Confissões de Inverno - Brendan Kiely - Editora Arqueiro:


Sinopse:

À medida que sua família se desintegra, Aidan Donovan, um adolescente de 16 anos, procura consolo em estimulantes químicos, no estoque de bebidas do pai e nas atenções do padre Greg, o único adulto que realmente o escuta.

O Natal chega e seu mundo entra em colapso quando ele reconhece o lado obscuro do afeto que o padre Greg lhe dedica. Enquanto tenta dar sentido à própria vida, Aidan conta com o apoio de um grupo de amigos desajustados: Josie, a garota por quem se apaixona; a rebelde e espontânea Sophie; e Mark, o carismático capitão da equipe de natação.

Confissões de inverno mostra as formas pelas quais o amor pode ser usado como uma arma contra a inocência – mas também pode, nas mãos certas, restaurar a esperança e até a fé.

O corajoso romance de estreia de Brendan Kiely expõe o mal que os segredos mais profundos que guardamos podem causar e prova que a verdade liberta e abre caminho para o amor.


Opinião:

     Falou em livro polêmico? Então já quero! Fazer o que né, tenho um fraco por tramas assim, mas precisa ser muito bem trabalhado, sem preguiça por parte do autor e com maestria, beeem como foi em Confissões de Inverno, lógico. Já li alguns livros com histórias que se baseiam em padres que transgredem as regras não só da igreja, como as regras sociais e morais, é um assunto que me interessa exatamente por ser polêmico e altamente condenável, é uma leitura que foge totalmente do lugar comum, por isto me interessei tanto pelo livro quando vi que seria lançado pela Arqueiro.


     Assim que iniciei a leitura já foi possível perceber o quão sensível ela é. Padre Greg sabe como ninguém despertar a ira das pessoas (os leitores, no caso), ele é muito habilidoso, não só conhece como também sabe como agir com o psicológico das pessoas às quais se aproxima, ele é carismático e afetuoso e um exemplo de decência. Só tinha visto gente assim nas novelas...

     Padre Greg tem o poder da persuasão e perturbação e o jovem Aidan Donovan de 16 anos, que há 1 ano viu o pai ir embora de casa para morar com outra mulher, sente que o novo padre da igreja local é uma pessoa com quem ele pode se abrir, a pessoa que lhe passa a segurança que não possui em casa. Aidan só quer atenção, amizade e cumplicidade, mas o que vai receber de Padre Greg vai além de suas inocentes ambições. Além disto, com a ruina da família antes tão exemplar, Aidan busca nas drogas o consolo que nunca teve. Sua vida está rolando ladeira a baixo e ele encontra-se perdido diante de tantas mudanças, esta foi a brecha que Greg achou para se aproximar do garoto.


     Gwen, a mãe de Greg é uma mulher fútil que pensa apenas em status e vida social movimentada com festas assombrosas, é numa destas festas que Aidan conhece Josie, Sophie e Mark, os quatro tornam-se muito amigos, quatro jovens desajustados que irão procurar juntos um sentido às suas vidas.

     Padre Greg é uma fachada, sua fé inabalável é totalmente esquecida assim que os portões da igreja se fecham, o porão da igreja revela quem de fato é Greg e o que ele é capaz de fazer com jovens vulneráveis e fragilizados que acabam guardando tudo para si por medo da reação deste homem perverso e repulsivo que usa seus conhecimentos sobre fé para justificar seus atos.



     Quem narra a trama é o próprio Aidan e, com isto podemos uma clareza maior do que se passa em seu subconsciente e do quanto ele está perturbado com o rumo que sua vida vem levando. Este é um livro que trata não só do abuso sexual, mas também do abuso psicológico que é igualmente grave e pode ser irreversível em muitos casos. O livro é escrito de uma forma simples e sutil, mas principalmente de uma forma que leva à muitos questionamentos, acredito que o intento do autor tenha sido alcançado, é de fato um livro feito para mexer com o leitor...





6 comentários :

  1. Nossa, parece mesmo ser um livro forte, eu gosto também deste estilo e acredito que leria e gostaria tanto quanto você gostou. Suas dicas são sempre ótimas Van.

    Bj Laura.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a sinopse, e ainda mais sua resenha.
    Também gosto de livros polêmicos e trate de assuntos que as pessoas tentam esconder.
    ótima dica!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da capa do livro, mas o enredo não despertou muito o meu interesse não. Mesmo assim, adorei a resenha! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Van!
    Eu ainda não consegui chegar nesse livro, devido aos que eu tenho atrasado aqui, mas não vejo a hora de ler. Já consegui notar que o tema é polêmico, então preciso conferir essa história \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Van
    Quando eu vi o lançamento deste livro fiquei bem intrigada com o tema, mas não fiquei com vontade de ler. Gostei de saber sua opinião.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Estou louca para ler esse livro! Apesar da temática profunda, acho que deve ser uma boa leitura e foi bom saber que ele consegue mexer com o leitor!

    Feliz Natal e um excelente Ano Novo!
    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...