(Resenha) Cartas do Passado - Lucy Vargas:



Sinopse:

Recém–formada, desempregada e com a conta zerada, Luiza recebe uma proposta de emprego em um castelo medieval nos confins da Inglaterra. Sem opção, ela parte de Londres com tudo que tem. O castelo vai virar um hotel e ela vai trabalhar justamente no museu arruinado dos Warrington. Tudo a sua volta grita abandono, até os antigos escritos do último dono do castelo chegarem às suas mãos e lhe contarem outra história.

O conde de Havenford foi um homem sofrido e solitário. Assassinado ainda jovem, seu povo foi abandonado e seu castelo destruído. Perdida entre o presente, o passado, a vida do conde e a sua, Luiza vai aprender que a história vai muito além dos livros. Mas antes que o fim seja escrito, ela vai precisar de muita coragem para salvar não apenas a vida do conde e de todos no castelo, mas a sua também.

Tenha coragem, desafie os fatos e vista as roupas da lady mais atípica que já pisou em um castelo. Prove que o amor nasce onde menos se espera e entre de cabeça nessa história. As próximas cartas podem ser para você.


Opinião:

Ainda estou em estado de graça com a leitura de Cartas do Passado, que livro mais lindo, sem exageros, lindo mesmo. Antes de iniciar a leitura eu já imaginava que iria gostar, mas não mencionava o quanto. Este é um daqueles livros que você possui altas expectativas e elas são totalmente alcançadas e ultrapassadas. Vamos conversar um pouco sobre a trama?


Luiza Campbel está com 25 anos e é recém-formada em museologia, foi indicada pelo professor a trabalhar num castelo quase em ruínas. Sua função é organizar os documentos históricos do castelo Havenford e da família real que ali viveu desde o século XV com a finalidade de transformar o local em um museu e hotel, uma difícil missão tendo em vista o estado de abandono em que o lugar se encontra. Luiza não está muito satisfeita com o emprego, apesar de não estar em condições de recusar nenhuma oferta de trabalho devido a sua atual condição financeira, sendo assim, ela faz as malas rumo ao interior da Inglaterra.

Em Havenford ela conhece seus colegas de trabalho, os queridos Marcel e Affonso, Peggy e a insuportável Betty, chefe da equipe. Peggy implica com todos, mas parece ter uma antipatia um pouco maior por Luiza, sem explicações óbvias. Luiza a partir do momento em que se intera do trabalho a ser executado, se tranca na biblioteca onde antigamente era o escritório particular do Conde de Havenford e dá início à sua tarefa de organização e digitalização dos documentos.


Em meio a esta tarefa, ela encontra algumas anotações do Conde que, ao que tudo indica, costumava passar o tempo escrevendo sobre assuntos particulares e sobre o local, era uma espécie de hobby. Num ato impulsivo ela decide responder uma destas anotações e a guarda dentro da gaveta da escrivaninha sem dar-lhe muita importância, foi apenas um ato divertido de brincar com o passado. O que ela não esperava é que no dia seguinte sua carta recebesse uma resposta por parte do Conde já falecido há muito séculos. Claro que a princípio ela desconfiou que algum de seus colegas haviam lhe pregado uma peça, mas o curioso é que a gaveta estava trancada e que mais cartas passaram a aparecer na medida em que ela também respondia às ali deixadas.

Parecia impossível, mas a cada dia que passava mais ela se convencia de que era realmente o Conde quem lhe respondia, por mais louco que isto pudesse ser. Luiza logo se deu conta de que Jordan D. Warrington – O Conde de Havenford – era (ou foi) um homem bom, justo, querido por seus súditos, mas extremamente infeliz. Casou-se sem amor com uma prima e não tiveram filhos, na verdade tiveram, mas as crianças viveram poucos meses, não resistindo a alguma doença ainda desconhecida na época. Acontece que em uma das ausências do marido, a esposa acaba engravidando de um amigo da família que estava passando uns dias no Castelo. Desta relação proibida, nasceu uma menina saudável que, diferente dos demais filhos, parecia estar se desenvolvendo bem. No auge do desespero e por vergonha de seus atos, Tylda comete suicídio, deixando o Conde viúvo precocemente e a filha à mercê da sorte.


