Apenas um Ano - Gayle Forman - Editora Novo Conceito - por Claudete Rigueira:


Sinopse:

Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.

Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Opinião:

Depois do primeiro livro que já de praxe da escritora deixar os finais em aberto, que foi o livro Apenas um Dia, fiquei super curiosa para esse livro chegar logo e então assim que chegou me empolguei para ler, mesmo sabendo que o final seria o mesmo eu ainda tinha uma esperança de um final diferente.
  
No primeiro livro, após acompanhar a história linda de como Allyson/Lulu conheceu Willem e de como eles passaram juntos as melhores 24 horas da vida, ver a separação e a decepção que Allyson sentiu me doeu bastante.

Se no primeiro livro conhecemos Alysson e sua vida totalmente modificada depois de conhecer Willem, neste somos apresentados ao Willem que conta agora sua versão da história e como conhecer Alysson também mudou a sua vida.

Eu estava muito curiosa para saber: o que Will ia falar? Onde ele estava durante esse ano? Qual era a explicação para o seu sumiço? E me deparei com a feliz surpresa do livro ser narrado por Willem! Ele começa exatamente no dia seguinte após as 24 horas em Paris, e somos finalmente capazes de entender o que houve naquela manhã.

Willem é um jovem aventureiro que não consegue ficar parado em apenas um lugar, e viajar está em seu sangue ele precisa de novas descobertas e precisa de um motivo mais forte para continuar vivendo e sonhando.

Só que devido a um acidente em que perde parte de sua memória ele não consegue se lembrar totalmente de Alysson, só lembra de seu apelido que ele mesmo colocou que é Lulu e não sabe onde ela mora, seu nome verdadeiro nenhuma informação que o faça chegar até ela, mas a sensação que ela deixou em sua vida é forte e isso faz ele lutar para encontrar ela de algum jeito.

Willem vai em busca de novos horizontes e viaja por vários países diferentes entre eles México e Índia e entre uma viagem e outra ele acaba conhecendo pessoas que o ajudam de certa forma a resolver seus problemas familiares.

Neste livro somos apresentados à vida de Willem, dá para entender porque ele é sozinho, onde estão seus parentes e o que de fato ele sente em relação a Alysson.

A busca dele por ela é de cortar o coração dá vontade de entrar no livro e mostrar para ele o quanto eles estão próximos.

Gostei bastante deste livro e achei bem gostosa e leve a narrativa da autora, consegui me conectar com Willem e sentir tudo o que ele sentia em relação a vida e a Alysson, o livro é cheio de peças e frases de Shakespeare até porque Willem é ator.

O final apesar de ser aberto é mais fechado que o primeiro volume e dá para imaginar o que pode ter acontecido entre os dois porém senti falta de saber mais detalhes da vida de Willem , em certos momentos  acho que as viagens que ele fez não mudou muita coisa em sua vida.

Acho que o primeiro livro passou mensagens mais importantes sobre o que você deve fazer em relação à vida, neste segundo volume não consegui ver um crescimento no personagem, mas de qualquer maneira foi uma leitura gostosa e com certeza recomendo!









17 comentários :

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Sempre leio resenhas positivas sobre ele e além disso, acho o enredo e a capa maravilhosos. Espero conseguir ler essa obra em breve.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena Gabriela Silva você vai amar!
      Bjokas
      Clau

      Excluir
  2. Amei a resenha, me parece muito interessante, e a editora também é muito boa!
    Super beijo
    vishamiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como não li nenhum dos livros que você citou na resenha, não tenho uma opinião formada.
    Só achei legal o apelido Lulu, que é como me chamam
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza se tiver a oportunidade de ler os livros tenho certeza que vai adorar! São muito bons os livros dessa escritora.
      Beijinhos
      Clau

      Excluir
  4. Oi Claudete!
    O primeiro livro foi bem melhor, kkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, também gostei mais da história contada pelos olhos da Alysson(Lulu, foi mais rico nos detalhes mas esse também foi muito bom!
      Beijinhos
      Clau

      Excluir
  5. Ultimamente vejo frequentemente falarem a respeito desse livro, até porque é novo no pedaço, né.
    Já li outras obras do autor, mas não me comoveu como eu gostaria. Na verdade, gostei muito, mas, infelizmente, não foi um dos livros que fazem parte da minha vida. Ou seja, não sei se leria esse livro, não me dei muito bem com a sinopse. É claro que o livro deve ser bom sim, mas por enquanto não é o próximo da minha lista ):

    Beijinhos <3
    vorazesleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitoras Vorazes, agradeço seu comentário!É verdade nem sempre todos os livros agradam a todos né, também já tive algumas decepções de olhar e amarei a capa ou algo assim e depois ver que não me agradou!
      Beijos
      Clau

      Excluir
    2. Olá Leitoras Vorazes, agradeço seu comentário!É verdade nem sempre todos os livros agradam a todos né, também já tive algumas decepções de olhar e amarei a capa ou algo assim e depois ver que não me agradou!
      Beijos
      Clau

      Excluir
  6. Oie,
    o livro realmente é muito bonito, mas a escrita é um pouco cansativa e confesso que não curto finais em aberto rrsrsr

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, pois é também não gosto muito destes finais abertos, deixam muitas perguntas no ar, eu gostei do livro mas ainda acho que a história contada pelos olhos da Alysson ( Lulu )foi bem melhor!
      Beijokas
      Clau

      Excluir
    2. Oi Vanessa, pois é também não gosto muito destes finais abertos, deixam muitas perguntas no ar, eu gostei do livro mas ainda acho que a história contada pelos olhos da Alysson ( Lulu )foi bem melhor!
      Beijokas
      Clau

      Excluir
  7. Eu sou suspeita para falar desta autora, sempre leio tudo dela e adoro todos se exceção. Já i este, é claro e adorei, sou muito fã de Gayle Forman.

    Beijos da Laura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Laura, também gosto desta autora, só fico meio entediada com os finais abertos rsrsrs mas são bons valem a pena!
      Beijinhos
      Clau

      Excluir
    2. Que bom Laura, também gosto desta autora, só fico meio entediada com os finais abertos rsrsrs mas são bons valem a pena!
      Beijinhos
      Clau

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...