(Resenha) Quando a Selva Sussurra - Vários Autores - Editora Lendari:



Sinopse:

Muito antes do homem, há o mistério. Em meio à imensidão das florestas, existe algo que vai além dos rios, igapós e das barrancas de terras caídas. Uma chave que brilha em verde-esmeralda e que guarda a entrada da origem de tudo: da copa intransponível das árvores, que quase não permite que o solo úmido veja a luz do Sol, a todo ser vivente que caminha furtivamente pelos meandros dos segredos. Há quem adentre a selva sem pedir permissão e nunca mais retorne. Há quem desista de encará-la quando os ventos trazem o canto invisível do Uirapuru, os passos do Mapinguari ouvidos de muito longe ou mesmo as vozes sem face que sussurram sem dizer uma palavra. E há quem nada saiba sobre ela.

Quando a selva sussurra é uma coletânea de contos baseados em lendas amazônicas. Revisitadas, relidas e reinterpretadas por autores que, como “mateiros” – os homens nativos da região que conhecem como ninguém todas as sinalizações ocultas da floresta –, vão conduzir o leitor à face do inexplorado, ao alcance do mitológico, às estradas perdidas do Eldorado literário onde todas as verdades se apresentam como lendas ainda hoje contadas pela oralidade dos antigos. Histórias que não se perdem quando passadas adiante. E que vão continuar. Porque o mistério permanecerá depois do homem.

Autores:

Alcides Saggioro Neto
Attaíde Marttins
Rodrigo Ortiz Vinholo
Lunay Costa
Emerson Quaresma
Virgínia Allan
Jan Santos
Patrícia Ferreira
Raphael Alves
Maria Santino
Mário Bentes
Andrés Pascal
Marcos Brito
Rossemberg Freitas
Bruna Galvão


Opinião:

Este, conforme o título já nos sugere, é um livro exclusivamente sobre a Amazônia e todas suas lendas e mistérios que tanto já ouvimos falar e que povoam nosso imaginário. Quando a Selva Sussurra é a primeira publicação da Editora Lendari e já adianto que eles começaram com o pé direito. Eu sou gaúcha e aqui no meu estado temos também muitas lendas famosas que já viraram dezenas de livros, li alguns e gostei de todos, por isto fiquei tão empolgada por este livro.


Eu definitivamente gosto bastante desta premissa (por conta das lendas gaúchas) e sei que estes são assuntos que dão muito pano pra manga pois além de terem seu 'charme', visam resgatar e manter sempre presente a cultura de um determinado povo/local. É muito divertido o fato de liberarmos nossa imaginação e a deixarmos dançar embalada pela leitura de um livro repleto de magia e causos obscuros.


O livro é composto por 22 contos e todos foram escritos por autores locais, conhecedores da história de seu povo, sua cultura. Algumas lendas se repetem em contos diferentes (cada uma conforme a perspectiva de seu autor) e ainda assim dão um belo de um friozinho na barriga do leitor a cada trama lida.


A diagramação desta obra é uma das mais lindas que já vi, eu particularmente adoro livros com ilustrações (é, eu gosto de livros com figuras, rsrs) e aqui, a cada início de capítulo, logo após o título, temos uma imagem do que podemos esperar da leitura daquele determinado assunto, todas elas feitas pelo ilustrador Rafael Rodrigues, rapaz talentoso diga-se de passagem!


Quanto à narrativa, ela se dá ora em primeira pessoa, ora em terceira pessoa, dependendo do conto, autor, perspectiva e personagem principal, não é uma regra. Os contos são curtos, com poucas páginas, o que na minha opinião é um ponto à favor, contos não devem mesmo serem longos, acredito que o fato de serem curtos agiliza a leitura e deixa o leitor com gosto de quero mais.


