Dica da Grazi: 10 filmes com grandes personagens femininas

Não sei você, mas eu já percebi que em filmes Hollywoodianos existem pelo menos quatro clichês básicos para a criação de personagens femininas (farei outro post sobre isso) e às vezes aparecem aqueles onde elas são melhor construídas e bem exploradas. Esses dão um grande salto no meu conceito - mesmo que a trama seja mais fraquinha - e as figuras ficam mais marcadas. E não digo pelas personagens óbvias (que citarei no final), mas sim por aquelas que a maioria não deu muita bola, especialmente porque estavam em filmes dedicados à história do homem ou porque estão em enredos mais pesados. Não é que elas não tenham tido atenção - a maioria aqui teve - mas não tiveram tanto quanto mereciam. Bora conhecer algumas?

10. Capitão América - Peggy



Cargo militar alto em uma época machista. Coloca o capitão  e os outros em seus lugares várias vezes. Tão fodona e mal utilizada que os criadores caíram em si e criaram uma série só pra ela. Aí sim! E ainda tem aquele plus maravilhoso de ser interpretada por uma atriz fofa - Hayley Atwell. Ow mulher bonita, simpática, aiin *-*

9. Interestelar - Dra. Amelia Brand 




Quase sempre que vejo comentários sobre esse filme é das grandes sacadas do Cooper, da relação dele com a Murphy e tal. Foi só eu que saquei que a Dra. Brand já tinha acertado qual planeta teria vida antes de ir para lá? E pelos motivos corretos, tais que o Cooper só veio se ligar quando caiu no bunker do buraco negro. Gente, que coisa feia. Vamos valorizar a cientista fodona aqui.


8. Bastardos Inglórios - Shoshanna




Por que sempre que alguém comenta sobre esse filme, é sobre o Pitt ou o Waltz? Melanie também mandou muito bem como Shoshanna e esta é uma das melhores personagens femininas. Ela não vingou só a si mesma e sua família, mas todo seu grupo. Aliás, Brigitte von Hammersmark também merecia mais reconhecimento. Bora lembrar delas sempre que falarem do filme, ok?

7. 300 - Artemisia




Já vi filmes sem sentido, mas esse... era a Artemísia quem tava certa, po***! Mulher mais fodona dos tempos antigos hollywoodianos. Não tem pra ninguém. E ainda é interpretada pela Eva - fucking - Green. Foi ela quem salvou o filme! 

6. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Mulher Gato/Selina Kyle




Só pela personagem que é, desafiando um dos heróis mais fodões, ela já deveria ter tido mais atenção. Mas aí ela foi interpretada pela Anne Hathaway na trilogia do Nolan e o pessoal reclamou que ela era muito magrinha para ser catwoman. Gente, na boa, aquela roupa deixa todo mundo sexy! E ninguém - nem a Pffeifer - caiu tão bem como Selina (sim, a catwoman da Pffeifer foi mais sensual, mas considere que se precisa fazer bem a identidade real). Anne mandou muito bem em todas as cenas - vestida ou não -  e merecia mais reconhecimento por isso.

5. Letty - Velozes e Furiosos




Letty é do universo real, com pessoas sem super poderes (ao  menos até fazerem carros voar no 7) e é tão fodona quanto a macharia do filme. Aliás, Gisele também. Então porque o Dom/Vin Diesel é quem fica com a glória toda?


4. Kick Ass - Hit Girl




Tem muita gente que paga pau pra ela? Teeem. Estou entre essas pessoas. Mas considere que a Hit Girl é uma personagem fodíssima com 99,9% de acertos em suas cenas e ela é do mundo dos quadrinhos. E ela é só uma criança! Você veem ela tendo a fãzada que Iron Man tem? Capitão América? Não. Pois é. Tá errado.


3. Histórias Cruzadas - Skeeter e Aibileen




Skeeter queria ser escritora. Decide entrevistar as negras que criam os filhos das brancas. Aibileen é a primeira a aceitar fazer essas ''denúncias'', desagradando a elite. Mas elas não desistem e conseguem ajuda de outras negras que contam suas histórias e vão desmascarando as vidas da alta sociedade. Uma trama lenta, mas muito interessante e cheia de significados. Essas duas merecem sim ficar marcadas como grandes personagens.

