Eu Estive Aqui - Gayle Forman - Editora Arqueiro:


Sinopse:

Eu Estive Aqui - Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.


Opinião:

Cody está desolada. Sua melhor amiga Meg cometeu suicídio e aparentemente sem motivo. Meg tinha tudo programado, desde o lugar, o modo e até mesmo como as pessoas ficariam sabendo (com atraso), já que ela enviou emails àqueles que lhe eram importantes, como por exemplo sua amiga Cody que mesmo antes da tragédia ter ocorrido, recebia diversas mensagens da amiga que ela infelizmente nunca soube interpretar corretamente. Na verdade, Cody estava tão absorta em seus próprios problemas que não foi capaz de ler nas entrelinhas o desespero de Meg que estava visivelmente lhe pedindo ajuda. Claro que isto ela só percebeu com o decorrer do tempo e depois que os pais da amiga lhe pediram para ir à Tacoma para buscar os pertences da filha.

"- Como você pode não saber uma coisa dessas sobre a sua melhor amiga? Mesmo que ela não lhe conte, como você pode não saber? Como pode acreditar que alguém é a pessoa mais bonita, incrível e simplesmente a criatura mais mágica que já conheceu, quando, no fim das contas, ela estava sofrendo tanto que precisou beber um veneno que rouba o oxigênio das células até o coração não ter outra escolha senão parar de bater? Então, por favor, não me pergunte sobre Meg. Porque eu não sei merda nenhuma sobre ela."


Meg tinha uma família relativamente feliz. Um pai, uma mãe e um irmão de 10 anos que é uma graça de menino. Não são necessariamente uma família de dinheiro, mas sempre viveram bem com o que tinham e são esforçados, buscando poder proporcionar conforto aos filhos. Já Cody, é quase o oposto. Filha de mãe solteira, não conhece o pai e não tem boa relação com a mãe (Tricia) que é totalmente desligada da filha. As duas vivem contando cada centavo que entra em casa e Cody faz faxinas em casas de família para juntar dinheiro. Tricia trabalha em bingos e lanchonetes.

"... Quando eu tnha 08 anos, Tricia anunciou que eu já era velha o suficiente para lavar minhas próprias roupas. Eu odeio lavar roupas. Você já deve ter imaginado o resultado."

Cody sente-se culpada por não ter notado o desespero da amiga. Na verdade, elas haviam se distanciado um pouco nos últimos meses pois, Meg tinha ido para a universidade e Cody passou a se sentir inferior à amiga por não ter condições de acompanhar seu progresso, afinal, ela ainda estava limpando privadas enquanto Meg tinha um futuro pela frente.


Cody recebeu a missão de resgatar os pertences de Meg em Tacoma. Lá ela conhece os outros estudantes que dividiam aluguel com a amiga e também as demais pessoas que eram próximas da garota, como por exemplo Ben McCallister, o roqueiro por quem Meg se apaixonou e que a largou depois de terem passado uma noite juntos. Meg não soube lidar muito bem com esta rejeição e começou a bombardear Ben com emails e mais emails.

Cody a princípio transfere para Ben toda a sua raiva e frustração pela impotência da situação porém, aos poucos o guitarrista vai se mostrando amistoso e, depois que ela ganha dos pais da amiga o computador de Meg e tem acesso a alguns documentos secretos que podem explicar o motivo dela ter feito o que fez, Ben decide ajudar Cody na busca por respostas...



Eu estive aqui é um livro lindo apesar do tema forte (depressão e suicídio). Na verdade, o tema principal é mesmo desesperador pois, você se pega imaginando quantas pessoas estão passando pela mesma situação neste momento. A autora foi muito sensível ao tocar neste assunto, foi sem dúvida o melhor livro que li dela até agora. Sua escrita me pareceu muito mais madura e segura. Serve como um alerta à sociedade para que prestemos atenção às pessoas à nossa volta, àqueles que nos são especiais. Este é um livro que te leva a refletir e que te emociona pois, trata de uma triste realidade dos nossos dias e que precisa ser tratada com seriedade. Recomendo a leitura!







11 comentários :

  1. Ainda não pude ler os livros da Gayle, mas tenho um deles na minha estante. Espero ser arrebatada pela escrita da autora como você e diversos outros leitores.

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa,

    Esse livro está na minha lista de desejados, só leio resenhas positivas e espero poder ler em breve....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Van
    Eu ainda não li livros da autora, e estava pensando em começar por este. Mes passado ate pedi pra editora, mas acabou não vindo, acho que pedirei este mês.
    Gostei do contexto e estou curiosa para saber como a história termina. Quero muito ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito do trabalho dessa autora e apesar do tema ser bem angustiante esse livro me pareceu ser bem interessante e eu adoraria ler! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2015/09/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, embora tenha dos livros dela na estante. Acho extremamente interessante os assuntos abordados nessas obras.
    Ótima resenha!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Van!
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas esse tema é forte mesmo! Que legal saber que a autora conseguiu desenvolver o livro em cima de um tema tão complicado. Eu mesma não sei o que faria se uma amiga minha se suicidasse, complicado...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Todo mundo ama os livros dessa autora, mas acredita que tenho uns quatro dela em casa e nunca li?! rs E pelo visto estou perdendo tempo, já que todo mundo adora! E acho que iria gostar desse, já que temas fortes é comigo mesmo! E adorei o novo visual e nome do blog!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Vi muita gente pirando quando esse livro foi divulgado! Nunca li nenhum livro desta autora, mas pretendo!
    O livro é bem interessante, pela sua resenha. Adorei e me convenceu a ler.
    Beijos
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Van!
    Já li uns 3 livros da autor, mas eram romances.
    Aqui o assunto é mais sério porque fala de depressão e suicídio.
    Gostaria de poder ler para ver como a autora abordou o tema.
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Oii Van

    Que bom que vc gostou do livro e que a escrita da autora amadureceu. Eu não consigo me dar bem com os romances dela, a maneira como ela escreve não me prende, acho cansativa, mas esse é um livro que trata de um tema diferente e a sinopse, a sua resenha mesmo mostram uma história mais profunda e é um alivio saber que a autora soube explorar bem. Acho que quando tiver a oportunidade vou tentar ler esse livro sim

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Estou com esse livro aqui, aguardando na pilha de leitura, rs. Preciso começar logo a ler rsrs
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...