Lista: Os 11 livros mais polêmicos da história

as

Hello :)  

Hoje eu trago a vocês uma lista ~~polêmica~~ assim como os livros que compõe ela. Ela não foi feita por mim - vou digitar a matéria completa original da Revista Mundo Estranho escrita por Heloísa Noronha. Li um dia desses e achei mó legal. Não recomendável para menores de 16 anos e pessoas impressionáveis xD
Bora lá? Tá em ordem crescente ;)


  1. Sarah - Jeremiah LeRoy (1999)
É um romance supostamente baseado na infância do autor, representado por um garoto de 12 anos, chamado Cherry Vanilla, que deseja virar uma mulher famosa. Com forte carga de prostituição e abuso sexual infantil, a história caiu no gosto até de celebridades. Em 2006, o autor foi desmascarado e revelou-se que a pessoa que se passava por LeRoy era uma modeloo contratada.A real autora era uma ex-operadorade telessexo. A farsa contribui ainda mais para seu sucesso.
Parece interessante, mas eu não leria :p


  1. Deus, um delírio - Richard Dawkins (2006)
O biólogo britânico expõe argumentos para provar a inexistência de Deus, faz apologia ao ateísmo e aponta a religião, de modo geral, como a principal causa dos males modernos: guerras, ignorância, intolerância, etc. Sucesso de vendas, a obra inflamou a discussão entre religiosos e ateus no meio acadêmico e gerou dezenas de artigos e até livros contrários a suas ideias. Dawkins virou ícone do ateísmo.
Acho que qualquer discussão é válida, contanto que não tenha intenção de ferir o credo dos outros. Pra falar mais, só lendo .-.

  1. Os Versos Satânicos - Salman Rushdie (1989)
A obra conta a aventura de dois mulçumanos que sobrevivem a um atentado a bomba em um avião. Depois da queda, um deles desenvolve chifres, cascos e um rabo. O outro cria uma auréola. Recheado de ironias e críticas ao Alcorão e ao islamismo, o livro culminou na busca pela cabeça do autor - líderes religiosos ofereceram U$6 milhões como recompensa pelo seu assassinato. Rushdie teve que se manter no anonimato durante muitos anos.
Tem que ser muito corajoso pra mexer com isso...

  1. Lolita - Vladimir Nabokov (1955)
Rejeitado por várias editoras, que o taxaram de pornografia pura, Lolita é um romance escrito em primeira pessoa que conta a história de Humbert, professor de poesia francesa quarentão que se apaixona por sua enteada de 12 anos e vive com ela uma relação amorosa e erótica. Humbert se define como um pervertido e atribui seus atos a um romance malsucedido da juventude. Inspirou dois filmes, também controversos.
Isso é doentio. E ponto final. Apesar das classificações como ''um dos melhores livros de todos os tempos'' não sei como alguém aceita isso .-. Mas sim, eu leria pra tirar a prova.

  1. Mademe Bovary - Gustave Flaubert (1857)
Avançada para os padrões da época, madame Bovary comete adultérios e se entrega ao consumismo desenfreado (e às dividas que vêm junto) para dar sentido à sua vida carente de aventuras. Acaba tendo um final trágico e meio moralista: ela se suicida ingerindo arsênico. Por fazer críticas ao clero e à burguesia, o romance causou furor na época, sendo levado a julgamento por ofender a moral e à religião. Absolvido, Flaubert declarou: ''Emma Bovary sou eu''.
Taí um que parece valer muito a pena.

  1. A Interpretação dos Sonhos - Sigmund Freud (1900)
Obra em que o pai da psicanálise relaciona os sonhos às projeções do inconsciente. Para o médico austríaco qualquer sonho pode ser explicado, diferentemente do que alguns estudiosos acreditavam. Mal recebido, o livro causou polêmica por contrariar as teorias da época, que diziam que os sonhos não eram inteligíveis. As interpretações sexuais foram um dos motivos de maior escândalo. 
Esse tá há muito tempo na minha readlist.

