(Resenha) Quem é Anita? - Diane Cafero:



Sinopse:

Receber uma trágica notícia no dia do seu aniversário não é o melhor dos presentes, concorda? O que parecia ser apenas uma triste mensagem telefônica leva Wellington à mais incrível viagem no tempo. Ele, um adulto frustrado profissionalmente, consegue conversar com o adolescente que foi há vinte anos, um garoto cheio de sonhos. Mas nada foi tão perturbador quanto reviver o romance com a enigmática Anita, a misteriosa namorada virtual, que desaparecera antes do tão esperado primeiro encontro. Agora, juntos, vocês podem tentar descobrir quem era Anita.
Desde já, informo que não será uma tarefa fácil. Os preconceitos e interpretações óbvias só irão te atrapalhar. Provavelmente você, Caro Leitor, acredita que tem autonomia sobre os próprios pensamentos. Que consegue deixar os preconceitos de lado quando lhe convém. Certo? Temo que Anita prove que você faz exatamente o contrário. Boa sorte!


Opinião:

Desde que me deparei com este livro nas redes sociais, me senti atraída pela trama que só de ler a sinopse se mostrava bem diferente de tudo o que costumo ler e ver por aí. Pois bem, bastou iniciar a leitura para esta certeza se concretizar. 'Quem é Anita?' traz uma trama bem escrita com um teor psicológico na medida certa em que você para e reavalia suas próprias ações e até mesmo seus pensamento e se pergunta se por acaso está sendo uma pessoa correta e justa...É isto, o livro tem o poder de lhe mostrar algumas verdades...

Wellington é o nosso protagonista e este livro se inicia no ano de 2031. No dia do seu aniversário de 34 anos ele recebe uma má notícia durante uma reunião chata em seu local de trabalho, aliás, Wellington é arquiteto e desde criança sonhava ser ator, mas, por falta de incentivo da família, não seguiu seu sonho e talento vindo a se tornar um adulto insatisfeito. Ele hoje é casado e pai de uma menina.

Bem, após o recebimento da triste notícia, Wellington vive uma estranha experiência de viagem no tempo e acaba aterrissando no seu quarto da infância e reencontrando o seu 'eu' adolescente de 20 anos atrás. Toni (como ele era chamado) está sentado em frente ao computador esperando as tão especiais mensagens de Anita, sua amiga virtual. Na verdade Toni é apaixonado por Anita mesmo que nunca tenha visto seu rosto, nem mesmo por fotos, os dois combinaram previamente de nunca revelarem suas aparências, porém, Toni descumpriu o combinado e mandou fotos suas para ela que, nunca retribuiu o gesto, mesmo depois de tanto tempo de contato.

O fato de Anita ser irredutível no trato deixa Toni muito chateado masnão o suficiente para fazê-lo desistir de conhece-la. Sua amiga é a pessoa mais brilhante que ele já 'viu'. Mesmo tendo a sua mesma idade, ela parece muito madura e sensata e sempre sabe o que falar nas horas certas.

Wellington se vê ali naquele dilema de saber quem afinal era Anita e lembra que nunca chegou a descobrir pois, depois de algum tempo e de algumas mancadas suas (que só agora ele se dá conta que foram mancadas e atitudes infantis), Anita mostrou-se irritada com ele e passou a lhe fazer críticas nas conversas que os dois tinham, inclusive estas conversas começaram a diminuir gradativamente ao longo de cerca de 1 mês, culminando com o período de volta às aulas...

Wellington pode ver Toni, mas Toni não pode vê-lo, porém, pode ouvi-lo, e acha que está enlouquecendo. Aos poucos começa a se acostumar com a presença do seu 'eu' do futuro e os dois juntos buscarão desvendar o grande mistério de quem foi Anita e de porque ela sumiu em deixar vestígios.

É impressionante a capacidade que as pessoas têm de se lamentar por tudo o que dá errado na vida, no dia a dia, sem ao menos avaliar se possui alguma parcela de culpa nos acontecimentos. É uma mania estranha de nunca se achar responsável pelas coisas erradas e sempre querer para si os créditos dos acertos.

Além disto, outra questão muito importante abordada pelo livro é o preconceito e atitudes impensadas motivadas por ele. Toni foi um jovem preconceituoso e extremamente infantil e mesmo sem ter a intenção fez pessoas sofrerem com atitudes suas e de seus colegas. Estou falando de bullying em sala de aula, um dos mais perversos.


Enfim, como eu disse no início da resenha, este é um livro que cumpre o seu papel que é o de fazer refletir e olhar ao redor, perceber as pessoas, se interessar por elas, cada uma possui a sua história de vida, sendo ela boa ou não, mas com certeza todos merecem respeito e tratamento digno. Recomendo este livro a leitores de todas as idades pois, nunca é tarde para mudar algo!

Saiba mais sobre Diane Cafero:



* Site da autora: http://dianecafero.com





Leia o Primeiro capítulo de Quem é Anita?: http://issuu.com/lyciabreves/docs/primeiro_cap__tulo_quem____anita..d


Quem é Anita? pode ser adquirido em:


* Site da Autora: www.dianecafero.com







7 comentários :

  1. Muito interessante essa resenha, realmente a capa não revela muita coisa, mas espero poder ler essa obra algum dia, é diferente do usual e isso pra mim já é ótimo o bastante!

    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Van!
    Que trama interessante, acredito que vou ficar pensando sobre ela por vários dias \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, achei a sinopse do livro e a sua resenha incriveis!

    Fiquei muito interessada em poder ler!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Van!
    Devo confessar que, desde que li o título do livro, fiquei me lembrando de A Presença de Anita
    Curti muito a premissa do livro. Achei diferente e curiosa pra saber quem é Anita.
    Quem dera se pudessemos voltar ao passado e dar uns conselhos aos nossos eus jovens.
    Ainda bem que minha família sempre me incentivou a seguir a carreira que eu quisesse. Não que eles tivessem muita opção porque desde cedo já sabia o que queria.
    Beijo
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa,

    Já li algumas resenhas positivas desse livro antes, mas a sua me deixou mais curioso e com um grande vontade de ler, bom ver que os nacionais estão cada vez melhores.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Van
    Eu amei este livro, tanto que li numa sentada, de tão curiosa que eu fiquei com o final. História bem escrita e instigante né? Adoreii

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Van,
    A sinopse do livro é ótima, fiquei muito curiosa com o livro e vc conseguiu manter fazer a resenha e ainda deixar a gente super interessado.
    Abç,
    Boo Nina
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/10/semana-proibido-tabitha-suzuma.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...