2. O Senhor dos Anéis - Éowyn




A trama d'O Senhor dos Anéis é tão densa e multinucleada que até os últimos momentos do terceiro filme, Éowyn não tem muita atenção. Mas cara, ela é uma princesa que não aceita não poder lutar e é tão fodona - ou mais - quanto todos os outros Rohirrim. Ela matou um Senhor Nâzgul, porra. Ela é foooda!

1. Coração de cavaleiro - Jocelyn




De todas dessa lista, Jocelyn é a mais subestimada. Interesse romântico de William, personagem central, ela foi desconsiderada como importante exemplo de feminismo no cinema. Aposto que a maioria das pessoas que viu o filme não notou os diálogos dela extremamente emponderados - coisa muuuito incomum pra época do filme e a ambientação da trama. Jocelyn claramente não aceita ser tratada diferente dos homens, não quer se casar por barganha e sempre se impõe como uma igual. É issaê, mulé! 

''Não faça shiu para mim e poupe ele!''

'' Eu demando poesia. Estou pronta para poesia. Porque devo esperar que o homem esteja pronto?''
Bônus - A incrível história de Adaline - Adaline




Aqui é mais um caso de filme subestimado do que personagem mesmo, mas já que é um filme com protagonista feminina, merecia ser citado. É de um enredo delicado, sem ares de majestade, mas de uma trama envolvente e emocionante. Blake Lively - que não era uma de minhas favoritas por causa da Serena Van Der Woodsen - caiu em minhas graças após a interpretação comedida e crível dessa personagem peculiar. É um filme que não indico para quem gosta de coisas movimentadas. Apesar disso, é realmente uma ''incrível história''.


Personagens óbvias:
Hermione (Saga Harry Potter); Trinity (Saga Matrix); Ripley (Alien); Sarah Connor (Exterminador do Futuro); Beatrix Kiddo (Kill Bill); Eve (V for Vendetta); Tenente Uhura (Star Trek); Princesa Leia (Star Wars); Clarice - O Silêncio dos Inocentes; Qualquer mulher de Kill Bill; Qualquer personagem fictício de Milla Jovovich. Não precisava falar sobre essas porque são muito lembradas e tem muita importância em suas histórias. 

E são essas \o/ O que acharam?




27 comentários :

  1. Grazy, o filme "A Incrível História de Adaline" foi o melhor filme que assisti este ano, quero olhar mais umas 10 vezes até enjoar.
    Histórias Cruzadas também é maravilhoso, mossas mulheres muito bem representadas!!!

    Beijo, Van.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adaline é ótimo mesmo, né? Muito fofo e teve bem pouca cobertura mmidiática. Triste :/

      Excluir
  2. A Incrível História de Adaline é maravilhoso e um dos melhores filmes que já assisti.

    Beijos.
    Larissa | www.feminicesdalari.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Grazi.
    Como sempre o machismo impera até nos filmes. Das que você citou, só assisti 2, Velozes e Furiosos e O Senhor dos Anéis e concordo com as escolhas. A Éowyn é o grande destaque do último filme porque ela não precisou de exercito de fantasmas nem poderes para vencer a luta.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho exagero dizer que a Éowyn é a melhor personagem de toda a saga e olha que tem muuuuita gente. Ela é humana, mulher e realeza, mas mesmo assim quer ser gurreira, defender seu reino e seu rei. Ma ra vi lho sa.

      Excluir
  4. Olá Grazi,

    Adorei as dicas e alguns estão na minha lista para assistir em casa.....kkkkk...haja tempo.

    Beijos.


    deslumbreacessorios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, oi Grazi!
    Ótimas indicações, adorei. Amo A Incrível História de Adaline! É lindo! :D
    Abraços! ;)
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  6. Oie
    O filme Adaline é lindo, adorei o enredo e a forma que foi se desenrolando a história, emocionante. Adorei as dicas.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Grazi!
    Amo Kick-Girl e a Peggy!
    Gente, eu nem lembrava de Coração de Cavalhiro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi, amei essa postagem e adorei lembrar e valorizar as personagens femininas e concordo com todos eles. Não vi todos os filmes, mas conheço-os por alto e confesso que as personagens mereciam mais destaque, e acredito que existam muitas mais que não tiveram destaque que você não citou, que você até pode fazer uma versão parte 2.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô pensando nisso, sabe? Tem várias outras que perderam de ser bem exploradas, mas eram tão interessantes quanto os homens. Na vdd a maioria é até melhor que os protagonistas.