Este universo é mesmo muito amplo e merece ser eternizado nas páginas de um livro não só para a população local, mas para que todos apreciadores do assunto possam degustá-lo também. Alguns seres aqui citados já eram meus conhecidos, já outros eu nunca tinha ouvido falar, mas agora graças à Quando a Selva Sussurra já não posso mais dizer que não os conheço... Leitores, apostem no livro, percebam também o quão belamente a Lendari trabalhou nesta obra e depois venham me contar se gostaram ou não, se bem que já imagino qual será a opinião de vocês, hehe. Recomendo mesmo a leitura!!!


http://www.lendari.com.br/

16 comentários :

  1. Ooi
    A edição é linda más o conteúdo em si não me atraiu muito, não gosto muito de contos e nem do gênero.
    Mas fico feliz em saber que gostou! :)
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Logo de cara gostei da capa do livro, simples, mas bonita. E sua foto ficou linda também. Moro na Amazônia, e achei interessante a proposta da editora com esse livro, pois muitas pessoas não conhecem algumas lendas da região. E como falaste o bom desses livros é que eterniza a cultura do povo, suas crenças, lendas e tradições.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Essa edição está perfeitas e as fotos que você fez também, adorei!
    Adoro contos que tem sua origem na cultura de uma região e a Amazônia sempre foi repleta deles, é legal quando são registrados em livros e preservados para as gerações futuras. Parabéns pela resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa,

    Não conhecia esse livro, mas já me interessei, na Amazônia o que não falta é mistérios.

    Beijos.

    deslumbreacessorios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada pela diagramação, e muito curiosa em relação aos contos. Eu sempre gostei de lendas locais, e se tratando da Amazônia deve ser ainda mais interessante. Ótima resenha =)

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Que livro é esse gente? Fiquei babando aqui por essa edição linda e maravilhosa, quero ver se compro mesmo, adoro livros de contos com diversos autores, estão sempre ocupando um grande espaço na minha estante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Não conhecia esse livro, mas, estou fascinada com a sua premissa! Adoro essa temática e te digo que aqui em Minas também existem várias lendas, viu? Rsrs... Eu, particularmente, amo esse tipo de leitura e por mais que sabemos que são histórias inventadas pela população acho bem legal as ler, pois, sempre mostram muito sobre a cultura local :)
    Adorei e anotei a dica!
    Beijos e mais beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que livro maravilhoso e essas fotos lindas também, adoreiiiii.
    Nunca li nenhum livro assim de vários autores, mesmo sendo contos, mas parece ser bem legal a premissa da história!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia o livro mas fiquei bastante curiosa. Não conheço nenhuma lenda da Amazônia e quero ler para conhecer mais. Sem falar que, assim como você, também adoro imagens nos livros kkk'
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  10. Olá Van, tudo bem?

    Eu até gosto bastante de contos. Tanto é que sempre que tem algum pra solicitar, dou preferência a eles, por causa da leitura rápida e sem tanto compromisso com enredos e nomes de personagens. Mas não consigo engolir quando ele traz aspectos exclusivamente regionais. Não sei. Acho que leria o primeiro conto e só, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa.
    Eu estou com este livro na meta de leitura e realmente o livro tem desenhos bem legais que consegue chamar atenção.Sua resenha deixou uma vontade de começar a leitura dele e será uma das primeiras leituras de Maio.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Achei sensacional a premissa do livro! Também adoro os contos regionais de minha cidade e de meu estado (e olha que aqui em MG também temos muuuuuuitas lendas) e acho que adoraria a leitura dessa obra. Amei as fotos que você fez e imagino que as ilustrações ajudem o leitor a entrar de cabeça nas histórias que narra.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Odeio esse gostinho de quero mais, mas mesmo assim não consigo ficar sem ler livros de contos! haaha É tão bom! Adorei o tema da obra, com certeza irei ler! Ainda mais por saber que é regional, fiquei mais curiosa ainda!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu adoro contos e não conhecia o livro. Que projeto bacana! E com certeza com ilustrações ficou mais lindo.
    Gostei da premissa desse livro e achei bem legal eles se concentrarem em falar sobre a Amazônia. Não sei sobre lendas de lá, mas fiquei curiosa a respeito disso. Dica anotada.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, nem precisei chegar ao fim de sua resenha para ter certeza que este é um livro que eu adoraria ler, acho que é uma forma de conhecermos melhor a cultura do nosso país. O fato de algumas lendas se repetirem nos contos não deve atrapalhar já que como você disse cada autor dá uma visão dessas lendas. Adorei, e a edição está mesmo caprichada pelo que deu para ver

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Nossa eu tenho muita vontade de ler esse livro, conheço bem as lendas aqui do Rio Grande do Sul e tenho curiosidade em conhecer as lendas de outros lugares e esses contos amazônicos parecem ser ótimos.
    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...