  1. 120 dias de Sodoma - Marquês de Sade (1785)
Não é a toa que o nome do autor deu origem à palavra ''sadismo'': o livro tem escatologia (uma cena narra um banquete com pratos com fezes), incesto, tortura (inclusive de crianças), orgias e assassinato. Uma leitura mais atenta aponta que a violência foi o recurso do escritor para afrontar as instituições da Igreja, da família e do Estado. Preso diversas vezes e perseguido ao longo da vida pelo comportamento libertino, Sade morreu em um hospício.
Eu chamei Lolita de doentio? Perdão, esse aqui é que é. E não consigo interpretar as doideras do livro como afronta... acho loucura mesmo.

  1. Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos - Giordano Bruno (1584)
Precursor da filosofia moderna, o livro se baseia na teoria do astrônomo e matemático Copérnico, que afirmava que a Terra não era o centro do universo. Para o autor o Universo seria infinito e com um número infinito de mundos, todos em sistemas heliocêntricos (ou seja, que têm um Sol como centro), com seres inteligentes. O autor acabou executado como herege pela Inquisição.
Huum... não, eu não leria. .-.

  1. A Origem das Espécies - Charles Darwin (1859)
Um dos livros mais importantes da história da ciência, apresenta a Teoria da Evolução, cujos preceitos se tornaram a base da biologia moderna. Na obra, Darwin analisa a luta pela sobrevivência e a seleção natural entre as espécies. Mas foram as teorias de que o homem veio do macaco que geraram comoção, principalmente porque contradizem totalmente o livro do Gênesis, na Bíblia, que trata da suposta criação do mundo por Deus.
Qual a dificuldade em associar ciência e religião? D:

  1. Mein Kampf - Adolf Hitler (1926)
A ''cartilha do nazismo'' expressava as ideias antissemitas e racistas do ditador, que escreveu o primeiro dos dois volumes na prisão. Foi meio que uma sementinha da 2º Guerra Mundial e do Holocausto, já que, em suas páginas, Hitler persuadia os alemães a combater os judeus, que, segundo ele, pretendiam dominar o país. O estado da Baviera, na Alemanha, se recusa a reeditar ou permitir republicações.


  1. A Bíblia Sagrada - Vários autores (Sem data)
Fiéis, cientistas, ateus e diversos outros grupos levantam dúvidas sobre autoria, idiomas e datas. Além disso, seu conteúdo sempre gerou incertezas e muitas análises, principalmente as partes sobre o pecado original, o Apocalipse e a Criação Divina. Trechos sobre penas de morte, sacrifícios, violência contra crianças, bebedeiras e sexo sempre são trazidos à tona pro seus detratores. A Bíblia também é muito analisada por seguidores de outros crenças além da católica, o que contribui para que gere polêmicas.

Quem apostou na Bíblia como o primeiro lugar assim que começou a lista levanta a mão o/

E aí, povo. Que acharam? Fora os óbvios, vocês já conheciam os livros? Para a minha intensa surpresa - fora Sarah - eu conhecia todos :o

7 comentários :

  1. Fora os livros óbvios que são ligados á religião e ciência, eu não conhecia os outros. Mas eu gostei do seu post, o tema é muito interessante e nos faz refletir e querer ler os livros. Afinal, todo mundo ama uma polêmica. Hahahaha
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/09/top-15-aberturas-dos-meus-desenhos.html

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Morro de curiosidade e vontade de ler Madame Bovary. Ai, Lolita tbm é outro que tenho curiosidade.


    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho curiosidade de ler Lolita.
    Queria ver como o Nabokov tenta "vender" essa ideia para o leitor. Afinal, o protagonista faz algo completamente condenável, mas será que o autor não consegue tornar isso "palatável" de alguma forma?
    Madame Bovary já ouvi algumas criticas que me desanimaram.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já tentei ler Lolita duas vezes, e não consigo. É uma leitura difícil, mas tenho vontade de ler.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii Van

    Madame Bovary já vi partes de um filme, eu acho... Senti falta de A Dama das Camélias nessa lista, mas acho que comparado aos outros que estão aí realmente não é polêmico.
    Dos livros citados só conferir A Bíblia e sinceramente me surpreende ver em primeiro lugar na lista...

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Esses livros são tão polêmicos, principalmente a bíblia, que prefiro nem opinar hahha ainda não li nenhum desses, mas pela premissa, dá pra perceber que são obras que realmente dividem muito as pessoas!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Van!

    Eu adoro Madame Bovary e ainda quero ler Lolita, agora 120 dias de Sodoma ainda não, ainda, quem sabe um dia eu crio coragem rsrsrsr

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...