(RESENHA) Tempo Seco - Clara Arreguy:




Sinopse:

O livro “Tempo Seco”, da jornalista Clara Arreguy, é um romance de ficção com flashes do cotidiano, intermediado pelas histórias de taxistas, bons homens, gente que vive em Brasília e espera, sempre, por uma nova vida. Política, traição, violência e amizade, num só lugar.


Opinião:

Tempo Seco é um prato cheio para quem gosta de dramas cotidianos protagonizados por pessoas comuns com suas histórias de vida também comuns e tão similares às de qualquer outra pessoa, ou seja, os personagens deste magnífico livro poderiam ser qualquer um de nós, e é exatamente isto que faz de Tempo Seco uma obra a ser lida e relida a todo momento.


O livro, além de abordar as experiências e trajetórias de dois personagens em especial (Miriam e Nonato), dá também uma boa passeada pela política, desde a luta do nosso ex-presidente Lula à tão sonhada eleição, indo até o desenrolar dos fatos depois de eleito, e toda a problemática tão conhecida nos dias de hoje, é uma verdadeira aula sobre política.


Mas, voltando aos personagens, Miriam é mineira mas vive sozinha em Brasília a alguns anos. Não é casada e nem tem filhos, como conhece pouquíssimas pessoas na Capital, acaba por tornar-se íntima dos taxistas que a carregam para todo o lado e com eles, trava ótimos diálogos que nos auxiliam muito nas tais aulas sobre política que falei no parágrafo anterior, ensinamento puro.


Temos também Nonato, um paraibano que também muda-se para Brasília em busca de melhores condições de vida, principalmente para poder casar-se com Dorinha, seu grande amor da juventude. Dorinha na verdade em nada merece tanto amor e dedicação, só o que lhe interessa em Nonato é perspectiva de vida fácil e confortável devido à sua imensa ambição e o bom emprego deste.


Entre uma corrida e outra, vamos conhecendo em detalhes as conquistas e as desilusões de Miriam e Nonato, além de termos acesso também às experiências de alguns outros personagens que vão surgindo no decorrer da leitura. Tempo Seco é um relato muito bem desenvolvido sobre relações pessoais, familiares e políticas de nossos protagonistas, é um livro bem real, cru e aprofundado do ser humano e toda sua sensibilidade (ou falta dela).



Considero este livro uma obra madura, não que um adolescente ou jovem na casa dos 20 não vá conseguir acompanhar a narrativa, pois a mesma é de fácil compreensão e flui perfeitamente, mas os temas aqui retratados são temas tipicamente maduros, de pessoas vividas e com experiências nem sempre felizes em suas trajetórias. Se você gosta de livros assim (eu adoro), tenho certeza de que vai adorar este e assim como eu, vai terminar a leitura já esperando a oportunidade de lê-lo novamente!!!


Gostou? Quer adquirir o livro?


Email: clara@clara-arreguy.com

Site: http://www.clara-arreguy.com/

Face: https://www.facebook.com/mariaclara.arreguymaia

Insta: https://www.instagram.com/clara_arreguy/

Face Outubro Edições: https://www.facebook.com/outubro.edicoes




21 comentários :

  1. Gostei muito da capa e amei o enredo, adoraria ler esse livro. Sua resenha ficou muito interessante!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Van!
    Eu vi esse lançamento, mas não fiquei tão interessada na história. QUe bom que gostou, e pelo que vi é bem diferente do que imaginava.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  3. Oi, Van!
    Adorei essa da mulher se tornar amiga dos taxistas e todo o pano de fundo da história.
    Me lembrou um pouco a música Faroeste Caboclo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oiii Van, sua linda <3
    Menina eu amei ter tido a oportunidade de ler essa obra, acredito que realmente seja madura mesma a obra, diante de todo o caso político e os casos que as famílias sofriam naquela época, sua resenha está fabulosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Van.

    Eu li algumas informações sobre este livro nas redes sociais e lendo sua resenha, ele conseguiu chamar minha atenção. Principalmente sabendo que é um livro que retrata temas maduros. Adicionei na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Van!
    Não conhecia o livro, mas me pareceu bem interessante, apesar de não ter costume de ler livros nesse estilo.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Bem legal a resenha, me deixou com vontade de ler o livro, que parece ser interessante. Adorei as fotos!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Oi, Van, tudo bem?

