frente. Todos possuem sua própria história, umas mais tristes, outras nem tanto, umas bonitas outras angustiantes, mas, todas irão proporcionar à Kitty as mais belas lições de respeito, amor e determinação.


A história é sobre a vida de Kitty mas, quem tem muito a nos dizer são as pessoas da lista, eu me emocionei com cada uma delas, com suas trajetórias de superação e amadurecimento, com cada conquista aqui apresentada. Kitty é outra pessoa depois destes encontros, ela sente-me mais leve e capaz de levantar a cabeça e assumir seu erro. É seguramente um daqueles livros que te deixam reflexiva e emocionada ao virar a última página.






11 comentários :

  1. Oie,
    li este livro também faz pouco tempo e gostei, achei bem diferente dos que lemos por ai.

    bjs
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não tenho uma relação muito boa com a Cecelia Ahern, não gostei de P.S. Eu Te Amo e fiquei morrendo de tédio quase O Livro do Amanhã inteiro, então tenho medo de pegar algum outro livro dela pra ler!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei essa história, me emocionei, sofri e sorri com cada nova página virada. Com certeza uma das minhas melhores leituras esse ano.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Gostei desse livro. Passa umas mensagens lindas mesmo.
    Super curti sua resenha e concordo com você: É emoção pura!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Gostei muito da premissa do livro e fiquei curiosa para saber como acaba. Parece ser uma história bem emocionante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a sua resenha amiga! Esse foi um dos melhores livros que eu já li esse ano, a cada dia eu me apaixono mais pelo trabalho desa autora, ela sempre arrasa! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Van, sua resenha ficou perfeita ! Eu tenho um livro da Cecelia aqui comigo mas ainda não comecei a ler mesmo todo mundo indicando essa autora. Fiquei curiosa à respeito desse livro, A Lista. Aliás, achei a capa super linda. Simples e linda

    Beijokas Alice

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  8. Oi Van!
    Eu gostei desse livro, mas não foi um dos melhores da autora que já li kkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Vanessa,

    Esse livro está na minha lista de desejados, só leio resenhas positivas, mas não esperava outra coisa, gosto demais da escrita da autora...ótima resenha.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Van! conheci o blog a pouco tempo e estou passeando pelos posts! rsrsr
    Estou super curiosa pra ler esse livro, nunca li nada da autora, mas vi o filme PS Eu Te Amo e adorei, chorei horrores. A Lista parece ser bem emocionante! Ótima resenha :))
    bjs,
    Manu
    manuetudomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Van!
    Li A lista também e fiquei extasiada, porque decobri que devemos olhar mais para as pessoas comuns e aprender com elas.
    Não gostei apenas de duas pessoas que trabalham com comunicação, tem dificuldades nno casamento por falta de um bom diálogo...
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...