A Garota sem Passado - Michael Kardos - Editora Arqueiro:



Sinopse:

Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.

Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.

Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.


Opinião:

Não resisto a um bom suspense e só de olhar para esta capa e com esta sinopse eu já sabia que seria um baita livro! A Garota sem Passado é dividido em três partes e a narrativa é alternada entre o ano de 2006 e 1991 que foi quando todo o mistério começou, o narrador que nos conta a história ora está em terceira pessoa, ora em primeira, dependendo de quem está no comando.


Como mencionado, o ano da tragédia é 1991 quando Ramsey Miller, um homem aparentemente feliz e vivendo um realizado casamento com Allie, cujo fruto foi a filha Meg, resolve dar uma festa e convidar todos seus vizinhos na pacata e pequena cidade de Silver Bay. Após o final do evento ele, sem motivos previamente explicados, mata a esposa e filhinha de apenas 03 anos.

O corpo da esposa foi encontrado em um estado lastimável, porém o da menina não. Todos acreditam que o pai tenha levado o corpo de Meg para o mar, tanto ele quanto o corpo de sua filha sumiram sem deixar rastros. Este crime bárbaro transformou os moradores locais que nunca haviam visto nada parecido, muito menos vindo de um pai e marido que transparecia ser uma pessoa sensata e equilibrada.


Como vocês já devem ter desconfiado ou provavelmente lido na sinopse, Meg conseguiu escapar da morte e hoje, quinze anos depois, ela vive numa cidadezinha desconhecida com os tios que a criaram desde então. No entanto, Meg não tem liberdade, ela não pode ter uma vida normal como suas colegas e outras garotas da mesma idade. É preciso permanecer escondida por receio de que o pai esteja à sua procura e queira terminar o que deixou incompleto na noite da festa. Hoje ela se chama Melaine Denison e, surpreendentemente está grávida de seu professor, apesar de toda vigilância dos tios que assim como ela, também vivem praticamente reclusos dentro de casa para evitar exposição.

 Meg e o professor estão envolvidos há algum tempo e decidem assumir a criança. Porém, ela decide ir atrás do pai antes que ele a encontre e acabe com sua vida finalmente. Sua ideia é a de que seu filho não merece ter a mesma vida de medos, pesadelos e angústias que a mãe sempre teve nem que para isto, ela precise confrontar seu passado.


Mesmo com toda a segurança dos tios, Melaine se envolve com um professor e eles tem um relacionamento escondido há algum tempo, até que algo inesperado acontece... Melaine descobre que está grávida e Phillip mesmo surpreso, gostou da ideia. Então, a jovem decide que não pode mais viver à sombra do seu medo. Seu filho não pode ter a vida que ela teve, escondido e fugindo de qualquer perigo ao seu redor, ela precisa lhe dar uma vida digna e tranquila e para isso seu passado precisa ser confrontado.

Através da universidade, Meg começa a se interessar por internet e descobre que por ali pode chegar às notícias da fatídica noite e do paradeiro de seu pai. É assim que ela chega à Arthur Goodale, um blogueiro com mais de 80 anos de idade, jornalista aposentado e que atualmente está internado em um hospital. Em seu blog, Arthur faz menção ao caso Miller e isto desperta em Meg a vontade de ir em busca de seu passado de uma vez por todas e recuperar sua vida, garantindo que o filho que carrega não viverá com ela viveu até hoje.


Assim acaba descobrindo que o velho blogueiro, talvez única pessoa que, segundo ela, se interessava pelo caso de sua mãe, mesmo depois de tantos anos, estava na UTI de um hospital e resolve, às escondidas, partir em busca de seu passado e começar com uma visita ao velho Arthur. Melanie inicia então sua própria investigação, mas o que lhe espera é ainda mais triste do que jamais poderia ter imaginado...


Ufa! Nossa, que livro minha gente!!! A Garota sem Passado é mistério do início ao fim, a trama é carregada no suspense que só cresce à medida em que avançamos na leitura. Aqui temos um thriller muito bem desenvolvido, a narrativa não é eletrizante, mas tem um ritmo muito bom, onde o foco principal está nas personalidades de nossos protagonistas, com suas buscas, objetivos e histórias de vida. Os segredos vão aparecendo e se encaixando um a um, mas o autor nos prega uma peça ao deixar um grande mistério solto no ar... Confesso que fiquei meio sem reação pois, queria ter encaixado todas as peças do quebra-cabeça, tinha necessidade disto, mas obviamente sua intenção foi mesmo deixar a interpretação à cargo do leitor... Recomendo a leitura!


 http://www.editoraarqueiro.com.br/

19 comentários :

