A Menina da Neve - Eowyn Ivey - Editora Novo Conceito:


Dados:

Título: A Menina da Neve
Título Original: The Snow Child
Autor: Eowyn Ivey
ISBN: 9788581638010
Número de Páginas: 352
Gênero: Drama

Sinopse:

Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

Opinião:

Mabel e Jack mudaram-se para o Alasca não só em busca de uma vida tranquila, mas também para fugir das tão dolorosas lembranças do passado. Lá eles estão isolados do resto do mundo, sem outros familiares e crianças correndo pela casa em dias comemorativos, isto tudo só fazia aumentar ainda mais a angústia que eles carregavam no peito. Os dois são hoje um casal de velhos cujo destino não lhes permitiu criar o filho.

 No Alasca eles moram a quilômetros de seus vizinhos mais próximos, não há ninguém para conversar ou alguém próximo o suficiente para julgar suas atitudes. No entanto, ao contrário do que eles esperavam, não estão conseguindo estreitar os laços um dia perdidos, na verdade a vida dura do Alasca está fazendo com que Jack e Mabel se afastem ainda mais um do outro. A decisão de mudarem-se para lá foi de Mabel, Jack a apoiou e nunca julgou seus motivos pois, a dor dela era a mesma dele, porém em Mabel era mais evidente.

Eles afirmam que a mudança foi a melhor decisão, mas no fundo sabem que que não estavam preparados para o que aquela região lhes aguardava. Porém, eles sustentam esta mentira talvez por vergonha em admitir o erro e o orgulho de voltarem atrás com a admissão da derrota.

Quando parecia que as coisas não tinham mais conserto, a vida deste casal muda drasticamente com o misterioso surgimento de uma menina desconhecida que parece viver sozinha na fria e perigosa floresta do Alasca. Na verdade, a menina da neve aparece na manhã seguinte à noite em que Jack e Mabel saem para o quintal para construir um boneco de neve com a primeira nevasca da estação. Mabel coloca luvas e cachecol no boneco e é com estes itens que a menina surge no dia seguinte.

Jack a vê durante a noite correndo entre as árvores. Quando ele sai para o exterior da cabana, percebe que o boneco de neve sumiu e que há pegadas humanas no lugar onde eles o haviam construído. Quando o dia amanhece ele segue as pegadas e encontra também pegadas de raposa. Mabel também vê a menina e acha que é filha de alguém das redondezas e que pode estar perdida.

A aparição dela é tão rápida que deixa a sensação de ter sido fruto da imaginação de um velho casal judiado pela vida. Em vários momentos da leitura (no meu caso até as últimas páginas), o leitor vai se perguntar se a menina realmente existe ou se fazia parte da magia que envolve as geladas montanhas do Alasca.

Conforme o tempo vai passando, as aparições ficam mais frequentes e o casal tem a certeza de ela ser uma menina real, no entanto os vizinhos com quem eles fizeram amizade, duvidam muito e chegam a pensar que o casal está enlouquecendo no isolamento da cabana. O que realmente importa é que esta menina, sendo ela real ou não, trouxe a vida e a alegria que eles tanto desejaram e deu um sentido a existência do casal que estava prestes a desistir de tudo.


Enfim, A Menina da Neve é um livro muito especial. A trama é tocante e sensível. A leitura me emocionou muito tanto pela dor dos personagens principais, pela inconstância da menina e incerteza dela ser ou não real e do que poderia causar àquela família. A narrativa é um tanto dramática e melancólica, mas ao meu ver caiu perfeitamente no ambiente aqui apresentado. Definitivamente eu amei este livro!

8 comentários :

  1. Oi Van
    Estou desejando muito este livro. Gosto dessa premissa e fico muito curiosa cada vez que leio uma resenha sobre.
    Essa capa ta muito linda, quero muito ler, e espero que seja em breve.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. As vezes é bom ler um livro tocante de vez em quando, não conhecia a obra, mas parece muito bacana.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!
    Eu recebi esse livro da NC mas ainda vai demorar um pouquinho para ler. Que bom saber que você gostou, isso me incentiva ainda mais a ler!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha visto "A Menina da Neve" em outros blogs e confesso que fiquei encantado com o enredo.
    A capa é linda. Pretendo ler em breve.
    A Novo Conceito está com livros ótimos, estou gostando de todos :D

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro e descobrir se a menina é real ou não. Adorei sua resenha!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Vanessa! Estou ansiosa para ler A Menina da Neve! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Van!
    Eu só ando lendo resenhas positivas sobre esse livro mas, não tenho muita vontade de ler. A premissa não me chamou atenção.
    Se fosse eu a ver um boneco de neve se tornar real, ou acharia que estava doida ou saia correndo ou os dois
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Olá Van;
    Primeiramente parabéns pelo novo layout, está um luxo.
    Gostei da resenha, mas fiquei intrigada quanto ao enredo. Não sei se seria uma estória que me cativaria, mas com certeza eu leria só pra saber rsrsrs.

    Beijos da Camila
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...