Antes de partir desta pra uma melhor - Jonathan Tropper - Editora Arqueiro:


Sinopse:
  
Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor - Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a vida de Drew Silver é uma sequência de decisões equivocadas. Faz quase uma década que sua banda de rock emplacou uma música, filha única de mãe solteira. Desde então, a banda se separou, sua mulher o largou e Silver tem assistido a vida passar, tocando em casamentos – quando aparece algum – e descontando os cheques cada vez menos frequentes que recebe pelos direitos autorais de seu único sucesso. Silver então descobre que a ex-mulher está prestes a se casar de novo e que a filha adolescente, Casey, está grávida. Para completar, depois de sofrer um derrame que o deixa incapaz de controlar a língua e guardar para si o que pensa, ele precisa de uma cirurgia no coração. Diante desse cenário, o músico fracassado depara com a pergunta decisiva: será que vale a pena salvar uma vida tão mal vivida? Assim, sob o olhar exasperado da família, ele toma a decisão radical de se recusar a fazer a cirurgia e dedicar o pouco tempo que lhe resta a tentar consertar o relacionamento com Casey e aproveitar a vida – mesmo que ela não dure muito. Com diálogos rápidos, irônicos e sagazes, Jonathan Tropper confirma sua habilidade em retratar com humor e perspicácia o lado oculto da família moderna.


Opinião:

Esta foi a minha segunda experiência com obras do autor e, como da primeira vez, me vi imersa na trama devido à deliciosa narrativa aqui presente. O primeiro livro que li dele foi Tudo Pode Mudar, um livro com toques de drama, mas com uma atmosfera muito divertida.

Em 'Antes de partir desta pra uma melhor' temos a história de Silver, um baterista com mais de 40 anos que a mais de 07 está separado da esposa e amarga uma decepção tanto na vida amorosa quanto na profissional. Silver tem uma filha de 18 anos (Casey) com quem não vem tendo uma boa relação e, divide o aluguel de um apartamento com mais dois amigos, tão fracassados quanto ele. Jack, Oliver e Silver são um trio impagável. Silver está se dinheiro, sem namorada e sem dignidade.


Para aumentar a sensação de impotência, sua ex - mulher, Denise, está de casamento marcado com um cara bem sucedido, um médico boa pinta. Impossível Silver não se sentir por baixo já que ainda nutre algum sentimento por Denise. Além disto, Casey surge com a notícia de que está grávida. Como a menina tem apenas 18 anos, seu pai acredita que definitivamente não é um bom momento para se ter um filho e, a acompanha a uma clínica para 'resolver a situação'.

No entanto, Silver passa mal na clínica e precisa ir para o hospital. Lá, acaba descobrindo que teve um derrame e que tem com um aneurisma, necessitando urgentemente realizar uma cirurgia. Porém, Silver não quer realizar a cirurgia pois, não ache que valha a pena continuar vivendo, ele se considera um inútil e tem certeza de que não fará falta a ninguém. Esta decisão maluca acaba por afetar muitas pessoas, sua filha, a mãe desta, os amigos e também seus pais.


É em meio a este turbilhão de emoções que nosso protagonista enfrenta sua pior fase. Mesmo achando que já se está no fundo do posso, as coisas podem ainda vir a ser piores e é neste exato momento que ele se encontra. Silver tem dúvidas quanto a desistir de viver e entregar os pontos ou, lutar pela recuperação e tornar-se outra pessoa, evoluindo.

Nosso protagonista decide recuperar o tempo perdido e fazer tudo da melhor maneira. Porém, com o derrame parece que Silver perdeu a capacidade de controlar as coisas que diz e, quando menos se espera ele fala o que nunca deveria ter dito e corre o risco de magoar ainda mais as pessoas. É uma confusão atrás da outra.


A partir deste ponto, você logo nota que o livro é muito mais dramático do que engraçado que, mesmo com bom humor, Silver não esconde sua tristeza e a decepção consigo mesmo. Ele sabe que não será uma tarefa fácil, mas tenta ser a pessoa que todos queriam que ele tivesse sido há 7 anos atrás quando, por conta do sucesso da banda, largou tudo e foi viver sua ilusão.

O autor mostra-se mais uma vez extremamente sensível ao criar esta trama que, mescla vários temas fortes como por exemplo, doença, gravidez na adolescência, traição e depressão. Mas, além de coisas ruins, traz também uma bela história de aceitação, de amor e de coragem em assumir seus erros e tentar ser um ser humano decente mesmo que não haja mais muito tempo para isto!









4 comentários :

  1. Que resenha linda.
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa para ler :D
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente! Esse livro é totalmente diferente do imaginei que seria só vendo a capa (ainda não havia lido a sinopse)
    Nunca li nada do autor e pretendo começar por esse, que acho que é uma boa escolha
    Parabéns pela resenha! Ficou ótima
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!
    Esse livro parece ser muito interessante, principalmente por parece lidar com temas complicados de um modo mais leve... Quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Van!
    Acredita que não me interessei por esse livro? Mas estou pensando em dar uma chance para ele rs
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...