(Resenha) Fake - Felipe Barenco:


Sinopse:

Téo está prestes a completar vinte anos e foi aprovado para o curso de Direito. Não bastasse a euforia em começar a faculdade, ele conhece Davi, um garoto que acabou de chegar ao Rio de Janeiro para ser ator. Os dois se apaixonam, mas como o mundo real costuma ser um pouquinho menos perfeito do que as comédias românticas, quanto mais Téo se aproxima do rapaz, mais descobre que não sabe nada sobre ele.

Além disso, o livro fala sobre a descoberta da sexualidade e retrata os dilemas de seu protagonista para se assumir gay dentro de casa. Como contar aos pais? Será que precisa mesmo? Existe um momento certo para contar? Ou será que todos já sabem? São tantas perguntas! Por que se assumir é tão fácil para todo mundo e tão difícil para o Téo?


Opinião:

'Fake' nos traz a história de Téo, um jovem vestibulando de 19 anos, morador do Engenho Novo no RJ que acabou de entrar para o curso de Direito. Mora com os pais, o irmão mais novo e a avó. Téo é homossexual. Ele sempre soube que tendia a gostar mais de rapazes do que de moças. Quando era mais novo até tentou ter algumas namoradas, mas sempre soube que havia algo diferente pois, não deixava de admirar os outros meninos.


Tiago é seu melhor amigo, ele vem lutando para se tornar um ator de sucesso e parece que está no caminho certo e, assim como Téo, também é homossexual, porém, bem resolvido com suas escolhas. Na verdade, somente Tiago sabe sobre a sexualidade de seu amigo.

Eis que surge Davi, um jovem recém-chegado ao RJ que também sonha em ser ator. A atração entre os dois rapazes é imediata, mas o relacionamento não é automático, ele demora um pouco a se desenrolar.


Assim que Téo e Davi, depois de um hiato no tempo, engatam o namoro, a história aqui retratada muda um pouco de figura. O que antes era só flores, se transforma rapidamente num drama. A vida de Téo definitivamente dá uma guinada depois que ele conhece Davi.

Este namoro é um tanto conturbado, o garoto muito instável e pouco confiável e, como já é de praxe, possui uma poderosa lábia capaz de enrolar Téo. O relacionamento em casa sofre abalos depois que Téo anuncia sua homossexualidade, até mesmo a amizade com Tiago fica balançada pois, Tiago não confia no sentimento de Davi por Téo e, acha que o amigo não é mais o mesmo desde que conheceu este garoto.


Como se não bastassem estes detalhes e suas consequências, Téo e Davi precisam segurar uma barra um tanto quanto pesada e que exigirá equilíbrio psicológico tanto de um quanto de outro.
Enfim, o que mais conta aqui nem vem a ser a opção sexual de nosso protagonista e sim, sua maturidade para lidar com certos acontecimentos, seu caráter e sua singularidade. Téo é um personagem muito forte e corajoso, apesar dele mesmo não se enxergar desta forma.

No decorrer da leitura, dei altas risadas com a narrativa do autor e, ao mesmo tempo que ria, me emocionava muito com a trama que foi tão bem articulada pelo Felipe. Imaginava que fosse sim gostar do livro, afinal, li várias resenhas bem positivas sobre ele mas, não fazia ideia de que a história me encantaria tanto. É incrível a habilidade do autor com as palavras e com as tiradas, só mesmo lendo para entender. Eu sem dúvida recomendo a leitura de 'Fake'.


Visite:





5 comentários :

  1. Que linda a capa Van, parece mesmo ser um livro muito bom, tenho visto muitos elogios à nossa literatura, isto me deixa feliz. Que bom que você gostou do livro, é tão bom quando uma leitura nos deixa satisfeita. Adorei a resenha.

    Bj Laura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Van!
    Que livro interessante! gostei!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Uauuuuu!! Nunca li nada dessa temática, mas sua resenha me deixou curiosa!
    Parabéns!!
    Bjs

    Sankas Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Van, adorei a resenha...

    O livro parece ser muito bom, já adicionei a lista.

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai meu Deus
    Que combi mais fofa, linda linda
    achei a capa desse livro linda =D

    beijinhos
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...