O Que Há de Estranho em Mim - Gayle Forman - Editora Arqueiro:


Sinopse:

Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.

Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.

Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.


Opinião:

Como eu já mencionei aqui, adoro livros com certas doses de drama e, a Gayle Forman, minha mais nova autora queridinha do momento vem trazendo exatamente o que eu gosto de ler, tramas com forte teor, escritas de maneira leve e instigante.

    Em “O que há de estranho em mim” temos a história de Britt, uma jovem de temperamento forte, para não dizer difícil, um tanto rebelde, integrante de uma banda de rock (Clod). Britt não respeita os pais (pai e madrasta) e está indo mal na escola, ou seja, é igual a muitas outras meninas de sua idade, inclusive as da vida real, mas seu pai a considera um problema grave e decide trancafiá-la numa clínica psiquiátrica – internato - livrando-se assim do problema.


    Acontece que a Red Rock possui regras rigorosas e extremistas, regras estas que são desconhecidas dos pais. A clínica promete corrigir comportamentos errados e utiliza métodos bem pouco convencionais como por exemplo, insultar outras meninas até que provoque uma reação emocional nas mesmas ou então empilhar pedras num local chamado de pedreira. Quando não seguem as regras impostas, são enviadas para a solitária, onde ficam totalmente isoladas.

    Não demora para que Britt encontre outras garotas tão inconformadas quanto ela com a situação a que são submetidas, é aí que entram na história Cassie (bissexual), V. (com tendências suicidas), Bebe (conhecida como namoradeira demais) e Martha ( menina gordinha).  Uma amizade muito forte nasce entre as cinco meninas e juntas, formam o secreto ‘Divinamente Fabuloso e Ultraexclusivo Clube das Malucas’ cujo objetivo é saírem deste lugar enlouquecedor.

    Estas meninas dão um toque muito legal à trama, a amizade delas é muito bonita apesar do ambiente improvável em que nasceu, mais precisamente na Pedreira que era o único local em que tinham um pouco de liberdade para conversarem já que os responsáveis não ficavam de baixo do sol quente.  Normalmente em livros mais juvenis vemos muita competição entre as personagens além de inveja e tramóias, isto felizmente não acontece entre estas cinco meninas.


    É um verdadeiro drama o que estas meninas enfrentam em Red Rock em busca da liberdade, principalmente depois de um acidente ocorrido com uma das internas. Depois deste fato, Britt lidera uma espécie de gang contra o lugar em prol de seu fechamento.


    Concluindo, eu gostei bastante da trama, este livro foi ainda mais diferente do que o último que li da autora (Eu Estive Aqui), aliás, percebo o quanto Gayle Forman gosta de diversificar em suas obras, mesmo que o tema central seja sempre forte, as premissas são sempre únicas. A narrativa dela é incrível, os fatos são interligados de uma forma que o leitor fica querendo saber mais. Esta personagem em especial (Britt) é tão cheia de personalidade que a gente logo se apega a ela, a menina é sarcástica, inconformada, enérgica, nem de longe lembra aquelas mocinhas desamparadas que encontramos na maioria dos romances... Gayle Forman e Editora Arqueiro estão de parabéns pela excelente publicação!!!

 http://www.editoraarqueiro.com.br/

5 comentários :

  1. Oi, Van!
    Pra ser bem sincera, eu nunca tive muita vontade de ler nada da Gayle até que esse livro foi lançado. É uma resenha mais positiva que a outra.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu li esse livro e não achei o melhor da autora, mas não posso negar que a trama é intensa, e a autora trata sobre o assunto com delicadeza. Muito bom.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa! Tudo bem?
    Nossa esse livro parece ser chocante e a autora já está como uma das minhas preferidas desde Se eu ficar :3
    Beijinhosssss
    Tham
    www.4youbooksmania.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa!
    Me parece um livro bastante intenso. Ainda não li nada dessa autora, mas suas resenhas despertam a curiosidade. Eu particularmente gosto de personagens que não se fazem de coitadas, mesmo estando em situações tão delicadas. Parece ser uma ótima leitura.

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa,

    Essa é a terceira resenha que leio desse livro, que me confirma a qualidade da obra, espero poder ler também;......ótima resenha....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...