      Excluir
  9. Oi Grazi, sua linda, tudo bem?
    Nossa, fiquei emocionada com o trailer do filme A incrível história de Adeline, amei!!! Muito legal você falar de personagens femininas fortes, que fizeram diferença em enredos por vezes bem masculinos. Sua postagem ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Grazi.

    Gostei bastante da sua postagem. De todas que foram citadas sou fã da Eva Green e da Michelle Rodríguez, elas são feras! Mas tem uma personagem na literatura, que você não citou e sou bastante fã. É a Lisbeth Salander da trilogia Millennium no filme Os Homens que Não Amavam as Mulheres é representada pela Rooney Mara. Outra que também fiquei fã.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Grazi, adorei o post porque assim coloco na minha lista os filmes que ainda não assisti, sem falar que é maravilhoso conhecer personagens femininas fodonas, pois sempre temos muitos destaques para os heróis e na maioria das vezes as personagens femininas heroínas fodonas ou vilãs maravilhosas não ganham tanto destaque.

    Bjo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Grazi, acredita que não assisti nenhum dos filmes, estou me sentindo uma alienada rs... Gostei bastante do A Incrível História de Adaline e acredito que em todos, nós estamos muito bem representadas!
    Adorei a postagem!
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Adorei a tag! A princípio fiquei triste por não ter assistido quase nenhum filme da lista, mas os dois que assisti valeram por todos! "Histórias cruzadas" eu simplesmente amei! Li o livro e me encantei por Skeeter, que coragem dessa menina, não é mesmo? E "A incrível história de Adaline", como você disse, é um filme subestimado, não sei porque. Mas a história é mesmo incrível, não há outra palavra!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que post amorzinho! ♥♥♥ Eu assisti a maioria dos filmes citados, e gosto de todos. Realmente as personagens femininas são muito admiráveis.
    Ah, até Kick ass na lista, sou apaixonada por esse filme e por essa garota! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa que post incrível flor, eu amo a Peggy é uma das minhas favoritas. Já assisti quase todos os filmes dai, pra não falar todos, pois falta apenas um, mas os que mais gostei foram A Incrível História de Adeline e Histórias Cruzadas, são realmente marcantes de forma única.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  16. Não, não reparei mesmo na Jocelyn... e por sua culpa vou ter que assistir ao filme de novo pra reparar... rs... A Éowyn é mesmo mega fodona, essa foi uma ótima palavra para descrevê-la... hehe... Também acho super justa a presença da Letty na lista. As outras personagens não conheço ainda.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Também adoro quando tem personagens femininas bem construídas, dentre sua lista eu gosto da Peggy, Amelia (que papel maravilhoso foi esse da Anna?) e Adaline. O restante dos filmes eu não vi, mas quero assistir.
    Adorei seu post ;)

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa realmente só mulheres fantásticas, nunca tinha parado para pensar nisso. rsrs...gostei muito da Peggy, acho que vão lançar ou já lançaram uma série só para ela. Estou bem curiosa para assistir. Adorei o post.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Vou te confessar que nunca dei atenção pra Peggy, só sei que ela ea interesse amoroso do Capitão, fora isso nem lembrava dela:/
    Não gostei tanto assin da Anne no papel de Mulher Gato mas a personagem em si é ótima.
    Tambpem nunca gostei da atriz de Letty rs (sou muito do contra) mas a personagem é interessante.
    Mas assim, tudo pega no meu gosto pessoal pra atrizes mesmo porque em questão de personagens, são ótimas.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Concordo totalmente com o que você disse. É uma pena que o machismo esteja presente até nos filmes. Não. Pena não. Barbaridade.
    Nunca tinha pensado nisso, em quantas perfonagens incríveis foram escondidas por essas tramas.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
  21. Oie Grazi...
    Excelente dica de filmes!
    Assisti a maioria dos filmes que você citou e adorei as mulheres em questão. Quanto a minha preferência, fica com o Capitão América, Velozes e Furiosos e Senhor dos Anéis.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Eowyn é incrível, ela merecia mais destaque na trilogia, foi um absurdo terem colocado a Arwen(Que é uma personagem de fundo) nos posters dos filmes como se fosse uma protagonista, quando na verdade Eowyn era a personagem feminina da trilogia com mais participação na história.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...