Luiza fica comovida com a triste história que se abateu sob aquele lugar e não demora para que ela e Jordan sintam-se à vontade com suas trocas de cartas, daí à aparecer um sentimento foi um pulo, mas como lidar com o simples fato de haverem muitos séculos entre os dois? Coisa pouca a se resolver não é mesmo? Mas lógico que o destino dá seu jeito quando as coisas são para ser.  Algo ainda mais inexplicável ocorre por conta de uma tempestade parecida com uma que ocorreu em meados de 1423 quando um raio atingiu a janela da biblioteca impossibilitando de a mesma ser aberta por muitos séculos. Luiza sabe que esta pode ser a ligação entre passado e presente.

Luiza, ou agora ‘Elene de Montforth’ do século XV, tem a missão de mudar a trajetória de Havenford e reescrever a história não só do lugar, como principalmente a do Conde Jordan D. Warrington que poderá agora ter a oportunidade de ser feliz vivendo um grande amor.  O livro a partir deste ponto dá uma boa sacudida, passado e presente se unem e nada voltará a ser como era antes, nossos protagonistas não serão mais os mesmos.


Luiza a princípio fica confusa sem compreender como foi parar em 1423 e porque sua aparência não é a mesma, apesar de ter grandes semelhanças, o que mais lhe chama a atenção é o cabelo vermelho como o fogo, cabelo este que enfeitiçou o Conde assim que colocou os olhos nela, o que lhe rendeu o carinhoso apelido de Feiticeira.

Eu fiquei completamente apaixonada pela trama tão bem criada pela Lucy. Cartas do Passado é uma obra que mescla romance, viagem no tempo, drama, mistério, lutas e desafios na medida certa, tudo muito bem casadinho, tudo muito bem explorado pela autora que não deixou nenhuma ponta solta e supriu todas as expectativas dos leitores que esperavam uma obra eletrizante e recheada de sentimento.


Este é um daqueles livros que desde as primeiras linhas você já percebe que será uma leitura inesquecível, de excelente qualidade. Dei muita risada ao mesmo tempo em que me debulhei em lágrimas. Preciso deixar registrado aqui que este foi o primeiro livro FAVORITADO do ano de 2016. Simplesmente PERFEITO. Em todos os sentidos da palavra!!!

Saiba novidades em:




Link de compra:




22 comentários :

  1. Oi, Van!
    Nossa, esse livro parece ser lindo. Suas fotos ficaram lindas também.
    Queria alguém me chamando pra trabalhar num castelo em Londres hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luiza, eu também ficaria beeem feliz de ir trabalhar num Castelo, imagina só!!! Beijo

      Excluir
  2. Amei a capa e o enredo desse livro! Adoraria conhecer melhor essa história! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, se puder conheça mesmo, vale muito a pena a leitura!!! Beijoss

      Excluir
  3. Oi Van, já li algumas resenhas deste livro da época em que ele circulava só em e-book. Pelos comentários percebe-se que é uma trama divertida e romântica, sem falar nesta capa muito perfeita né. Como eu não iria querer ler?

    Beijo da Laura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, o livro é tudo isto mesmo, lindo demais! Beijokss

      Excluir
  4. Oieee! Genteee, romance de época com viagem no tempo? Fiquei super afim de ler agora hahaha e olha que nem é meu gênero preferido! Adorei a resenha, me deixou curiosíssima!


    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, garanto que mesmo não sendo seu gênero favorito, vc vai amar esta história!!! Beijoks

      Excluir
  5. OI Van
    Agora até me animei para retomar a leitura. Faz bastante tempo que eu tenho o e-book deste livro, mas ainda não me dediquei para lê-lo. Gostei muito de sua resenha, o enredo parece muito bom, fiquei realmente com vontade de ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa, pegue logo para ler, se eu te conheço bem, já imagino o quanto vais gostar deste livro!!!

      Beijosss

      Excluir
  6. Nossa, que lindo!!! Fiquei super interessada em ler!!!