  1. Oi Van
    Uau, vc soube expressar muito bem o contexto do livro, parece ser muito instigante, fiquei curiosa.
    Li uma resenha hj muito negativa, e era vaga, e não contava quase nada do livro.
    Gostei muito da sua resenha e até me deu vontade de ler, curto o gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Sabe que adoro suas resenhas, sempre consegue me deixar mega curiosa. Ainda mais com um livro tão cheio de suspense e tensões, como parece ser o caso desse. Gostei!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa
    Já li várias resenhas sobre esse livro, e todas me deixaram extremamente curiosa sobre os elementos utilizados neste livro. Seus comentários me despertaram novos questionamentos e agora tenho certeza absoluta que preciso ler esse livro o mais rápido possível. Não preciso nem dizer, mas: adorei a sua resenha. Obrigada pela dica...]
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Menina que livro é esse? Fiquei louquinha para ler diante dessa sua resenha, eu sempre vi as fotos deste livros por aí, mas não havia lido uma resenha e isso me agradou bastante. Gostei muito das fotos que tiraste.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  5. Olá, Van.
    A Arqueiro sempre trás bons livros de suspense. Eu eu adoro um suspense por isso já me interessei no livro. Eu não conhecia ainda mas já anotei aqui para ler. Fiquei mega curiosa para saber o que ela descobriu hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Gostei da foto. Um dia aprendo tirar fotos legais. Essa vai ser a primeira resenha que leio sobre esse livro. Eita, esse livro já começa assim, com assassinatos. Pela sinopse parece ser bem intenso. Acompanhando sua resenha percebe-se que é um ótimo livro de suspense, onde você vai descobrindo coisas juntas com a protagonista, adorei e já quero ler. Se fosse só pela capa, que é bonita, mas não me atraiu de imediato quando a editora divulgou. Mas depois de ler sua resenha, fiquei com vontade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Como eu não gosto muito de suspenses, esse é um livro que eu não sei se leria, não aguento essa coisa toda de mistério...kkk'
    Fico feliz que você tenha gostado tanto da história, para quem gosta de um bom suspense parece ser uma ótima dica, né? Mas para mim acho que não dá, não é bem o tipo de livro que eu quero ler no momento *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro mês passado e gostei muito. Achei o ar misterioso sobre como foi a morte, muito envolvente. A trama consegue se manter instigante até o final e eu também fiquei sem ação, me bateu uma raiva tão grande quando eu descobri quem foi o assassino e o motivo Nossa é um livro muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Van!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas estou recebendo comentários positivos sobre a leitura. Deve ser uma trama bem interessante, que vai me prender do começo ao fim. Espero ler em breve.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Fiquei super interessada no livro após ler sua resenha! Achei o título bem curioso, adorei a capa do livro e achei sensacionais as suas ideias para as fotos, parabéns pela criatividade!
    A história me lembrou muito a de "É melhor não saber", já leu? Se ainda não leu, super recomendo!

    Ótima dica!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quando vi sobre esse livro pela primeira vez eu jurei que seria algo meio ficção científica, não sei o porquê, mas pelo visto estou redondamente enganada, né? hahaha
    Ele parece ser bem mais interessante do que eu imaginei, a sua resenha foi muito positiva. :)

    Abraço!
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  12. Tava toda animada com a resnha até que você me diz que o autor deixou um mistério no ar... broxei HAHAHAHAHAHA Fico louca com isso, eu preciso de todas as coisas resolvidas certinhas, é quase um TOC. Ainda assim, me interesso pelo livro e queria muito ler sim.
    Interessante a menina com 15 anos, ficar escondida, ter toda proteção dos tios e ainda assim aparecer grávida do professor! Tios lerdos kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa!

    Okay, eu não sou muito fã de thrillers não, mas acho que esse eu leria! Fiquei curiosa para saber que que deu na cabeça desse cara de matar a esposa e tentar matar a filha (se é que foi ele mesmo né, tem uns livros que tem dessas). Esse negócio de relacionamento com professor ainda é bem polêmico né. Por isso que eu falo que num adianta prender a pessoa. Se prender vai fazer escondido e acontecem essas coisas. kkkkkkkkk

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  14. Solicitei esse livro porque também sou louca por um bom suspense, mas como faz pouco tempo que ele chegou ainda não consegui pegá-lo para ler. Eu adorei a trama e estou ansiosa para iniciar a leitura, quero muito saber o motivo que fez o homem em matar a esposa e tentar matar a filha. Será que tem algo por trás ou ele só é louco mesmo? :O rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Van!

    Eu amo mistério e suspense, e uau, fiquei de queixo caído lendo a resenha de A Garota sem passado, preciso lê-lo! O enredo é bem cativante e esse suspense envolta do pai e seu motivo do assassinato me deixaram curiosa demais, além também de querer saber se a personagem vai conseguir encontra-lo, sinceramente, se fosse eu não me arriscaria, rs. Enfim, A Garota sem passado é um livro eu estou de olho mas ainda não tinha lido uma resenha e agora estou aqui, querendo loucamente esse livro!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  16. Quando eu vi o livro fiquei também bem curiosa para ler, mas quando vi as críticas do blog numa leitura coletiva em um grupo que participo, fiquei desanimada. A Maioria não gostou muito do livro. ahahha
    Eu adorei sua resenha, não sabia do que se tratava o livro e fiquei até mais animada para lê-lo.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  17. Ei, tudo bem?
    Também adoro livros de mistério e suspense. Vi tantos comentários bons sobre esse livro que estou mega curiosa para lê-lo. O suspense parece ser bem interessante e estou curiosa para saber como a protagonista vai conseguir resolver a situação.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  18. Oie, Van! Eu não consigo imaginar um suspense com um final aberto... todos os que já li e tinham essa característica me torturam sempre que lembro deles.
    Eu conhecia o livro, mas antes de sua resenha não tinha pintado um interesse real nele. Mas acabei ficando curiosa.
    bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  19. Oi, o resumo que você fez da narrativa me deixou interessada na leitura, ou melhor, ainda mais interessada do que eu estava antes. Não sou muito fã d thrillers mas alguns me chamam realmente atenção e esse é um, tenho a leve impressão que a personagem irá descobrir diversas mentiras tecidas em torno da morte da mãe, estou curiosissima!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...