(Resenha) 1+1 a Matemática do Amor - Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos - Faro Editorial:


Sinopse:

Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?


Opinião:

Amar alguém nunca é fácil; mas o mundo gosta de definições. O mundo precisa de definições, e ele cobra isso de você o tempo todo. Você precisa se enquadrar em padrões criados pra que as pessoas possam te definir. Mas está aí algo em que sempre penso: quer definição maior que um sentimento puro e verdadeiro?


Não são raras as vezes eu me deparo com livros que me encantam e me deixam ainda mais certa de que ler é a melhor coisa do mundo, mas o mesmo não posso falar de livros que me arrancam suspiros, que me deixam com o coração apertado e com um sentimento de saudade no momento em que viro a última página, isto poucos conseguem, '1+1 A Matemática do Amor' conseguiu isto já nas primeiras páginas. Minha nossa, que livro mais lindo gente!!


Lucas e Bernardo são amigos inseparáveis desde antes de nascer, sim, as mães já eram amigas e vizinhas quando engravidaram de seus filhos. Os meninos nasceram, cresceram e tornaram-se cada vez mais inseparáveis, hoje estão com 16 anos e possuem apenas três meses de diferença. Bernardo é mais extrovertido e sociável, faz amigos com facilidade. Lucas é mais tímido e fechado, não tem tanta facilidade com a comunicação. Os dois diferem um pouco em suas personalidades, e talvez por isto mesmo é que se completem tanto quando estão juntos. Bernardo classifica esta amizade como 'tão natural quanto respirar'.


No entanto, esta cumplicidade é abalada no dia em que Bernardo procura Lucas para contar que irá mudar-se do Brasil para Portugal com os pais em cerca de 1 mês. A notícia deixa Lucas muito abalado e ele sente-se traído pelo amigo por acreditar que Bernardo o está abandonando, acontece que Bernardo também foi pego de surpresa quando os pais lhe deram a notícia e, depois que ele consegue convencer o amigo que também está tão abalado quanto ele, os dois decidem aproveitar ao máximo o tempo que possuem juntos.


Os meninos estão de férias da escola e, com os dias livres programam-se para passar todos os momentos juntos. Lucas organiza um cronograma intitulado "Projeto férias perfeitas para o Bernardo" porém, isto não dá muito certo, os nervos estão à flor da pele por conta da inevitável separação que se aproxima e eles acabam divergindo em várias situações, na verdade é mais do que isto, aquela amizade sincera que sempre existiu parece estar finalmente se mostrando ser bem mais do que aparenta e isto os tem deixado um pouco assustados e temerosos.


Nem Lucas e nem Bernardo negam ou tentam fugir das evidências, mas são ainda muito novos e passam por momentos de dúvidas do que realmente sentem e de como lidar com a nova situação, natural como em qualquer relacionamento, principalmente quando os 'protagonistas' são adolescentes inexperientes. Conforme os dias vão passando, mais o sentimento se torna real e intenso e a oportunidade é única, o futuro com a distância não é completamente seguro...


Ainda estou meio embasbacada com a carga emocional contida nesta trama, foi uma leitura magnífica, uma história linda e emocionante, um assunto muito atual e tratado de forma bastante sensível e natural, como deve mesmo ser. A narrativa é em primeira pessoa e intercalada entre um personagem e outro, o que na minha opinião é ótimo para que o leitor fique completamente inteirado não só dos fatos como também dos sentimentos dos personagens. Termino esta resenha com a convicção de que "1+1 A Matemática do Amor" foi um dos livros mais sensíveis e tocantes que tive a chance de ler nos últimos tempos. Apaixonada por esta trama!!!



 http://faroeditorial.com.br/site/

14 comentários :

  1. O enredo é muito interessante e me deixou completamente encantada por essa história. Adoraria ler.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/09/lancamentos-setembro-editora-novo.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Van!

