A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff - Editora Novo Conceito:



Sinopse:

A Playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Opinião:

     Tô viciando neste livros cujos temas são fortes o suficiente para nos deixar perturbados... Simplesmente não resisto a eles, como foi o caso de A Playlist de Hayden, livro lindamente escrito por Michelle Falkoff que, estreou no cenário com esta publicação.

     Este livro vem contar sobre a triste história de dois amigos, Sam e Hayden, dois garotos tímidos, introspectivos e que adoravam jogar videogame e ler histórias em quadrinhos. Por conta desta personalidade mais reservada, os dois eram constantemente alvo de bullyng, o que é claro, incomodava muito.


     Hayden pega todos de surpresa ao cometer suicídio, principalmente seu amigo Sam que além de nunca ter notado o ponto em que o outro estava chegando, se vê sozinho e tendo que lidar com sua dor. É Sam quem o encontra. Hayden deixa para o amigo um bilhete escrito "Ouça. Você vai entender" e um pendrive com algumas músicas e com isto, Sam vai tentar desvendar o mistério envolvendo não só a morte como a vida do amigo que, ele pensava conhecer tão bem.

“Tentei não pensar muito na letra, em Hayden ali sentado fazendo essa seleção de músicas antes de tomar sua decisão final. Eu odiava imaginá-lo querendo desaparecer dessa forma. ” (Página 16)

     Hayden nunca teve uma vida muito fácil, nem em casa na companhia da família, isto somado ao fato de ser baixinho, gordinho e ser dislexo. Sofreu pelos maus tratos e cobrança exagerada dos pais, o irmão perfeito sempre ofuscou suas necessidades. Na escola era ainda pior pois, seus colegas iram incansáveis nas brincadeiras.Sam é seu oposto. É um garoto alto e magro, mas extremamente tímido além de vir de uma família pobre (ao contrário de Hayden).


     Na busca por respostas, Sam encontra Astrid, uma garota que revela alguns fatos sobre Hayden. Astrid é diferente das outras meninas e amizade entre ela e Sam se solidifica aos poucos. No princípio Sam se sente um pouco culpado por estar 'traindo' o amigo, mas ele acaba se rendendo ao mesmo tempo que sabe precisar de amigos.

     Como se não bastasse tudo o que vem lhe ocorrendo, Sam começa a receber estranhas mensagens através do jogo conectado à conta de Hayden. Tudo parece uma grande loucura, mas não há como negar que o jeito de escrever é muito semelhante ao do amigo falecido. Hayden parece estar se comunicando com Sam.


     A mensagem que este livro passa é algo bem atual, se encaixa perfeitamente (e infelizmente) nos dias de hoje, é tristemente a realidade de muitos jovens por aí. É revoltante saber tudo o que Hayden passou durante sua curta história de vida, te deixa com uma sensação horrível de impotência. A Playlist de Hayden vem para nos mostrar que os jovens possuem muitas formas de gritar ao mundo que não estão bem, basta saber interpretá-los o que nem sempre é fácil e tão óbvio. Hayden encontrou na música a sua maneira de contar o que vinha lhe acontecendo. Aliás, eu sempre me rendo à obras que mesclam música à literatura.


     Enfim, temos aqui um livro completo, sem pontas soltas, é sim uma trama triste, mas é algo que não deve ser ignorado e faz você olhar ao redor e prestar mais atenção às pessoas, ao que elas podem estar querendo lhe dizer de uma forma ou de outra. A autora foi brilhante nesta sua estreia e só nos cabe esperar que mais obras como esta venham parar em nossas mãos. Eu adorei!!!





10 comentários :

  1. A cada resenha aumenta minha vontade de ler esse livro,
    infelizmente ainda não tive como adquirir o meu exemplar, mas não vejo a hora de ler

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, li os primeiros capítulos e gostei bastante e as resenhas que leio todas são positivas e estou curioso em relação ao restante da história, que bom que gostou....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já li o livro também, e achei a história bem marcante. Faz o leitor parar para pensar e realmente refletir sobre as coisas que acontecem a nossa volta.
    Só me decepcionei um pouco com o final do livro. =/

    vicioseliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Van
    Fiz uma troca para adquirir este livro, ele deve estar chegando e logo que chegar pretendo ler. Estou bem curiosa, vejo todos falando super bem dele. Não costumo muito ler este tipo de livro que engloba musica e tal, mas será uma nova experiência. Estou bem curiosa.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Van
    Amei esse post , só leio ótimas resenha desse livro, com toda a certesa ele vai para a minha lista.
    Beijokas!!!
    http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu só lido resenhas positivas sobre esse livro e a cada resenha a minha vontade de conhecer melhor essa história só aumenta! Além disso, a capa é linda! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ótima resenha, eu só não solicitei ele para ler pela trama ser triste e não estar no "momento" para ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Van!
    Acredita que não gostei desse livro? ='(
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Fiquei com vontade de ler, sério! Parabéns pelo post e pelo blog que estou conhecendo aos pouquinhos.
    Deixo abaixo o link de um sorteio que estou fazendo, do livro Cidades de Papel.
    www.taliesinperdido.com.br/2015/03/sorteio-cidades-de-papel-de-john-green.html

    Até mais!

    ResponderExcluir
  10. Van!
    doente porque não recebi nem a degustação da editora desse livro.
    Bem curiosa para ver como se desenrola todo mistério do suicídio, gosto de analisar a abordagem dada pelos autores sobre o tema.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...