Retrô Books entrevista: Renata Varela - autora de Paris no Dia dos Namorados:


A fofa Renata Varela, autora de Paris no Dia dos Namorados (já resenhado aqui no blog), gentilmente nos cedeu seu tempo para responder algumas perguntas pessoais. Vejam aqui a entrevista completa:


1-               Olá, primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz com a oportunidade de poder lhe entrevistar e, para começarmos, nos fale um pouco sobre você: é solteira, casada, ajuntada, namorada? Estou noiva, o casamento sai no final do ano.

     2-         Sua família lê seus livros? Eles te apoiam?  Só meu noivo. Ele foi a única pessoa que já leu tudo o que escrevi. O restante da minha família terá um primeiro contato com minhas obras agora, com Paris sendo publicado!

     3-         Qual sua cidade natal? Como foi sua infância? Nasci e me criei em Recife, capital de Pernambuco, que é onde permaneço até hoje. Foi uma infância completa, com tudo o que tinha direito. Lembro de sempre ter sido a mais nova nos grupos de amigos, mas sempre a mais “mandona”, rs, que queria agir com tudo. Acho que desde sempre mostrei que gosto das coisas da minha maneira, não gosto que ninguém faça por mim.

     4-         Trabalha? Em que trabalha? Estuda? Terminei um curso de ADM no começo do mês. Embora considere “escrever” um trabalho – no bom sentido, nunca tive um emprego.


     5-         Como você descobriu que gostava de ler e queria ser escritora? Curiosamente, meu gosto por escrita veio primeiro que o gosto por leitura. Eu escrevia mesmo antes de começar a ler bastante. O que eu mais lia quando criança eram contos de fada, mesmo. Depois fui achando uns livros espalhados pela casa e lendo. Ficava fascinada com o desenrolar das histórias. Com isso fui lendo mais e mais. A ideia de ser escritora veio quando comecei os primeiros contos, aos 11/12 anos.

     6-         Quais seus autores e gêneros literários preferidos? Tem alguma dica de um bom livro? AMO Chick-lit. Quando mais nova, gostava mais de histórias dramáticas, não de romance, mas... trágicas. Meu livro favorito é A Menina que Roubava Livros. Quem não leu, recomendo muito! De Chick-Lit recomendo Marian Keyes. Amo suas obras. E não sei se tenho um autor/autora favorito (a). Se tiver, a Julia Quinn está bem perto de ser a eleita.

     7-         Quanto tempo em média demora para escrever uma história? E quantas já escreveu? Isso é relativo. Demorei duas semanas escrevendo uma, e mais de seis meses escrevendo Paris. Vários problemas surgiram no meio do caminho e eu acabei demorando séculos. Mas em média é isso mesmo, cinco/seis meses. Já tenho mais duas histórias finalizadas, e umas 20 prontas para serem desenvolvidas! Sem exageros, HAHAHAHA

     8-         Você acha que a internet hoje em dia tem ajudado ou atrapalhado a divulgação dos livros? Ajudado, e muito! É inegável. A Amazon Publishing está aí para provar isso. A internet tem seu lado bom, e seu lado ruim. A divulgação de novos autores, com certeza, faz parte do lado bom.


     9-         E aquela perguntinha que não podia faltar, rsrs. Fale-nos um pouco do seu trabalho, como surgiu a inspiração e a emoção de vê-lo publicado: Me perguntam muito isso: como me inspirei para escrever Paris. O negócio é que eu não sei. Minhas melhores ideias surgem do nada. Enquanto estou jantando, a posição de uma ervilha no prato pode me fazer surgir com uma ideia impressionante. Lembro-me apenas de estar assistindo ao programa de TV MasterChef Brasil, que tem como um dos prêmios uma viagem à Paris, para ser aluno (a) num curso de culinária na escola Le Cordon Bleu, na cidade.
Eu pensei, primeiramente, em escrever sobre uma garota que ganha uma vaga nessa escola e tem que se virar na França, por um ano. Quando sentei para escrever, saiu uma coisa totalmente diferente!
A emoção de tê-lo publicado é sem descrição. Não consigo acreditar, ainda, que terei um livro com meu nome na capa. Que verei aqueles personagens que criei, ali, no papel, para todos lerem! É uma sensação inenarrável.

      10-       Bom, espero que tenhas gostado da entrevista. Obrigada pela paciência e tempo dedicados às respostas. Gostaria de deixar um recadinho para nós blogueiros? Adorei, Van! Muito obrigada pela oportunidade. Gostaria de dizer a todos que fiquem ligados, pois nas próximas semanas aparecerão várias novidades referentes à Paris no Dia dos Namorados, lá no meu blog! E a você, Van, mais uma vez, obrigada! É um prazer tê-la como parceira! Um beijão aos leitores do blog. Preto de copas (cartas).


Contatos:





10 comentários :

  1. Amei a entrevista amiga! Achei essa escritora muito fofa e fiquei com vontade de ler esse livro! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia a autora, mas sério, só pelo titulo do livro já me encantei. Lembrou muito meu fofo Confusões em Paris rsrs

    dica anotada.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa,

    Mais uma excelente entrevista aqui jo blog, gostei demais, gosto de saber mais sobre os autores, acho interessante demais....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Claro que escrever é um trabalho e do melhores hein. Que fofa ela e que sorte de ter um noivo que a incentiva tanto. Parabéns e sucesso!

    Laura

    ResponderExcluir
  5. Que ótima a entrevista :) Adorei as respostas, fiquei curiosa com o livro da Renata e exemplos assim acabam ajudando a inspirar pessoas que, como eu, têm livro engavetado em processo de escrita, pra poder continuar e vê-lo ser publicado algum dia ♥
    Beijo :*
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Curti bastante a entrevista! Adorei saber que o "MasterChef" inspirou o livro, que diferente!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Van!
    Ainda não li o livro mas quero ler! A Renata parece ser super simpática. E como assim já tem ideias para 20 livros?! Pelo jeito ainda vem muita coisa boa dela!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Van!
    Adorei a entrevista! Gosto de conhecer mais sobre os autores \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser bem interessante, com um título que chama bastante a atenção! :D

    Bjos,

    http://jovem-olhar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Van!
    Fico bem orgulhosa quando vejo mais uma autora brasileira e nordestina tendo destaque no mundo literário.
    Adorei conhecê-la um pouco mais e desejo sucesso.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...