    Eu fiquei tão encantada com essa resenha cheia de sentimentos que me deu uma baita vontade de ler o livro! Realmente parece ter uma boa carga emocional, mas ao mesmo tempo sem ser pesado. Preciso mesmo ler mais coisas sobre essa temática!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Van, sua linda, tudo bem?
    Nossa, você me emocionou com sua resenha, que história linda, sensível. Acho que vou ferir meu coração, com a dor dos personagens. Essa é uma das minhas próximas leituras, e agora me deu até vontade de passá-la a frente de todas as outras. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não conhecia seu blog e de cara já me apaixonei!
    Ele é muito fofo e organizado! Já estou seguindo e ficarei feliz se depois você for conhecer o meu cantinho também!
    Em relação ao livro, já vi ótimas resenhas acerca dele e a sua conseguiu me emocionar bastante! Os personagens parecem sofrer muito e acredito que irei despedaçar meu coração com a obra. Sem contar que a capa está linda.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que ele não me chamou atenção nem com a sua resenha.
    Acho que não seria um livro legal para mim.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Só sinto amores por Bernado e Lucas, uma relação tão linda e que me deixou simplesmente apaixonado pela leitura que tive. Sabe aqueles livros que você ler e não quer em nenhum momento que acabe, mesmo você querendo saber o final? Pois bem, meio confuso, mas foi isso que senti. É uma história muito linda, e como você disse, bem sensível mesmo.
    Adorei a sua resenha, você conseguiu descrever bem a história, sem dar aquele spoiler, mas apenas aguçando uma curiosidade ao leitor de saber mais sobre a trama. Enfim, acredito que esse livro, foi a melhor leitura que fiz esse ano.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  7. Olá, Van. Na época do lançamento deste livro eu fiquei muito interessada por ele, mas acabei não o solicitando por conta que estava querendo muito um outro livro da editora.
    Sua resenha despertou um interesse enorme em mim, nunca li um livro LGBT, mas irei ler este livro assim que possível. Fico muito feliz que tenha gostado do livro!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Lucas e Bernardo vieram pra emocionar né? <3 Sem falar da capa e da diagramação lindíssimas! Fui ao lançamento do livro e tenho ele aqui lindamente autografados! :) Parabéns pela sua resenha, eu adorei! Tenho certeza que o Vinícius e o Augusto vão adorar também!

    BJs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adorei saber um pouquinho mais sobre esse livro, que já se encontra em minha fila de leitura. Bom saber que a história te arrancou suspiros desde o início. Posso imaginar o quanto essa relação foi complicada quando um dos amigos descobriu que iria se mudar de país. A carga emocional quando tudo fica mais forte, os sentimentos, devem ser muito interessantes de se ler. Se a narrativa é em primeira pessoa e intercalada, eu gosto ainda mais.
    Vou adiantar a leitura dele.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Van!
    Já tinha visto outras resenhas desse livro e agora com a sua só me fez confirmar que eu preciso muito conhecer essa linda histórias de Lucas e Bernardo. *-*
    E fora qu a edição do livro ta linda, ne?
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    já ouvi falar muito a respeito desse livro, e apesar de saber um pouco sobre ele, ainda não li. Gostei muito das suas impressões e não imaginava que a narrativa fosse tão linda, com toda a carga emocional.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Van, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro. Minha colunista leu e amou esse livro, onde eu quero conhecer a escrita dos autores, principalmente do Vinicius. Vou pegar emprestado com ela e espero ler em breve.
    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu aaaamei essa leitura. Me comovi bastante com a escrita dos autores, e achei a história desses dois amigos muito bonita. Esse é o tipo de leitura que todos precisam conhecer, pois é reflexiva e cativante.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que só eu não curto narrativa em primeira pessoa intercalada, este já seria um fator para torcer o nariz sobre o livro, mas 1+1, parece ser um livro interessante e com a temática LGBT, que ainda possuem poucos livros bons. Bem, conhece algumas obras do Vinícius e por conta disso, tenho interesse em 1+1, pelas fotos dá para ver que a Faro caprichou, enfim, vou dar uma chance sim ao livro e espero me emocionar!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...