Minueto da Madrugada - Décio Gomes - Editora Schoba:



Sinopse:

Minueto da madrugada - Após a morte de sua mãe, mudando-se da Alemanha para o interior da Inglaterra, a jovem Rosa Vogelsang ansiava, acima de qualquer coisa, construir uma nova vida longe de tudo que conhecia. Contratada pelo senhor Joseph Ridell, um importante homem de negócios da região, é levada para administrar a imponente mansão que carregava o sobrenome de seu dono: uma construção antiga, isolada no coração de uma vasta floresta, de paredes espessas e carregadas de eras e histórias. Pouco depois de sua chegada ao novo lar é apresentada a Dianne, a bela e enigmática noiva de seu patrão, e no decorrer de seus dias, graças à ausência de Joseph, aproximam-se e tornam-se grandes amigas. Lentamente, porém, a jovem governanta passa a descobrir que coisas horríveis e inimagináveis ocorrem no interior da mansão. Entre aquelas mudas paredes a madrugada trazia muito mais do que trevas, e para seu grande temor, a cada novo anoitecer, percebe que a nova e querida amiga está muito mais ligada aos segredos obscuros da família do que ela podia imaginar.
Segredos, revelações e terríveis descobertas fazem de Minueto da madrugada um importante capítulo na história da família Ridell. Quando a luz se esconde e as sombras se derramam, um novo ciclo de horrores é iniciado, e com eles vem a certeza de que, cedo ou tarde, o mal encontra o caminho de casa.


Opinião:

Minueto da Madrugada se passa na misteriosa mansão Ridell, um lindo casarão perdido no meio do nada, perto de lugar nenhum e distante cerca de 2 horas e meia da civilização.

Joseph é herdeiro desta casa e resolve mudar-se para lá juntamente com sua noiva e mais quatro empregados, entre eles a jovem governanta alemã, Rosa Vogelsang. Na verdade, Joseph pouco permanecerá na mansão, quem se instalará de vez será sua noiva Dianne Victória, uma moça agradável e acessível que criará bons laços afetivos com os criados. No entanto, Dianne não saberá lidar muito bem com a visível rejeição de Joseph que quase nunca está em casa, sempre arrumando desculpas para ficar o máximo de tempo possível viajando.



Dianne é uma moça muito supersticiosa que, coleciona vários objetos místicos. Este fato, combinado com o abandono do noivo (e depois marido), faz com que Dianne se apodere de um velho livro encontrado por acaso numa das várias caixas deixadas no sotão com pertences de antigos moradores, inclusive empregados. Este livro chama-se Necronomicon.

"Necronomicon surgiu diante de seus olhos, prensado em baixo relevo no couro que cumpunha a capa. Dianne crispou os lábios e sentiu o coração acelerar violentamente. Encarou o livro por momentos que pareciam infinitos, criando uma expressão espantada e ao mesmo tempo incrédula."

Dianne sabe bem com o que está lidando, o Necronomicon possui poderes inimagináveis e de graves consequências e ela não hesita em utilizá-lo para seus interesses. Vejam bem, Dianne não é uma mulher má, é apenas apaixonada por Joseph e capaz de algumas atrocidades em nome deste amor, atrocidades estas que possuem muito em comum com o velho e perigoso livro de capa de couro.
Assim que acontecimentos horrendos começam a ocorrer na mansão, os criados passam a abandonar o emprego, ficando apenas Rosa e o cocheiro a fazer companhia à Dianne.



"- Não! Não quero me sentar. Não quero mais passar nem sequer um minuto nesta casa. Não estamos seguros aqui. Nenhum de nós."

Fazia muito tempo que eu aguardava a oportunidade de ler algo do autor, via seus livros nas redes sociais e tinha a impressão de que iria me agradar muito de sua escrita. Aproveitei que a Editora Schoba, parceira do Retrô, possuia o livro em seu catálogo e fiz a solicitação, imaginem minha alegria ao receber o exemplar que já conquista logo pela capa, lindamente sombria.

Iniciei a leitura com o receio de não alcançar meu objetivo mas, já nas primeiras páginas, em contato com a narrativa tão fluida e próxima do leitor, notei que seria muito difícil largar o livro, dito e feito, viciei em Minueto da Madrugada e li numa sentada, como se diz por aí.

Fiquei muito satisfeita por encontrar aqui uma personagem que não era totalmente má e nem totalmente boa, suas ações baseavam´-se no amor que sentia pelo noivo, fora isto, era uma pessoa agradável e gentil. Normalmente, estas personagens possuem índoles bastante duvidosas em outras obras e nos deixam morrendo de raiva, Dianne definitivamente não é assim.



Rosa é uma grande personagem, forte e decidida. Segura a onda quando a mansão está em seu pior momento e busca proteger tanto a si própria quanto à aqueles que quer bem.

No final da trama ela faz descobertas surpreendentes que me deixaram maluca pelo próximo livro chamado Albertine (que na verdade parece que foi lanço antes deste..)
Preciso ler Albertine e descobrir como esta história irá se desenrolar!!!

" - Continua muito triste e melancólica. Ela já tem nome?

  - Sim. Ela tem um nome - ela prontamente explicou, lançando um olhar na direção da lareira, a réstia alaranjada clareando seu rosto de forma dramática. - Se chama Minueto da Madrugada."



             


  




5 comentários :

  1. Olá Vanessa,

    Esse é mais um livro e autor que fico conhecendo aqui no seu blog, a capa é bem sinistra...kkk...e a história parece ser assim também, fiquei curioso mas não uma leitura para o momento...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não é um livro que eu ficaria desesperada para ler, mas eu achei o enredo bem interessante sim. Então, eu poderia dar uma chance.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!
    Nossa, que história interessante! Fiquei curiosa, não conhecia essa história \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, Van! Super completa! Parabéns! O Minueto é um dos livros que está a minha lista de desejados! Ainda vou ler o bendito "numa sentada"! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Van
    Essa capa é muito linda mesmo, adorei sua resenha e fiquei bem curiosa pela trama. Ainda não conheço o autor e seu trabalho, mas fiquei bem interessada na obra.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...