    Esse livro tem todos os elementos que eu mais gosto em uma história (Londres, castelo, romance, viagem no tempo...), quero ler em breve!

    Parabéns pela resenha!

    Bjs,


    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Tamires, só o fato de ter Londres, castelo, romance e viagem no tempo já nos chama muuuuito a atenção!!!

      Excluir
  7. Que interessante. Não conhecia a história, mas parece ótima pra ler em uma tarde chuvosa. E parece que foge um pouco do grande clichê então fiquei ansiosa pra ler assim que possível :D Amei sua resenha <3

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Déborah, o livro não é clichê e com certeza é perfeito para uma tarde chuvosa. Leia se puder. BJSS

      Excluir
  8. Lendo a sua resenha, já fiquei interessada e me senti transportada para dentro da história.
    Os cenários da Inglaterra antiga, castelos, o romance no ar... já quero ler!
    E o melhor de tudo é esse tesouro nacional que são nossos escritores! Todo o sucesso do mundo para a talentosa Lucy!
    Olhei na Amazon, tá bem baratinho, menos de R$ 7.
    Muito Obrigada pela indicação Van, com certeza vou ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliane, tomara que você consiga ler logo e por favor, depois venha me contar o que achou!! Beijão.

      Excluir
  9. Oi Vanessa, vou te contar que eu já conheço essa história, mas isso foi antes de ela se tornar um livro. Ao que parece segue o mesmo rumo de quando eu li, mas faz tanto tempo que não me lembro de alguns detalhes e na verdade nem cheguei a terminar a leitura pq a Lucy tirou o site do ar com apenas dez capitulos da história. Mas em seu site eu li que depois disso ela revisou essa história e finalmente acabou de escrevê-la, então dá para saber como estou curiosa para ver o rumo que a narrativa tomou né. Fico feliz em saber que gostou da história o que me estimula mais ainda na minha curiosidade. Só tenho um problema com este livro que é a frente da capa, não gostei, mas todo o resto do trabalho parece maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vanessa!
    Vez por outra eu me deparava com a capa desse livro por entre minhas andanças no Facebook, mas nunca me interessava realmente por ela. É bonita, mas por remeter mais ao histórico, não me chamou atenção, sou mais de literatura contemporânea, mas parando para ver sua resenha agora e conhecendo um pouco melhor da obra, realmente parece ser uma leitura muito envolvente e gostosa. Toda essa troca de cartas entre tempos diferentes, também, me lembrou bastante um livro que li há alguns dias, Belleville, do Felipe Colbert, uma vez que os personagens são separados por cinquenta anos, e por gostar tanto dessas temática mais de viagem no tempo, talvez agora, após ler sua resenha, eu dê uma chance ao livro da Lucy, se surgir alguma oportunidade.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a obra, mas ao ler sua resenha já me apaixonei pela história. Adorei principalmente por passar em castelos e tal. Acho incrível essa ambientação. <3 Achei demais isso de voltar em 1423, que baita susto e diferença de época deve ter sido. Estou curiosa para saber como tudo se desenvolve. Amei demais a história!
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa!

    Menina, essa história parece ser bem bacana mesmo, apesar da loucura de envolver presente e passado. Eu mesma com certeza ia achar que estava psicótica se eu escrevesse uma carta e ela fosse respondida por uma pessoa que, tecnicamente, já está morta. Mas dá aquela curiosidade em saber como as coisas vão se desenrolar, se a protagonista vai conseguir mudar a história e tal.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Primeiro me interessei pelo nome do livro, que tem tudo a ver com o que eu amo, CARTAS! Você sabe que escrevo só sobre isso no meu blog,e simplesmente fiquei encantada com a história! Com certeza vou comprar! Amo romances, e se colocam cartas no meio,mais ainda! Adoreiii!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Simplesmente adorei a capa desse livro e super me interessei pela história, pelo que você nos contou.
    Você aproveitou muito bem a capa nessas fotos mega criativas, adorei!
    É uma delícia quando o livro se torna favorito, não é mesmo? Vou procurar para ler.
    Beijo!

    Karla Samira

    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...