    A princípio eu pensei que não me interessaria, mas ao longo da resenha você conseguiu despertar a minha curiosidade. Eu gosto quando os personagens sao "palpáveis", quando são reais, essa foi a primeira coisa que me chamou a atenção. A outra coisa foi a essência, realmente parece uma leitura madura e com um propósito claro.

    Se eu tiver oportunidade com certeza lerei!


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Van, tudo bem?

    A princípio eu pensei que não me interessaria, mas ao longo da resenha você conseguiu despertar a minha curiosidade. Eu gosto quando os personagens sao "palpáveis", quando são reais, essa foi a primeira coisa que me chamou a atenção. A outra coisa foi a essência, realmente parece uma leitura madura e com um propósito claro.

    Se eu tiver oportunidade com certeza lerei!


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li um livro que tratasse de uma realidade tão forte quanto o cenário político brasileiro. Fiquei curiosa quanto aos personagens e quanto ao contexto que ela se encaixa. A resenha me prendeu muito! Quero ler em breve este livro!
    Obrigada pela indicação <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  11. adorei as fotos bem tematicas com folhas etc que vc fez, bem legal a resenha e conhecer esse titulo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Oi Van!

    Num sei o porquê, mas esse livro me lembrou bastante as obras do Érico Veríssimo! Eu também adoro um drama maduro justamente por ser coisas que podem facilmente acontecer com a gente. Não gostei dessa Dorinha viu, gente interesseira num tá com nada. Mas seguimos firmes.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem? Já disse que acho suas fotos lindas? Ai queria saber tirar foto assim. HAHAH. Essa é uma obra que eu gostaria de ler quando precisar ler algo mais realista, por se tratar de drama cotidiano, com situações do dia a dia. Não uma fantasia ou ficção científica. Parece ser uma obra para se ler sempre, ficar na mesa de cabeceira, pois traz informações importantes e até lições. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!!

    Eu não conhecia essa obra! Primeira resenha que leio e já percebi que irei gostar! Na verdade eu não tenho costume de ler nada muito denso ou sério e por isso essa obra sairia da zona de conforto!
    Como já disseram, as fotos ficaram lindas!!! Morri de invejinha aqui hahahaha!

    Parabéns pela postagem, está linda!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Van, não conhecia o livro e achei a capa bem bacana.
    Não é o tipo de livro que mais leio, mas gostei da história, principalmente por parecer histórias bem reais.
    Só não curti muito a parte das aulas de política, mas daria uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. A leitura parece ser incrível, mas infelizmente nem mesmo sua resenha sendo bem desenvolvida me fez querer ler a obra. A temática não faz nem um pouco meu estilo, então estou passando, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Van!
    Interessante a proposta do livro e o cenário no qual os personagens estão imersos, pena que eu realmente não me interesse pelo tema e nem muito o enredo em geral, afinal, mas para quem gosta pode ser uma boa indicação, ainda mais em tempos como este agora em que esse tema está tão presente no nosso dia-a-dia.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  18. OOi
    Primeiramente, as fotos estão lindaaa!
    Confesso que de primeira vista não me interessei, mas ao saber que falava também sobre assuntos como politica e violência já gostei um pouco.
    Não seria uma primeira opção de leitura, mas leria por alem dos assuntos me interessarem bastante, parece fluir muito bem.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Van, sua linda, tudo bem?
    Confesso que por essa capa eu não leria o livro. Mas depois de ler a sua resenha, parece ser um livro que nos fará refletir sobre o que está ao nosso redor, sobre a vida acontecendo em nós. E a experiência de alguém sempre nos acrescenta. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Van, que resenha mais linda! Me deixou extremamente curiosa a respeito do livro.
    Se tem uma coisa que eu amo tanto quanto romances, são dramas (não é a toa que minha autora preferida é a Danielle Steel) e quando eles são bem escritos mexem demais comigo.
    Gostei da história, é um pouco diferente dos dramas que leio (que são muito mais puxados para o romance) e parece ser uma leitura bem intensa. Curti! Se tiver oportunidade, lerei com certeza. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Que fotos lindas, adorei teu olhar fotografico. Referente a obra, me interessei pela historia de Miriam e tambem pelo livro abordar os diferentes dramas cotidianos e por se passar perto da gente e nao em paises distantes e tal. ^^ Leria, com certeza. :)
    Beijos, Min

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...