(Resenha) Um Pôr do Sol - Lucas Eberle - Chiado Editora:




Sinopse:

Alice, divertida, extrovertida, feliz.
Pedro, solitário, desanimado, triste.

Dois adolescentes de diferentes personalidades que são unidos pelo acaso, quando a vida de Pedro está em risco e Alice é a única que pode ajudá-lo.
Num mundo egoísta e individualista, os dois precisarão estar unidos, pois têm apenas um ao outro.


Opinião:

Um Pôr do Sol é um livro nacional publicado pela editora Chiado e que foi cedido para leitura e resenha no blog. A obra é composta por duas narrativas diferentes, a primeira parte é contada por Pedro e a segunda por Alice, os dois protagonistas da trama.


Pedro é órfão e mora a muitos anos em um orfanato coordenado por uma mulher extremamente fria e sem coração que acredita que Pedro seja um estorvo para o lugar. Nosso protagonista é um menino tímido e retraído que não possui amigos, por conta de seu jeito quieto não costuma cativar as pessoas à sua volta, sua única amiga é Mel, o travesseiro que até nome possui. Mas isto muda no dia em que ele sai para a rua com a desculpa de procurar um emprego, mas na verdade se dirigi à uma ponte com a intenção de se jogar lá de cima.
 
A morte se apresenta como única saída para sua vida solitária e desmotivada, mas as coisas não saem exatamente como o planejado, uma inesperada presença muda seus planos. Alice interrompe seu ato e se mostra muito interessada em sua vida, rapidamente torna-se a amiga que ele nunca teve e sempre quis. A empatia entre os dois é recíproca e eles começam a fazer planos juntos, até um emprego Pedro arruma e ao que parece sua vida está finalmente acontecendo... Os encontros de Pedro e Alice ocorrem todos os dias na mesma ponte ao pôr do sol. Aqui termina a primeira parte do livro.

 
A segunda parte nos traz Alice contando sua versão da história a partir de um acidente ocorrido na mesma ponte e envolvendo Pedro que vem a precisar ser internado no hospital onde Alice trabalha como estagiária. Pedro está em coma e sem muitas chances de recuperação, ligado por aparelhos que podem ser desligados a qualquer momento, já que a responsável pelo orfanato onde ele mora não mostrou interesse em arrecadar verba para sua manutenção no hospital.

Alice fica desesperada com as perspectivas de Pedro e passa a lutar pela vida do paciente que misteriosamente entrou em seus pensamentos. A princípio a gente fica um pouco perdido com a mudança súbita de narrativa e rumos da história, mas aos poucos vamos percebendo onde o autor quer nos levar e os fatos começam a se conectar.


Um Pôr do Sol é repleto de sentimentos, um livro bonito com uma trama emocionante e um mistério que foi o ápice da narrativa. Pedro é um personagem cuja carga emocional é intensa e faz com que o leitor se sinta parte da história e torça pela sua superação e final feliz. Alice é aquela amiga que a gente quer por perto sempre, essa menina vale ouro.

https://www.chiadoeditora.com/editora

6 comentários :

  1. Oi Van!

    Já li outras resenhas também positivas do livro. Os personagens parecem ser realmente fortes e intensos!

    Lindas suas fotos, adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    O que tem na nossa estante: Sorteio par de ingressos Bruxa de Blair

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que pela capa eu não compraria.
    Fiquei na dúvida se iria curtir a leitura, vou esperar mais um pouco

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com o coração apertado só de pensar em como deve ser a vida do Pedro. E a Alice então? Ia querer ter ela como amiga.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei interessada, a história parece ser muito boa!
    Beijos <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  4. OI Van
    Fiquei interessada no livro, fiquei curiosa para saber mais dos mistérios, dos pontos de vista, da história, tudo. Fiquei com vontade de ler. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. De cara eu achei esse tom amarelo da capa muito forte, o que remete à felicidade, uma realidade que parece estar bem diferente da história contida nas páginas. Fiquei interessada em acompanhar o processo de Pedro retomando à vida após a chegada de Alice, e o que aconteceu para ele estar em coma.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bons personagens são sempre o que nos cativa em um livro, não é mesmo? E parece ter sido esse o caso. Que bom que você curtiu!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...